Matrizauto Marca Recomendada
MATRIZAUTO - Comércio de Automóveis SA
  • A Matrizauto é a maior megastore automóvel de Portugal.
    Com mais de 2.000 viaturas em stock, entre seminovos e usados certificados e 0km, a Matrizauto tem 7 lojas em Portugal: Porto, Braga, Sintra, Aveiro, Viseu, Leiria e Loures.

• R. Santa Luzia 1022,
    4250-415 Porto
  • geral@matrizauto.pt

Matrizauto - Falta de resposta e reembolso

Em tratamento
David Quaresma apresentou a reclamação
4 de março 2024
No seguimento de uma reclamação relativa a um valor acrescido na minha prestação do carro que adquiri com a Matrizauto em Dezembro de 2023, venho por este meio demonstrar o meu mais profundo descontentamento pela falta de profissionalismo e de ética com o serviço de venda e pós venda. No dia do contrato pedi se seria possível a troca da data do pagamento da prestação, no qual o próprio vendedor encaminhou um email comigo presente para a credora antes do contrato ter sido celebrado. A única resposta que alguma vez adquiri sobre este pedido foi que estava tudo ok e que a data tinha sido trocada sem qualquer tipo de problema. Em janeiro deste ano recebo uma mensagem a avisar que a primeira prestação do meu carro teria um valor de 140€ acrescido e, por esse mesmo motivo, entrei logo em contacto com o vendedor para esclarecer a questão das prestações, sendo que nessa mesma conversa o mesmo me assegurou que a minha primeira prestação seria a de fevereiro no valor normal acordado e sem esse valor acrescido, uma vez que a campanha que a Matrizauto apresentou em dezembro (quando celebrei o contrato do carro) chamada de “o sapatinho “ iria ficar “por nossa conta”, palavras do vendedor. Acontece que quando chegou uns dias antes da credora descontar o valor da minha conta, recebi via SMS que seria a primeira prestação a ser descontada juntamente com o valor acrescido. A Matrizauto diz que a primeira prestação foi abatida no valor do carro, porém não está explícito em qualquer tipo de folha de contratos e muito menos o valor do carro decaiu. Com isto, o contrato não me foi explicado como deveria ser, o vendedor na última conversa que tive com ele sobre o assunto demonstrou uma tremenda falta de profissionalismo, desligando a chamada com palavrões que não posso citar e que mais tarde veio a dizer que “não era para si, era para mim próprio “, grande parte das vezes que tentava entrar em contacto com o vendedor ao longo e após a venda, era sem sucesso de resposta até que eu persistisse e falei com um suposto chefe da loja de Leiria (onde comprei o carro) que me admitiu mais que uma vez ao telefone que “houve uma falha de comunicação da parte do vendedor”, contudo, nunca querendo assumir a culpa e fazendo com que essa “falha de comunicação por parte do vendedor” me esteja a ser descontado a mim que sou cliente sem culpa. Dito isto, informo também que nunca ninguém me avisou deste valor acrescido, porque se o tivessem feito eu teria recusado. Por fim, escrevi dois emails a relatar esta situação duas vezes para supostos responsáveis de loja (sendo um deles o que falei ao telefone), mas sempre sem qualquer tipo de resposta por parte desses mesmo responsáveis. Foi um péssimo serviço prestado, entram em ilegalidade a partir do momento que não explicam o que tem de ser explicado relativamente a contratos e o mais chocante é o chefe responsável de Leiria me admitir via telefone que de facto estou a pagar por uma falta de comunicação por parte do vendedor, mas mesmo assim dizer que a Matrizauto não tem de se responsabilizar pela situação, mas sim a credora em questão, tendo sido isto antes de celebrar contrato, por isso faz parte do serviço do vendedor.
Data de ocorrência: 26 de fevereiro 2024
6 de março 2024
Bom dia Sr. David Quaresma,

Informamos que a sua exposição está a ser analisada e está a ser dado o devido seguimento. Será contactado em breve com uma solução.

6 de março 2024
Aguardo resposta, mais uma vez.
14 de março 2024
Gostava de deixar claro que após uma semana da minha reclamação e de uma suposta análise que está a decorrer por parte da Matrizauto, ainda não obtive qualquer tipo de esclarecimento ou solução. Afirmo também que na terça-feira, dia 12, recebi uma chamada por parte de alguém que disse pertencer à Matrizauto e disse estar a tratar da minha reclamação, contudo a chamada durou 46segundos porque eu pedi, mais uma vez, que todos os contactos fossem feitos via email escrito para que nunca houvesse margem de dúvidas. Assim sendo, acabo este comentário dizendo que o funcionário me disse para eu não me preocupar porque me iria enviar email com tudo o que tencionava me dizer ao telefone e até à data continuo sem qualquer tipo de email ou resposta. Novamente um excelente serviço.
21 de março 2024
Boa tarde Sr. David Quaresma,

Temos a informar que foi enviada via email a resposta para a situação exposta.

21 de março 2024
Tenciono reabrir esta reclamação porque o problema não foi resolvido, aliás, a resposta que a marca me deu foi simplesmente sem cabimento porque limitaram-se a dizer suposições, tais como “ o responsável pela realização do financiamento, informa todos os clientes da data de débito, e dos valores. Inclusive, informa que a primeira mensalidade será de valor superior às seguintes.”
Assim, irei agora responder ao email, porque não me tinha sido possível ainda responder e informo ainda que tais afirmações, como me foram ditas e mencionei a cima, são de total falta de realidade quando no início de toda a situação o vendedor e o chefe admitiram que não sabiam que este valor seria acrescido, ou seja, como é que me dão uma resposta de que tudo me é explicado quando os envolvidos me disseram que não sabiam de tal acréscimo e, assim sendo, não me foi explicado reforçando o meu ponto da falta de informação?
9 de abril 2024
Bom dia Sr. David Quaresma,

Lamentamos que tenham sido prestadas informações diferentes, contudo, precisamente para evitar confusões, a entidade financeira toma a liberdade de prestar as devidas explicações em relação ao contrato assinado.
Estamos ao dispor para qualquer informação adicional.

10 de abril 2024
Portanto, como já era de se entender a empresa Matrizauto, que foi a responsável por este erro e que me está a custar estes 140€ a menos na conta, não se responsabiliza e, como tal, ainda me dá uma resposta de que é a financeira quem me tinha de dar os esclarecimentos em relação ao contrato assinado. Não esquecer que eu poderia concordar com vocês se, e meramente se, não tivesse sido com um funcionário vosso com quem eu assinei o contrato e se não tivesse sido o vosso próprio funcionário quem trocou emails diretamente com a financeira para esta troca de data antes do contrato estar celebrado, ou seja, como a financeira me explicou, e faz sentido, estas informações têm de ser prestadas por parte do vendedor com quem assinei o contrato porque foi um pedido feito com antecedência e se tivesse sido feito após o contrato estar celebrado era então sim a financeira quem tinha de me ter contactado e passado estas informações. Assim, como é do vosso conhecimento e ética profissional, todos os vossos colaboradores do setor de vendas, os quais estão formados para a realização de contratos, têm de ter pleno conhecimento do clausulado dos contratos com os quais têm protocolo de crédito, a fim de os mesmos serem explicados de forma clara e inequívoca aos consumidores, coisa que não aconteceu e, como tal, não entendo como me dizem que o vosso procedimento é evitar estas explicações para “evitar confusões “. O mais grave, na minha opinião, e perante todo este processo, é vocês estarem a deixar o cliente em quebra e falta por um erro vosso.
David Quaresma
David Quaresma está a aguardar resolução da marca