Mar Shopping Matosinhos
Mar Shopping Matosinhos
50.1
IKEA Centres Portugal S.A.

Mar Shopping Matosinhos - Acidente na diversão bosque encantado

Rosário Lamoso
Rosário Lamoso apresentou a reclamação
18 de dezembro 2023
No dia 30 de Novembro fui ao Mar Shopping com os meus filhos fazer compras, como tantas outras vezes. Ao chegarmos viram o Bosque Encantado e logo quiseram ir conhecer. Preenchemos os dados, tiraram fotos e a minha filha pela 1ª vez quis andar de comboio. Quando chegou a sua vez, escolheu o lugar da locomotiva e estava feliz. Porém quando o comboio estava a perfazer a 1a volta, levantou-se e saiu. Imediatamente gritei para parar, mas infelizmente o comboio só parou depois de passar por cima da perna da minha filha de 3 anos! No momento apenas me preocupei com ela, como é evidente, mas agora com esta distância consigo refletir sobre outros fatores que mais à frente os enunciarei. Como é óbvio a menina chorava muito pois tinha as marcas dos carris nas pernas, eu estava a tentar acalmá-la ao mesmo tempo que tentava perceber o quanto estaria ferida. O rapaz responsável pelo comboio congelou, nada me disse, nada fez, foi uma das meninas que tinha tirado a foto que veio ter comigo (já nós estávamos a sair do espaço e a dirigir para o wc mais perto, neste caso o do ikea). A menina disse que já tinha pedido ajuda e que nos dirigíssemos com ela para o balcão de informações pois alguém viria falar comigo. Respondi ok, mas que primeiro queria ir ao wc despir a minha filha e ver em concreto as mazelas e assim foi. Quando cheguei ao balcão estavam 2 seguranças com gelo. Imediatamente coloquei o gelo na perninha, ao que ela continuava a chorar com dores. A sra segurança fez algumas questões, pediu o contato e perguntou se poderia ajudar em mais alguma coisa. Respondi-lhe que naquele momento não, que iria levá-la à farmácia do shopping para ser analisada. Felizmente a minha filha tinha calças de ganga e umas boas botas (botas essas que estão marcadas) que a protegeram um pouco, porque se estivesse de vestido provavelmente ter-lhe-ia rasgado a perna. Agora com esta distância faço os seguintes reparos:
- quando a segurança me pediu o contato, pensei que alguém do shopping me iria ligar nos dias seguintes a saber como estava a minha filha após ter tido um acidente numa animação recreativa do shopping. Apenas me ligaram após terem rececionado o meu email, 2 semanas após o acidente, dizendo que o motivo pelo qual não tinham realizado o follow up foi porque apenas tinham o registo de uma queda e que agradeciam imenso a minha exposição…
- já vi muitas diversões para crianças e todas elas têm vários métodos de segurança, pois as crianças são imprevisíveis; umas têm cintos de segurança, outras têm portas; o comboio do Mar shopping não tem absolutamente nada a proteger e a prevenir que uma criança se levante e saia. Tal e qual a minha filha fez, que ainda por cima escolheu a locomotiva, onde a saída está ainda mais facultada e para ambos os lados!! Ao ver as imagens toda a gente percebe, que bastava uma corrente para atrasar a sua saída e para ser possível prevenir o acidente. Porém quando me ligaram do Mar Shoping referiram que o equipamento está certificado e que não é possível em tempo útil fazer as correções necessárias.
Numa quadra de felicidade, onde as crianças são o foco das atenções, acho que a situação merecia ter sido lidada com outro cuidado. Sim, a minha filha de 3 anos levantou-se e saiu do comboio, mas se existisse um cinto, uma porta, ou simplesmente uma corrente ela não teria conseguido sair com aquela facilidade e ter tropeçado de modo a passarem as carruagens em cima da perna dela, até alguém ter desligado aquele maldito comboio.
Tudo é bonito quando corre bem, porém nem sempre tudo corre bem e ocorrer um acidente destes, tão traumatizante; ficarem com o meu contato e apenas me ligarem 1 semana após eu ter enviado email a reclamar, é simplesmente lamentável.
Após conversar com o Sr Tiago Alves no dia 14 de Dezembro, que me ouviu atentamente a explicar as minhas preocupações, não só com o acidente da minha filha mas principalmente para prevenir outros, pensei que tinha sido ouvida e que iriam ter em conta o que disse. Fiquei descansada mas como mãe e educadora de infância quis ver se era realmente como havia sido relatado.
No dia seguinte fui ao shopping confirmar e vi tudo exatamente igual, inclusive uma menina pequenina como a minha na máquina do comboio, o sitio perigoso.
Tudo é belo quando corre bem, volto a referir.
Questionei os funcionários quais eram as diretrizes para usar aquela diversão, ao que responderam dos 3 aos 12anos. Voltei a questionar e na máquina do comboio? Podem ir quaisquer crianças? Sim - foi a resposta que obtive. Lamento que valha tudo e que a minha reclamação seja um incómodo, pelo menos para mim é, pois o shopping diz que está tudo certificado e que até é impossível o comboio ter passado pela perna da minha filha... então como se explicam as marcas nas pernas? (Anexo fotos após acidente e agora)
Já agora anexo também uma foto de como era fácil prevenir esta situação. Ao que parece a empresa dona do comboio disse que não tinha tempo útil para fazer as correções, no entanto quando lá fui verificar as condições, confirmei o que pensava: super fácil, basta ir ao leroy merlin e colocar uma corrente de ambos os lados prendendo-a nas barras do comboio com mosquetões (pois a máquina permite saída inclusive para o interior da pista, nem quero imaginar o que aconteceria se a minha filha tivesse saído para o outro lado).
Para mim a segurança das crianças é muito importante e lamento profundamente ter deixado a minha filha andar naquele maldito comboio mas como sempre teve medo daquele tipo de diversão e naquele dia pediu, eu cedi.
Eu não pedi nenhuma indemnização por danos físicos ou emocionais à minha filha, eu pedi que tomassem medidas que prevenissem que algo semelhante pudesse voltar a acontecer e foi o deixar andar que me fez reclamar junto das entidades competentes, que sei que tomaram as medidas necessárias para verificar a segurança daquela diversão.
Data de ocorrência: 30 de novembro 2023