Companhias de Seguros

Liberty Seguros - Sinistro invisível

Via Hominis CRL
Via CRL apresentou a reclamação
3 de junho 2019

Em março de 2018 demos conta de um apodrecimento do soalho de um quarto. Aberto um pedaço do mesmo, verificou-se que se devia a uma infiltração oriunda de uma casa de banho contígua, devido a um pequeno descolamento (3/4 mm) do fundo de uma base de duche construída em pedra, eventualmente por causa de um sismo de 4.3 que houve em agosto de 2017(?).
Houve uma reparação expedita (preenchimento da fenda com cola-e-veda) para não inviabilizar a utilização do duche, mas não do soalho até se conseguir perceber a extensão da infiltração nas restantes áreas contiguas.
No final de 2018, ficou bem visível o impacto, tendo-se então procedido à participação ao seguro que temos apenso ao crédito habitação no Santander Totta.
Devido a gestão da carteira de seguros do banco em junho/julho de 2018 ter mudado de companhia, e porque o caso reporta a período anterior, a atual companhia indica a necessidade da participação ser feita à companhia à data dos factos (3/2018) – Liberty – a qual declinou responsabilidade, porque não foi feita uma participação até 8 dias após sinistro.
Dada a natureza da situação, o sinistro teve um caracter “invisível” e por isso não passível de ser identificado o momento e a data precisa da ocorrência, a não ser pelos seus efeitos posteriores, o que naturalmente torna impossível contar os 8 dias. Objetivamente, tal justificação faz desaparecer o facto do sinistro ter acontecido?
Mais audaz é acrescentarem à argumentação que “a situação foi decorrendo ao longo do tempo, pelo que não se trata de uma situação súbita e imprevista, condicionantes necessárias ao acionamento da Apólice”, confundindo o sinistro – descolamento súbito e imprevisto do fundo da base de duche – com os seus efeitos.
Quando algo do género acontece num prédio, o vizinho de baixo, rapidamente dará conta do facto. Dado ser uma moradia térrea e um sinistro de efeito lento, é justo e plausível sustentar a tese que não cumpre os padrões de acionamento e assim enviesar-se o espírito deste tipo de seguros?
Até hoje o duche, 2 quartos e um corredor aguardam (já em grande estado de degradação) o procedimento mínimo exigível – visita pericial – que a Liberty nem sequer quer considerar a possibilidade, facto que não permite há mais de um ano a sã vivência e organização normal nos quartos dos jovens, pelo que julgamos ser do mútuo interesse esta situação ser cuidada de forma digna e de entreajuda que caracteriza os humanos de bem, propósito para o qual as ferramentas como os seguros foram criadas para ajudar.

Data de ocorrência: 3 de junho 2019
Caro Senhor

Recebemos a sua exposição que vamos analisar.
Após análise, a nossa resposta seguirá para o seu e-mail.
Se necessitar de algum esclarecimento e/ou informação adicional, ligue-nos ou escreva-nos, por favor, para os nossos contactos disponíveis na nossa página na internet: www.libertyseguros.pt.

Via CRL
Boa tarde
muito obrigado pela rápida nota.
Aguardo então uma análise mais coerente e justa, esperando que a mesma pelo menos concretize uma análise por perito no local.
cumprimentos
12 de junho 2019
Caro Senhor

Informamos que enviamos resposta à sua exposição para o seu email.

Via CRL
12 de junho 2019
Compreendo a "justificação" do ponto de vista do procedimento administrativo, não aceito pelo facto não serem objetivamente analisados os factos e comprovado (ou não) o dano.
Quando surge uma racha num edifício, sabe-se que é oriundo de um movimento de terras natural, que se vai manifestando progressivamente até estabilizar, que, caso não seja reparada, ficará para sempre. Passados 10, 20 anos, qualquer técnico saberá identificar a causa. Há factos que não é por não serem avaliados no espaço de 8 dias que não se conseguem determinar as causas pelos seus efeitos.
A justificação de estar fora do tempo para se poder estabelecer a causalidade, é uma compreensível conveniência administrativa, mas que está longe de ser aplicável, ou lógica, em todas as circunstâncias.
Tal como no exemplo da racha, daqui a 10 anos qualquer pessoa conseguirá perceber que o problema foi por causa de um foco de humidade, e conseguirá identificar a sua origem pois o problema manifesta-se claramente e em espaço bem delimitado em trono do único ponto água nas proximidades (base de duche).
Por outro lado, assumir que por (hipoteticamente) não ser possível estabelecer a causalidade, o sinistro não existiu, é o típico absurdo intelectual de estar focado no procedimento e não no facto. Se isso ajudar, retirarei a reparação expedita (cola e veda) só para provar que a água volta a surgir.
O problema está cá, é visível e fácil de entender. Venham ver! Pagaremos a deslocação do perito, caso este em consciência não consiga estabelecer a causalidade.
O crédito habitação tem 20 anos, tantos à quanto pagamos o seguro. Não reclamamos o uso do dinheiro da companhia ou de outros segurados, mas claramente do nosso.
Caso não seja a pretensão de visita aceite, a reclamação seguirá de imediato para a ASF
2 de julho 2019
Caro Senhor,

Informamos que enviamos resposta à sua exposição para o seu email.