17.5
2 VidaXL 84.2
3 Gato Preto 79.3
Loja Viva17.5
Escolha Viva - Artigos e Utilidades Para O Lar, Lda

Loja Viva - Violação das condições gerais dos valores das vendas em loja e online

Aguarda resposta
Elda Fernandes apresentou a reclamação
27 de fevereiro 2024
Caros/ as Senhores da empresa Viva;

No passado dia 9 de fevereiro do presente ano, desloquei-me à vossa loja no centro da cidade de Braga ( morada: Av. da Liberdade 660 672, 4710-249 Braga) para ver um balde do lixo (Balde do Lixo HOBBY LIFE Branco 11.5L Referência: 701P230588548).

Comecei, por ficar surpreendida, pelo facto de muitos artigos na loja terem o preço rasurado, tinham etiquetas, mas estas estavam rasgadas. Esta rasura no preço era visível em centenas de artigos e não seria certamente ação de clientes, mas uma atitude vossa com algum intuito. Questionei a funcionária que estava na caixa, e esta disse-me que estavam a etiquetar, contudo, reforço, os artigos tinham etiqueta, estava é rasurada no preço. Recorde-se que a lei exige que os artigos estejam com preço, ou caso sejam muitas unidades ( como era o caso) esteja exposto num cartaz, não acontecia e é obrigatório por lei ( DL n.º 162/99, de 13 de Maio).

A outra situação, grave, e que contraria as vossas condições gerais e motiva ( ou reforça) minha queixa é: valor praticado pelo artigo que escolhi: um balde do lixo (Referência: 701P230588548) que no site ( como os anexos comprovam) estava a 9.09€ ( 30% de desconto), mas na caixa da supracitada loja marcou 12,99€. Questionei a funcionária que me disse que era comum haver práticas diferentes de preços no site e na loja, que no site estavam em promoção, mas na loja não estavam. Acontece que no vosso site nas condições gerais têm a seguinte frase, que passo a citar:

“1.3. Os preços e as promoções na lojavivaonline.com são específicos e podem vigorar apenas por períodos limitados, no entanto os preços em vigor na lojavivaonline.com, desde que sejam mais favoráveis para o cliente, prevalecem sempre que se verificarem inconsistências entre a informação que é prestada neste site e o praticado nas nossas lojas físicas.”

Esta informação não me foi transmitida pela funcionária que se limitou a dizer que era assim.

Gostaria de ter um esclarecimento legal sobre a situação descrita e ter o meu direito a adquirir o produto pelo preço do site ( 9,09€) no dito dia ( 9 de fevereiro). Esta confusão, ausência de explicação plausível, e em conformidade com as vossas condições gerais viola as minhas legítimas expectativas em adquirir um produto pelo preço que está na loja online, que vocês dizem que tenho direito se for mais favorável.

Mais, acrescento, que no vosso site não dizem numa forma clara, visível e de fácil acesso que as promoções são apenas em loja, o que mais uma vez leva o consumidor a equívocos, e até a sentir-se enganado perante os seus direitos como consumidor.

Aguardo a vossa resposta e indicação de como posso adquirir o artigo com base nas vossas condições gerais.

Grata pela atenção;

Data de ocorrência: 12 de fevereiro 2024
13 de março 2024
Não foi respondida a reclamação.
13 de março 2024
A loja Viva, optou por alterar as condições gerais do site.

No site, na época da queixa, nas condições gerais têm a seguinte frase, que passo a citar:

Esta informação não me foi transmitida pela funcionária que se limitou a dizer que era assim, nem sequer tinha noção disto.

Atualmente a redação está assim:

"1.3. Os preços e as promoções na lojavivaonline.com são específicos e podem vigorar apenas por períodos limitados de tempo."

Lamentável o péssimo atendimento desta empresa.

13 de março 2024
A loja Viva, optou por alterar as condições gerais do site.

Atualmente a redação está assim:

Lamentável o péssimo atendimento desta empresa.

3 de abril 2024
A loja Viva online, ou tem algum entendimento lacunioso sobre lei, ou tem dificuldade em perceber que vivemos num Estado de direito.

Certamente uma pequena empresa familiar desorganizada e adversa ao entendimento do direito do consumidor.

Infelizmente a minha queixa não é única referente a esta empresa, que tem claramente problemas no atendimento e gestão deste. Reforço o que está em anexos anteriores: ou seja, após a minha queixa, numa atitude silenciosa mudaram as condições gerais, isto diz muito da certeza jurídica sobre as informações que transmitem.
18 de abril 2024
A empresa Viva Online não resolve as queixas, mas muda as condições gerais.

É imperativo estas queixas para possíveis clientes compreendam como esta empresa lida com os direitos do consumidor.
Elda Fernandes
Elda Fernandes está a aguardar resolução da marca