LUZBOA - Comercialização de Energia, Lda

Luzboa - Faturação indevida

Adriana Faria Pinto
Adriana Pinto apresentou a reclamação
14 de julho 2022
Celebrei com a LUZBOA - COMERCIALIZAÇÃO DE ENERGIA, um contrato de fornecimento de energia elétrica para a minha loja, no ano de 2018. Uma vez que o preço da eletricidade nesta companhia subiu muito, fizemos cotação com outras empresas e resolvemos mudar de companhia. E para nossa surpresa, recebemos ontem da parte da Luzboa, 43 Notas de Crédito (NCs) e 3 faturas, sem nenhuma explicação adicional, apenas os documentos.
Ao contactar a empresa, durante o dia de ontem, a funcionária, me informou que a razão para isso, foi que cancelaram toda a faturação desde o início do contrato, em 2018, daí ter gerado todas as NCs e faturado novamente com o valor total, pois segundo a mesma o início do contrato estava registado com 1 registador e o contador tem 3.
Primeiramente, o valor que a empresa alega que temos em dívida, não está correto com a documentação que a própria empresa enviou, questionei isto a referida funcionária que depois de muito calcular, não conseguiu me explicar a razão e comprometeu-se a me enviar um documento com os valores em causa, o que até o momento não aconteceu, e como não tenho mais acesso à área de cliente, não consigo consultar. E em segundo lugar, se houve um erro, não foi da nossa parte, a empresa teve tempo de sobra para detetá-lo, os 3 registos sempre vem listados na fatura que a própria empresa emite, eu mesma, a informar contagem fui instruída e me ensinaram a fazer a contagem dos 3 registos, por isso não entendo essa alegação de não saberem dos 3 registos, uma vez que os 3 registos constam nas faturas que eles mesmos emitem. E se houve algum erro, não foi da nossa parte, que sempre tivemos as contas em dia, não é correto que tenhamos que ser penalizados.
E ainda, a legislação vigente diz que: As regras da prestação de serviços públicos essenciais estão consagradas na Lei n.º 23/96, de 26 de julho. O Artigo 10.º, no ponto 1, refere que “o direito ao recebimento do preço do serviço prestado prescreve no prazo de 6 meses após a sua prestação”. Por outras palavras, o cliente não tem de pagar serviços públicos essenciais que lhe foram fornecidos há mais de 6 meses. Estão a cobrar valores desde 2018, isto pela legislação não é correto.
E ainda no dia de hoje, recebi 2 e-mails da parte da Luzboa, cobrando faturas em atraso que me enviaram ontem, já enviaram a fatura vencida? Como isso é possível?
A empresa deve efetuar a correção de acordo com a legislação em vigor, pois não vou efetuar pagamentos que são indevidos, primeiro porquê era obrigação da empresa detetar que o contador estava mal, o contrato foi feito desde o início todo pela empresa, e nunca tivemos outro prestador de serviço, o contador que foi instalado foi pedido através da Luzboa, e não tem como a empresa dizer que não sabia dos 3 registos, pois os mesmos são indicados na fatura que eles próprios emitem. E depois, estão me cobrando valores que já prescreveram de acordo com a lei vigente.
Data de ocorrência: 14 de julho 2022
Adriana Faria Pinto
Adriana Pinto avaliou a marca
1 de setembro 2022

Até hoje não entendi o que se passou e pouca vontade de esclarecer por parte da marca.