19.8
  • geral@lusitanaturismo.com

Lusitana Turismo - Excursão da desilusão

Pedro Oliveira apresentou a reclamação
13 de abril 2019

Venho por este meio expressar a minha total desilusão pela Excursão realizada pela entidade supracitada de Amiais de Baixo até Trás-os-Montes e vice-versa nos dias 6 e 7 de Abril . Apesar de estar a falar em meu nome e da minha companheira, tenho conhecimento que outras pessoas também ficaram descontentes com a Excursão. Para averbar de uma forma sucinta o que foi a Excursão, posso dizer que andei a passear de Autocarro de uma forma aborrecida mais de 800Kilometros para tomar 3 refeições e paguei 220euros, sem vislumbrar nada decente a não ser árvores e montes, organizar Excursões desta natureza qualquer pessoa o faz, não é preciso uma Agência de Viagens.
No dia 6 fomos até Murça onde nada de relevante se viu, depois seguimos para o Hotel em Mirandela para almoçar, uma manha perdida sem qualquer aproveitamento, depois do almoço fomos para Bragança que na minha opinião seria o ponto alto da viagem já que tinha em mente visitar o Castelo, quando chegamos ao Castelo o mesmo já tinha encerrado, não se compreende que na viagem seguia uma guia da Agência e a mesma não sabia os horários dos monumentos a visitar quando esta Excursão já estava planeada há mais de um mês pelo menos dois meses o que é inadmissível, para além que o Autocarro ficou longe dos locais a visitar o que é aceitável atendendo aos acessos serem difíceis, o que não é aceitável foi não haver um transporte alternativo especialmente para as pessoas de mobilidade reduzida já que nesta excursão seguiam pessoas de idade avançada e desde o Autocarro até ao Castelo é sempre a subir, depois disto regresso ao hotel para jantar, mais uma tarde perdida sem qualquer aproveitamento, nisto tudo um dia perdido. O Hotel onde pernoitei em Mirandela tinha um péssimo isolamento só consegui adormecer por volta da uma da manha pois até um simples descarregar do autoclismo do quarto ao lado ou de cima se ouvia como se estivesse na cabeceira da cama, um horror, no mesmo dia (7) o levantar estava marcado para as sete da manha, em suma pouco se descansou. No dia sete depois de uma noite mal dormida seguimos para Macedo de Cavaleiros onde mais uma vez nada de relevante se visitou depois seguimos para Mirandela supostamente para uma degustação de produtos de charcutaria da região, acontece que a mesma estava marcada para 12h30m, cheguei antes da hora e já não havia nada para degustar, uma situação que entendo ridícula pois na pratica foi só para encher o panfleto de promoção da Excursão, de seguida fomos almoçar, mais uma manha perdida sem qualquer aproveitamento. A seguir ao almoço seguimos para Vila Real onde permanecemos cerca de meia hora nessa altura chovia abundantemente o que inviabilizou a visita à cidade, claro que a Agência não tem culpa do clima, mas meia hora também pouco dava para ver, de seguida regressamos a casa numa longa viagem, não havia musica nem televisão e a guia da Agência pouco falava, parecia que regressávamos de uma Funeral, a ida foi a mesma coisa, resumidamente tudo foi uma desilusão.

Data de ocorrência: 13 de abril 2019
30 de abril 2019
Prezado Pedro Oliveira,
Recebemos a notificação da sua reclamação de 13 de dia Abril de 2019 no dia 18 de Abril 2019, em que manifesta o seu descontentamento em relação às seguintes questões:
1. Quilómetros percorridos nos dois dias de viagem;
2. Valor da viagem paga no valor de 220€;
3. Locais de visitas irrelevantes;
4. Guia da agência
5. Condições do hotel
6. Animação durante a viagem de autocarro
Antes de escrutinar todos os pontos supra indicados. Gostaríamos de referir que dois dias antes da viagem se realizar recebemos uma chamada da sua companheira, onde manifestou a vontade de desistir da viagem sem nenhum motivo válido e pediu devolução do dinheiro pago. Foi-lhe negada a devolução segundo as condições da empresa enviadas e os senhores finalmente foram na viagem.
1. Quilómetros percorridos nos dois dias de viagem.
Todas as viagens tem um programa definido com muita antecedência e os clientes compram a viagem segundo o planeado para o grupo. Nesta viagem em concreto foi cumprido o programa com todos os locais de visita. Quando refere os 800 km realizados na viagem deduzimos que já os tivesse em mente na altura que decidiu ir na viagem, não é correto referir que houve desilusão se este facto é calculável facilmente antes da aceitação da viagem.

2. Valor da viagem paga no valor de 220€.
O valor expresso está correcto, só faltou deixar claro que foi o valor por 2 pessoas, ou seja, cada pessoa pagou 110€ pela viagem que inclui: AUTOCARRO DE TURISMO, GUIA ACOMPANHANTE, 3 REFEIÇÕES COM BEBIDAS INCLUÍDAS, ALOJAMENTO, PEQUENO ALMOÇO e DEGUSTAÇÃO DE PRODUTOS REGIONIAS.

3. Locais de visitas irrelevantes;
Todos os locais de visita estavam mencionados desde o início no programa de viagens ao qual teve acesso. Em nenhum momento se referiu que estava incluída visita a monumentos nas cidades. Aliás no programa de viagem referia que o preço da viagem não incluía entrada nos monumentos. Portanto foi estritamente cumprido o programa como foi vendido, se não achava que seriam locais de visita interessantes porquê que comprou a viagem?

4. Guia da agência
Quanto à guia da agencia esta trata-se de uma guia acompanhante ( verificar novamente no programa de viagem na secção o “preço inclui”) e não uma guia oficial. Explico-lhe a diferença, a guia acompanhante serve única e exclusivamente para acompanhar o grupo e ser a ponte de ligação entre o cliente e a agência de viagens. Já uma guia oficial, é aquela que desenvolve factos históricos dos locais de visita e a única autorizada a dar explicações nos monumentos.

5. Condições do hotel
Foi com enorme estranheza que recebemos a reclamação do Grande Hotel Dom Dinis ***. Podemos assegurar que é a primeira vez que há reclamações deste hotel. Este é dos melhores hotéis da zona, isto assegurado por todos os nossos grupos que por lá passaram.

6. Animação durante a viagem de autocarro
Da longa experiência que temos neste ramo, podemos assegurar que cada grupo tem características diferentes e estas características são definidas pelos elementos do grupo.
Indica ainda que mais elementos do grupo também estão descontentes com a viagem, mas depois da sua reclamação fizemos uma sondagem e todos os clientes vieram satisfeitos.
Resta-nos expressar o nosso pesar, tendo em conta que esta reclamação, aparentemente, reflecte a tentativa falhada de desistência e devolução do valor da viagem. Permita-me a ousadia, mas aconselhamos, enquanto agência, que em próximas viagens o faça a nível particular e não em grupo, temos a certeza que sendo realizada de forma particular todos os seus pedidos serão devidamente cumpridos pelo valor justo.

Muito obrigada pelo seu feedback, qualquer esclarecimento adicional estamos ao seu inteiro dispor.

Atenciosamente, Lusitana Turismo.
30 de abril 2019
Primeiro não é verdade que quando a minha companheiro ligou para desistir da viagem e já tinha falado com a organizadora da excursão em Amiais a dar lhe o conhecimento que devido ao facto do estado de saúde da minha mãe se ter agravado nos dias que antecederam a Excursão se se podia desistir, assim como a minha companheiro ligou para a Agência expôs a mesma situação na qual a mesma não deu seguimento à situação em causa, por sorte a minha mãe melhorou no dia que antecedeu a viagem caso contrario não podíamos realizar a viagem fosse como fosse.

Segundo, quando decidimos fazer a viagem apesar dos constrangimentos tínhamos em mente que a viagem iria ser longa pois conheço relativamente bem o país, contudo não tinhamos problemas em percorrer a distancia que fosse desde que valesse a pena, ora aqui é que é o cerne da questão é que não valeu mesmo a pena.

Terceiro, se os locais de visita são irrelevantes para uma Agência de Viagens, então essa mesma Agência não tem em mente servir bem o cliente, para qualquer outra Agência os locais a visitar são de máxima importância para que o cliente fique satisfeito, mas parece que para a Lusitana Agência não é assim.

Quarto, quando a Guia entrou no Autocarro em Coimbra, se identificou como guia não fazendo alusão ao tipo de guia e como tal ao tipo de serviço que iria prestar, de qualquer maneira não pretendíamos uma guia turística para visitar os monumentos, mas precisamente uma guia para nos acompanhar na viagem de uma forma activa e sabedora daquilo que iria fazer, mas tal não aconteceu.

Quinto, é estranho para uma Agência de Viagens não ter conhecimento das condições do Hotel, quando mesmo segundo constatei depois da viagem o feedBack de pessoas que já estiveram neste Hotel que apesar de bem localizado, tinha imensos problemas, não acredito que qualquer Agência digna desse nome não tenha sequer a curiosidade de apurar em que condições ficam hospedadas os seus clientes, se não tem então não está interessada no conforto e bem estar dos seus clientes. Mas aqui deixo as reviews das pessoas que lá ficaram hospedadas

Sexto, vivemos numa sociedade onde toda a gente é diferente uns dos outros, é perfeitamente normal, contudo apesar de vivermos em sociedade toda e qualquer pessoa tem o direito à sua privacidade, no Autocarro não se conseguia ter uma conversa mais particular pois todos ouviam, pelo menos um pouco de musica para que ninguém ouvisse as conversas uns dos outros, pois não tinha interesse em saber a vida de ninguém e ninguém tinha que saber a minha, ainda para mais numa viagem longa, não faz sentido. Quando dizem que fizeram uma sondagem a todos que seguiram na viagem, o mais certo foi ter sido a pessoas não seguiram nesta viagem.

Vou seguir a vossa sugestão mais vale só que mal "acompanhado", gastamos o dinheiro como e onde quisermos e não estamos confinados a publicidade duvidosa e quiça enganosa.

Atentamente
Pedro Oliveira avaliou a marca