Liberty Seguros
Liberty Seguros

Segurança na Internet

Milhões de utilizadores de todas as idades usam diariamente a Internet. Apesar de ser um meio versátil e uma fonte inesgotável de recursos, apresenta alguns perigos associados.


Perigos e Prevenção:

A Internet é cada vez, mais utilizada como meio de comunicação. Milhões de utilizadores de todas as idades usam diariamente a Internet, e apesar de ser um meio versátil e uma fonte inesgotável de recursos, apresenta alguns perigos associados. 


Conheça em pormenor os perigos da Internet e as formas de se proteger:

Correio Eletrónico

O e-mail (abreviatura de “electronic mail”, ou correio eletrónico, em português) consiste num meio de enviar mensagens escritas pela Internet e que tem a vantagem de ser recebido quase instantaneamente pelo destinatário, em qualquer parte do mundo, dispensando intermediários, selos e a espera dos correios tradicionais. 

Chats e IM´s

Um chat (abreviatura de “chatroom”, ou “sala de conversação”, em português) é um local online destinado a juntar várias pessoas para conversarem. Este local pode ser de índole generalista, ou pode destinar-se à discussão de um tema em particular (por exemplo, um chat sobre ecologia). 

Um IM (ou “Instant Messaging”, ou “mensagens instantâneas”, em português) é uma forma fácil de manter contacto com alguém sem ter que esperar por um e-mail. Alguns exemplos de IMs são o MSN Messenger, o Google Talk, o Yahoo! Messenger e o Skype, sendo que este último privilegia a utilização da voz como meio de comunicação.

Redes Sociais Virtuais

Uma rede social virtual é um reflexo da necessidade de comunicar aplicado às redes Web. É deste modo que o sujeito se apresenta aos restantes internautas, quer seja através de páginas pessoais ou através de blogues, mostrando-se ao mundo dos mais diversos modos: por fotografias, pela escrita, por vídeos.

Para mais informação sobre Segurança na Internet visite o site Internet Segura

Correio Electrónico: 

Perigos:

Tal como outras funcionalidades no mundo da Internet, também o correio eletrónico pode apresentar os seus perigos. Um dos perigos mais comuns é a propagação de vírus e consequente infeção dos computadores de utilizadores domésticos e empresariais.

Os vírus são propagados de diversas formas, como por exemplo, através de mensagens não solicitadas de correio eletrónico contendo anexos, que são enviados para os mais diversos destinatários. Estes e-mails podem conter endereço de retorno, um envelope provocante ou qualquer outro artifício que encoraja o recetor a abri-lo. 

Uma infeção por vírus pode ter consequências nefastas no seu sistema informático. Estas consequências incluem por exemplo:

  • Revelar informação
  • Instalar uma “backdoor”
  • Atacar outros sistemas
  • Enviar correio eletrónico não solicitado em massa (SPAM) a outros utilizadores

Cuidados a ter: 

Uma utilização informada continua a ser a melhor forma de prevenir a infeção do seu computador. Aqui se apresentam algumas sugestões de prevenção:

  • Corra e mantenha uma aplicação antivírus atualizada
  • Tenha o filtro anti-SPAM ativado nas configurações do servidor de e-mail
  • Mensagens que avisam de perigos (reais?)
  • Não corra programas de origem desconhecida
  • Não envie informação confidencial por e-mail
  • Use uma “firewall” pessoal
  • Tenha filtros de “gateway” de correio eletrónico
  • Desligue opções de execução de JavaScript, ActiveX ou programas Java 

Informação gentilmente cedido por Internet Segura

Esta informação é da exclusiva responsabilidade de Liberty Seguros.