MB WAY Marca Recomendada Marca do Mês

• Rua Soeiro Pereira Gomes, Lote 1
  • webmaster@sibs.pt

MB WAY - Burla através da criação de uma conta na MBWay

Elsa apresentou a reclamação
3 de janeiro 2019 (editada a 28 de setembro 2020)

Ontem por burrice minha fui burlada através da criação de uma conta na MBWay. Agindo de boa fé fui burlada em 500€. A Venda no Olx correu mal e uma vez mais o site não quer saber. Tenho o nº de telemóvel e a referencia.
Peço ajuda na resolução deste problema.

Data de ocorrência: 3 de janeiro 2019
3 de janeiro 2019
Cara Elsa Silva,

Lamentamos a situação ocorrida e agradecemos o contacto realizado. Informamos que entraremos em contacto consigo de forma a efetuar o esclarecimento necessário.

Os nossos melhores cumprimentos,
28 de janeiro 2020
Infelizmente e até agora não obtive resposta. O meu banco fez tudo que foi possível mas disse também que a SIBS e a MBWAY é que tem que fazer alguma coisa. Infelizmente nenhuma das entidades quer saber.
A queixa está na Judiciaria, e está a seguir o trâmites normais.
Mas também posso dizer que, é lamentável a postura das entidades, que pura e simplesmente estarem perante este flagelo, não tomarem mais medidas de segurança.
28 de janeiro 2020
Boa tarde Elsa Silva,

Relativamente ao que é exposto, gostaríamos de esclarecer que existe informação clara no ecrã dos Caixas Automáticos MULTIBANCO, aquando da adesão ao MB WAY, no momento da associação do número de telefone, que nunca deve ser associado um número que não o do próprio a este serviço (descrito no ecrã).

"Nunca adicione um número que não possui ou desconhece"

Por outro lado, para aderir ao MB WAY no MULTIBANCO, o utilizador terá sempre de introduzir um cartão no ATM e digitar o seu código pessoal e intransmissível, o que constitui uma autenticação segura. Pelo que não é possível a associação de qualquer número de telemóvel a um qualquer cartão bancário. Esta operação só é possível quando realizada pelo próprio utilizador e portador do cartão. Lembramos que a utilização do ATM deve ser cuidadosa, seguindo as instruções, nunca de forma orientada por um contacto desconhecido.

Reforçamos que qualquer esclarecimento adicional terá que ser prestado pela instituição bancária onde tem a sua conta aberta bem como pelas autoridades policiais, face à alegada burla.

Adicionalmente informamos que ao efetuar a adesão ao serviço MB WAY com dados de um terceiro, esta a comprometer toda a sua conta bancária, visto que o aplicação MB WAY permite efetuar as operações de forma instantânea.

Em conjunto com o seu banco, a SIBS irá disponibilizar toda a ajuda afim de chegar ao devido burlão.

Ainda assim, a SIBS permanece disponível para responder a todas as questões que sejam solicitadas pelo banco ou pelas autoridades.

Meus Caros,

Agora tem essa indicação, a um ano atrás não...
Já havia imensos casos de burlas destas e não passavam a informação de procedimento aos utilizadores.
Agora sim, mas é recente.
O que eu acho incrivel, é a SIBS ter acesso aos NIBS para onde as quantias são transferidas e não fazer nada. Eu tenho o NIB para onde o meu dinheiro foi transferido. Esse NIB continua activo, sabe-se que é para burlas e vocês não fazem nada.
29 de janeiro 2020
Para vocês está resolvida para quem foi burlado não...
Parem de alterar a situação para resolvido quando não está.
Boa tarde Elsa Silva,

Reiteramos a informação anteriormente enviada e permanecemos inteiramente disponíveis para responder a todas as questões que sejam solicitadas pelo banco ou pelas autoridades.

30 de janeiro 2020
Basicamente e como milhares de burlados, a resposta da vossa parte é nenhuma...
Muito obrigada pela vossa "disponibilidade" e "interesse"

28 de abril 2020
Estimado cliente,

Antes de mais, agradecemos a vossa comunicação.

Com os nossos cumprimentos,
Equipa de apoio ao cliente
8 de julho 2020
Boa tarde "MBWay"!
A queixa está resolvida para quem???? Para vocês??? Para mim ainda não!!!!
Vocês tem uma lata!!!
10 de julho 2020
Continua resolvida para vocês... para mim não!!!!!
16 de julho 2020
Continua por resolver!
24 de julho 2020
Resolvida para quem? Para mim não...
26 de agosto 2020
Para mim não está resolvia
Boa Tarde,

Até hoje a MB Way não se dignou a dar qualquer justificação e esclarecimento do meu caso
24 de setembro 2020
O melhor que conseguiram foi isto???? Ao fim de quase 3 anos??? Parabéns MBWAY !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Boa tarde Elsa,

Lamentamos a situação que se vê envolvida.

No entanto, reforçamos que qualquer esclarecimento sobre o processo de investigação terá que ser prestado pela instituição bancária onde tem a sua conta aberta bem como pelas autoridades policiais, face à alegada burla.

Ainda assim, a SIBS permanece disponível para responder a todas as questões que sejam solicitadas pelas entidades oficiais.

29 de novembro 2021

Uma vez que não obtivemos feedback sobre este pedido. Consideramos que a sua questão ficou ultrapassada após o nosso esclarecimento.

Caso seja necessário, estamos disponiveis para qualquer esclarecimento adicional.

Elsa avaliou a marca
28 de setembro 2020

A falta de interesse da MBway é lamentável

se o site não quer saber, muito menos a mb way, que não tem nada aver com isso

Um ano após a reclamação, ainda não tem solução ? O banco e a Sibs mostram um interesse pelos clientes...

Infelizmente, tenho um familiar na mesma situação. Foi burlado tal e qual como milhares através dessa aplicação. Foi realizada uma transferência num valor avultado e 2 levantamentos, existe um NIB e um nome da burlona, passado 10m do ato criminoso ter efetuado o Banco foi avisado da burla: pediu cancelamento de cartões e da transferência e depois queixa policial, porque são requisitos solicitados pelo banco para avançarem e resolverem o problema no caso de burla e o pedido do cliente.
Agora vamos por partes, as respostas a lamentar: Comecemos pelo Mbway, a resposta é igual para todos, eles lamentam, a SIBS e o seu banco vão fazer de tudo para encontrar o burlão, já existem avisos nas caixas de multibanco, e agora digo foi só agora em 2020 que colocaram essa informação de alerta, quando há queixas atras de queixas superiores a 1 ano atrás, as próprias autoridades confirmam um nº de queixas diarias chegam atingir aproximadamente 500, já vi reportagens de órgão de comunicação social que fazem reportagens fazendo-se passar por vendedores/vitimas de algo e passado 5m quase são burlados, vídeos de youtubers a explicar como os burlões actuam, e qual o discurso utilizado para enganar. E o MbWay que faz? NADA, porque não se preocupa em colocar a sua aplicação mais segura, informar melhor as pessoas, fazer apelos em órgão de comunicação social falando do flagelo que existe e alertando. Um crime de burla simples ou qualificada, segundo o código penal, é um crime um crime publico ou semi-publico que qualquer um pode apresentar queixa e ajudar, sobretudo entidades como a MbWay, talvez assim ajudassem mais do que estão ajudar sobretudo quando estamos a falar de casos de transferências, ou burlas que deixam rastos, nomes localizações; não escrevendo essas respostas em que os pobre burlados ainda se sentem mais burlados, porque percebem que só lhes resta lamentar o seu dinheiro ou a sua sorte.
Mesmo quem gere as caixas de multibanco, que julgo ser a SIBS, em vez de colocarem uma informação de alerta, talvez conseguissem fazer algo mais eficaz, combatendo o crime. Talvez através de programação informática, pudessem criar um alerta de erro, quando o titular daquele cartão inserisse um telemóvel que não corresponde ao que tem associado à sua conta bancária e por aí fora, eu não sou programadora para solucionar os problemas de segurança, há técnicos especializados para a questão que se deviam colocar esse desafio, só posso mais uma vez lamentar por estas pessoas.
Depois vamos à resposta de bancos, SIBS, seja quem for, que remetem-se a dizer que lamentam, e não podem fazer nada, não podem devolver o dinheiro, porque a pessoa deu autorização ao burlão para o fazer, associou o seu cartão aos dados de outra pessoa. O que deixa a pessoa pasmada, já não bastou usarem de mal fé a inocência e desconhecimento de algo.
Mas eu questiono uma coisa… no caso de levantamentos, julgo que seja mais difícil chegar a quem burlou, embora caixas internas de multibanco tenham camaras de vigilância, que podem ser solicitadas pela policia ou o banco. Agora no caso de transferências, transferências deixam rasto, deixam nomes, e o que o banco faz??? Pelo que tenho conhecimento do meu familiar… NADA, porque para alem de demorarem aproximadamente 20 dias para responder ao pedido, deram a seguinte resposta: Não tem que devolver o dinheiro à vítima, cliente desse banco… porque foi a pessoa que deu autorização para o que lhe aconteceu. E claro uma pessoa fica incrédula, porque os clientes dos bancos pagam: cartões comissões, juros, logo calculam que os bancos vão salvaguardar os interesses dos seus clientes, mas não. E todos os bancos pelo que tenho visto aqui no portal da queixa estão a dar as mesmas respostas.
Portanto a conclusão que se pode tirar é que todos estamos entregues a nossa própria sorte. E os bancos a salvaguardar os seus próprios interesses. Não entendo como para modificar um simples contacto de telefónico no banco é necessário ir ao próprio banco e assinar papelada, tanta burocracia e por exemplo não se salvaguarda as pobre pessoas que pouco percebem de aplicações que surgem constantemente, quando fazemos algo através do portal bancário há códigos para tudo, a pagina inicial repleta de alertas para todas as frases, mas curioso porque não vi lá nenhuma ao MBWay.
Para mim segurança, seria: “Queres aderir ao mbway? Dirige-te ao teu banco faz adesão ( Não a uma caixa de multibanco), assim colocavam os dados todos corretos , o cliente fazia o download da aplicação, e a pessoa que atendesse no banco até podia fazer uma pequena explicação a quem não sabe mesmo usar as novas tecnologias. E assim acabava logo a burla, os burlões teriam que pensar uma outra forma de roubar.
Criaram uma aplicação para facilitar a vida das pessoas, e acredito que facilite, tenho imensos amigos que usam, adoram, acham prática, mas o MBWay esqueceu-se de não colocar só as vantagens no seu website, mas sim alertar também que podemos ser vítimas de burla. Porque “alguém” percebeu a facilidade de entrar num sistema seguro, usar o desconhecimento de alguém para prejudicar alguém. Aqui fica um desabafo de quem já viveu isto de perto e que ainda andam a tentar resolver a situação e diminuir a sua burla, junto do seu banco. Porque o banco com tantos dados, não fez nada para chegar a essa burlona.

31 de janeiro 2020

Boa Tarde Susana,
Totalmente de acordo consigo. Relativamente ao meu banco não tenho que apontar. Quando me apercebi cancelaram no momento o cartão. Houve várias tentativas passado minutos canceladas imediatamente pelo banco. Mesmo nos dias seguintes tentaram fazer pagamentos no estrangeiro. O Banco recusou sempre e foi-me informando sempre. O dinheiro foi transferido para uma conta ao qual o meu banco teve acesso e quando fui a policia já levava tudo. A Judiciaria esta em posse de todos os dados.
A MBWay e a SIBS é que AGORA resolveram fazer alguma coisa depois de queixas e queixas sucessivas. No entanto podia fazer muito mais... Isso é que é lamentável.
O NIB para onde o meu dinheiro foi transferido continua activo. Tenho o nome do Titular mas esses dados já estão todos na Judiciaria.
No meu caso foram 200+200+100=500€. Não foi mais porque tenho um limite de movimentos de 500€ diários no cartão. Mas as 00:05h a tentativa foi de mais 500€ mas o cartão já estava cancelado.
A SIBS e a MBWAY podia fazer mais... muito mais, mas não quer saber. Isso é que lamento.

Boa noite
Pelo que acabo de ler e o que me aconteceu esta semana leva-me a pensar no velho ditado (todos estão a comer do mesmo taxo). Caí na burla, passado uns segundos desconfiei, fui para ligar para o banco para o banco para barrar o cartão e deparo-me que o nº que existe começa por 707 e eu tenho todos os cartões de casa barrados ás chamadas de valor acrescentado. Tive que andar a correr até que alguém me emprestou um telefone, nesse espaço de tempo foram feitos 3 levantamentos de 750€ cada, quando telefonei disse isso ao funcionário (está tudo registado) perguntei tambem se não tinha possibilidade de saber para onde tinha ido o dinheiro, disse que por norma para paraisos fiscais, fui ao banco coloquei a mesma questão, resposta igual, no dia seguinte aquando um novo telefonema para o banco central o funcionário lá perdeu 1mn e disse que a transferencia tinha sido feita para a Caixa Geral de Depositos: pergunto: porque não o fizeram antes? porque não pediram á CGD o barramento da conta enquanto o dinheiro lá estava?, Tiveram todo o tempo para isso, mas não o quiseram fazer. A isto chamo de conivência. todos têm conhecimento e todos comem da mesma panela
Cumprimentos

Infelizmente são diários os casos de burlas. Os bancos nada fazem, mesmo sabendo quem são os possiveis burlões, como o caso do meu familiar que por ele proprio descobriu que o titular da conta para onde foi transferido o dinheiro pertence ao nib 0036 0105 99100046272 94 que esta no nome de “MÓNICA SOFIA ROSÁRIO ALVES”, conta que pertence ao balcão de Almeirim/Santarém, os 2 levantamentos realizados na caixa multibanco da caixa geral de depósitos de Monforte/ Alentejo. Os bancos nada fizeram mesmo tendo dados e queixa policial, a sibs muito menos, os crimes crescem de dia para dia. O que tenho reparado que coincidência ou não muitas burlas estão ocorrer no alentejo, tal como portalegre, Monforte que fica a menos de 15km. É lamentavel os bancos com estes dados não ajudarem os seus clientes e no entanto sobrevivem à custa de comissões bancárias e não só e protegem o crime. Esta aplicação o que tem de prática tem de insegura, e não só este tipo de burla, porque foi de meu conhecimento recente que uma pessoa com a aplicaçao mbway, e sem ter recebido nem telefonema, viu efectuadas levantamentos da sua conta numa localidade em Portugal que nem tinha estado na data em que foram realizados e o banco nada conseguiu fazer, o que realmente levanta questões de segurança graves, quando parte-se do princípio que um telemovel é de uso pessoal, logo acesso privado.o mbway tem que trabalhar muito para criar um software prático que acredito que seja mas muito mais seguro, questiono-me o que estão a fazer esses programadores informáticos ao serviço mbway? Nada.

Boa tarde Joaquim, para saberem a quem pertence o nib dos supostos burlões onde foram ter as transferências do dinheiro, podem tentar decorrer ao banco, ou de uma forma simples, basta irem a uma caixa multibanco, escolher fazer transferencia, podem ate colocar 1 centimo, vai aparecer o titular da conta quando coloca o nib onde foi parar o seu dinheiro, fotografem o ecra, porque podem apresentar como prova na policia, e depois faz cancelar, não conclua a transferência. Assim ficam a saber a quem pertence e se a conta está ativa.

Quanto ao nº de telefone que lhe ligam após efectuarem a Burla desligam e não voltam a liga-lo jamais, eles utilizam cartões descartaveis, deve no entanto se ainda não fez queixa policial, adicionar todos os dados, mas quero fazer uma chamada de atenção. Fazer uma queixa policial como burla mesmo tendo o nib de transferência, não significa que o ministério publico pegue nessa queixa, conforme foi dito a um familiar, e que só se entrar mais que uma queixa a esse nome, para a investigação existir de imediato deve ser realizada queixa crime, que pode faze-lo até 6 meses.

26 de fevereiro 2020

Boa Tarde,
No meu caso, quando compareci na Judiciaria também levei os dados com o nome do * PROIBIDO *. Os movimentos foram em Setúbal mas a conta foi aberta em Portimão. Só considero que a MBWay e A SIBS poderiam criar um código de confirmação do movimento, coisa que nunca fez e pelos vistos continua sem se interessar. O mais fácil é descartar responsabilidades e culpar o utilizados. No meu caso, que foi a mais de um ano, não havia a informação que temos agora. Mas mesmo assim pouco ou nada foi feito. O mais grave é saber-se quem são os burlões e nada se fazer.
Boa sorte a todos

Elsa, no seu caso fez a queixa por burla, ou apresentou uma queixa crime contra a pessoa proprietaria da conta onde foi o seu dinheiro. O meu familiar, por enquanto apresentou somente queixa na psp de burla que foi necessaria apresentar no banco, com todos os dados que descobriu, porque nem isso o banco fez, mas está a ponderar apresentar queixa crime, pois até a data os bancos descartam culpas, sibs, mbway, mesmo sabendo para onde foi o dinheiro da burla. E pior falam tanto em que há tantos alertas, mas os alertas foram colocados nas caixas no fim do ano, inicio deste ano, quando as burlas não começaram agora, e mesmo sem os alertas actuais os bancos e outras entidades atiram as culpas uns para os outros.

Bom dia Susana: Obrigado pela ajuda. Os burlões utilizaram 2 nº de telf. um para me contactarem (cartão descartável) outro ligado à conta da CGD registado em nome de uma Dina, quanto à conta já não está activa(talvez encerrada pela Judiciária) quanto á informação sobre os titulares, tentei logo no dia seguinte (a burla foi pelas 17,30h do dia anterior) pelas 9h quando foi descoberto o NIB de transferencia junto da CGD onde consultaram mas nada poderiam dizer por causa do sigilo bancário.
Já agora, uma vez que me parece estar um bocadinho por dentro destes assuntos iria colocar-lhe uma questão: Passados uns segundos da burla se ter consumado senti que havia ali qualquer coisa de anormal, de imediato acedi ao site do banco para cancelar tudo. Primeiro e grave problema, como umas semanas antes eu tinha cancelado com a MEO todos os acessos dos telemoveis cá de casa aos nº de valor acrescentado e no site do banco só me apareceu o nº começado por 707, (que ainda tentei e está registado) não consegui o contacto, tive que andar a correr até que alguém me emprestou um telemóvel para eu comunicar o cancelamento. Ora com tudo isto passaram-se cerca de 10mn, o tempo suficiente para os burlões fazerem as 3 transferências. Pergunta: os bancos não serão obrigados a ter um nº livre para estas situações de emergência? Acha que devo reportar ao Banco de Portugal esta situação?
Obrigado

Olá Susana,
Eu só apresentei queixa na PJ. A judiciária está com o processo. Contra o proprietário da conta não. Mas acredito que a Judiciaria fará alguma coisa relativamente a isso. Temos que ter cuidado porque isto é uma rede. São vários os envolvidos e não sabemos o quem está do outro lado. Ao entrarmos com processos crimes ficamos um bocado ao Deus dará... Temos que revelar identidade, moradas, etc... Agora a Sibs e a MBway é muito culpada. Podiam já ter criado mais segurança mas não quer saber. O Meu caso fez em Janeiro um ano... Não havia informação praticamente nenhuma.
Eu vou lhe ser muito sincera... Eu acho que nunca mais vamos reaver o nosso dinheiro!! Infelizmente é a minha opinião! O que me chateia é continuarem a ser feitas burlas e as entidades que podiam fazer alguma coisa, não se interessarem.

Bom dia Elsa
Você apresentou queixa no se banco? Se sim, poderia dizer que tipo de resposta eles lhes deram? Obrigado

Obrigado Elsa pela sua resposta. Sim estou a tentar investigar bem como podemis agir ate mesmo leis para tentar ajudar esse meu familiar. E tem toda a razao a queixa crime ao titular da vonta tem esse problema não sabemos quem nos protege, porque o advogado solicitado pelo estado para defender o burlão tera acesso a todos os dados. Realmente não tenho muita esperança também, mas hei-de fazer tudo que tiver ao meu alcance, o que estas instituições querem é que se baixe os braços. E andam a dizer que é seguro, segurissimo, ate digo mais à uns anos atras havia o golpe do multibanco, raptavam-se pessoas ate tirarem o dinheiro possivel à pessoa. Hoje em dia falam na utilidade, tudo rapido e seguro, com o mbway instalado e uma arma a cabeça, dão códigos dão tudo. Queria ver alguns que vem para aqui criticar as pessoas que são burladas passarem por isso queria ver se continuariam achar seguro.

Joaquim, quanto aos n. De telefone, o caso do meu familiar o proprio cartao multibanco do millenniumbcp tinha 3 n de telemoveis atras do cartão. No caso do site julgo que para alem dos numeros 707, ha sempre o n de telefone fixo para quem liga do estrangeiro, pode usa-lo atendem-no na mesma, isto ja foi explicado uma vez pela deco. Mas quando ligou ao banco a reportar a burla, devia ter pedido cancelamento dos cartoes e apresentar queixa pelo menos na psp com todos os dados que tivesse para juntar ao processo do banco. Mas infelizmente os bancos nada fazem, ate porque alegam que transferencia por mbway nao pode ser cancelada, depois coloca-se a questão da autorizaçao do cliente ao deixar aceder. Eles nunca tem culpa nada, vai-se ao site falam maravilhas do mbway, mas nada falam de fraudes, ate na tv a propria diretora de comunicaçao da sibs fala do bom o mau desvaloriza, diz que aplicaçao da aplicaçao não era para fins criminosos, upsss alguem se lembrou, mas nao vamos falar disso. Enfim uns tristes.

Olá Joaquim,
Os bancos não podem fazer nada uma vez que o erro foi nosso. Nós no fundo por falta de informação, demos acesso aos burlões para acederem a nossa conta. Basicamente caímos no conto do vigário. Na minha minha opinião a aplicação é que tem falhas. A MBway deveria ter uma forma de controlar. Por exemplo, uma mensagem de confirmação a perguntar se autorizava a transferência... simples. O OLX assim como as plataformas de vendas, deviam controlar as criações das contas. Pedir um Feedback dos utilizadores, etc...
Infelizmente ninguém quer saber. No fundo todos mandam as culpas para os burlados.
Sim falhamos. Confiamos! E os burlões!? Está tudo bem...
No meu caso o banco falou comigo, estive no departamento de fraude. Explicou-me direito o que aconteceu, deu-me o NIB para onde foi transferido, as tentativas que foram feitas a seguir... e nos dias seguintes. A minha sorte foi ter um limite de 500€ por dia em movimentações... Porque 00:00 em ponto tentaram novamente mas o cartão tinha sido cancelado pela linha de apoio.
Na judiciaria explicaram-me o funcionamento do MBway... a um ano atrás pouca informação havia.
Vai ser muito difícil recuperarmos o nosso dinheiro... infelizmente.
O que me irrita profundamente, foi a falta de apoio da MBWay. Criou um aplicativo com pouca segurança. Mas não assume o seu erro, é mais fácil culpar o utilizador.

27 de fevereiro 2020

D. Elsa os bancos também nada fazem, sendo também culpados. Sou cliente do Millennium BCP, e quando consulto a minha conta através do site, até assusta... tantos ALERTAS. É códigos para tudo, um carregamento de um telemóvel de 7,50 euros, lá vem código para o telemóvel...fazer uma transferência nem que seja de 10 euros, mais um código. Consultar o extrato da minha conta cerca de mês e meio atrás, e novamente código. Telefonei para o banco para me alterarem o meu número de telemóvel na minha ficha e mandaram-me dirigir a um balcão do banco para preencher e assinar um documento com a respectiva alteração do número (e lá tive que ir)...no entanto no site do banco fazem publicidade ao WB Way... dizem tudo de bom...ALERTAS NADA. Deviam pelo menos colocar o bom, mas também um alerta..."Não se deixe burlar"...
Compreendo as pessoas que se deixam burlar, pois no momento em que se está ao telemóvel ouvindo o burlão, tentando fazer negócio e ao mesmo tempo olhando para o ecrã do multibanco, por vezes não consegue de imediato ver a asneira que está a fazer. Lamento haver pessoas que aqui no portal da queixa, quando aparecem denúncias de burlas colocam frases impróprias às pessoas burladas.
Face a tudo que escrevo continuo achar que tanto bancos, wbway e sibs continuam sem nada fazer para travar estas burlas.

Nem mais Pedro..já por diversas vezes pensei nisso: para darmos uma ordem de um pagamento de meia dúzia de euros recebemos alertas, códigos etc, para abrirmos uma conta é necessário uma panóplia de assinaturas, justificações de moradas, comprovativos de emprego etc.etc. Para a encerrar é outro problema. Os burlões abrem e fecham uma conta num abrir e fechar de olhos. Abrem em nome de um sem abrigo à uma da manhã e fecham-na ás 7h. Cada vez percebo menos disto. Continuo na minha...tudo a comer do mesmo tacho.

Bom dia Pedro e Joaquim,
Também concordo com vocês. Os bancos poderiam fazer um bocado mais. A justificação é que é um aplicativo a que nos aderimos... Enfim!!!
"A culpa vai morrer solteira". É o velho ditado.

Impressionante, apresentei a minha queixa ontem, e até ao momento (2 dias) apareceram mais 6 queixas)https://portaldaqueixa.com/brands/mb-way/complaints/mb-way-fui-burlado-em-1600-37014420

É o prato todos os dias diogo. Se fizer uma pesquisa pelas reclamações maioria sao por burla.

28 de fevereiro 2020

Há uma grave fragilidade de segurança no MB WAY. Se não não havia burlas todos os dias. Tanto engenheiro informático e não são capazes de criar um sistema que apenas esteja associado ao nosso número de telefone. Como é possível que através de um número qualquer tenham acesso às contas das pessoas? Porque não fazer algo semelhante quando se faz uma transferência no Multibanco em que aparece o destinatário dessa conta e temos depois de confirmar? Pessoas a quem são roubadas centenas de euros e toda a gente assobia para o lado. E depois a resposta da SIBS é sempre a mesma ou seja não é resposta nenhuma. O dinheiro roubado nunca mais vai ser ressarcido aos cidadãos. E andamos nisto.

28 de fevereiro 2020

Também fui burlado e só vejo uma hipótese de nos fazermos ouvir. Criar uma associação de lesados do MB WAY porque só unidos podemos intentar ações contra a SIBS. Se for um cidadão sozinho a tentar mover um processo contra a SIBS não avança porque só as custas são muito mais elevadas do que o dinheiro que roubaram. Pensem nisso amigos. Eu alinho.

Também alinho

Trabalho no mundo do desenvolvimento de apps/softwares e vocês tem de ter mais cuidado. A culpa é de quem utiliza. Todos os cuidados são poucos. Voces usam isto, como usam facebook, instagram,etc... e a qql momento, alguem entra nas vossas contas de rouba-vos informações e tudo mais alguma coisa. Está app tem como objectivo uma transferência de forma rapida e fácil, sem grandes constrangimentos e nao associar contactos telefonicos de estranhos a vossa conta. Voces associam um contacto à vossa conta, ele depois recebe um codigo de confirmação para acesso, e voces inserem e a vossa conta morre. Para não dizer que a MBway diz para nao associarem contactos "estranhos" À vossa conta.Convem lerem os cuidados que a app dá antes de a usarem. Ninguém vós vai ouvir e devolver qualquer dinheiro. A MBway disponibiliza um texto com todos os cuidados, o que os utilizadores cagam por ser muito aborrecido. Depois é o que é.É triste ver muita malta a ser burlada.

28 de fevereiro 2020

Avançamos Joaquim? Qual o primeiro passo? Criar um grupo no Facebook e espalhar a palavra?

No dia 28 de Outubro,também fui burlado nesse esquema!Tinha venda activa no olx e cedi ao esquema!..Ok fui conivente!Mas apercebi-me da burla passados 40 minutos e liguei para esses números,a pagar,da entidade bancária em causa CGD, dei conhecimento do sucedido,cancelei o respectivo cartão e no dia seguinte fiz a respectiva queixa policial!O caso está em Tribunal com todos esses pormenores! Em resumo,seria bom que as respectivas contas dos ditos cujos burlões dessem alertas nessas utilizações.

Bom dia Santos Sousa
Sabe uma coisa..você trabalha nesse mundo certo? Por isso dificilmente irá cair ..agora escute uma coisa; eu pouco ou nada percebo desse mundo, pois o meu mundo (assim como o de milhões de outros) é outro, quando abri conta no banco ninguém me explicou nada sobre mbways, nunca aderi a nada disso; quando da abertura de conta dei o meu nº de telefone e o meu mail para todos os contactos e movimentos da minha conta, por isso achava que ninguém poderia entrar na conta sem uma mensagem para o telemóvel de registo ou para o mail, eu para fazer uma pequena alteração na minha conta tenho que ir ao banco fazer assinaturas etc, etc, e para activar o mabway que pode limpar com milhares e milhares de euros num ápice nada é preciso!!porquê?? Já agora (e uma vez que está por dentro destas tecnologias) pergunto: porque é que os bancos não têm um nº aberto sem ser o 707 para estas emergências? É que no meu caso tenho todos os telemóveis cancelados (a meu pedido) aos nºs de valor acrescentado, por isso demorei cerca de 10mn a encontrar alguém que me emprestasse um telemóvel; o tempo suficiente para fazerem as transferências: já agora perguntava-lhe se seria assim tão dificil á pessoa que me bloqueou o cartão saber de imediato para onde foi transferido o dinheiro (neste caso foi para a CGD) e de imediato fazer um contacto para que essa conta fosse cancelada até que a situação se resolvesse? Acha que é necessário ir para coimbra para aprender a fazer isto?
Cumprimentos

Caro Utilizador seria bom que se identificasse pelo nome para que pudéssemos seguir em frente; Eu não vou parar.

29 de fevereiro 2020

Já estou registado, caro Joaquim. Quer avançar com um grupo? Estou totalmente disponível e também não pretendo parar. Que primeiro passo poderemos dar?

Olá Nuno não acha que devemos esperar mais um pouco até que apareça por aqui mais alguém? Agora eu gostaria que as dezenas ou centenas de pessoas que por aqui passam a ler os comentários e que estão a passar pelo mesmo problema que não tivessem receio nem vergonha em expor aqui os seus casos, porque só juntos conseguiremos ter força para fazer alguma coisa.

29 de fevereiro 2020

Olá, Joaquim. Eu acho que devemos criar um grupo o mais depressa possível porque quanto mais tempo passar mais esquecidos vão ficar os nossos casos. Creio que o importante é começar para que a onda de indignados e burlados cresca para fazer face à poderosa SIBS que pura e simplesmente se está nas tintas para nós.

Sim, Nuno, mas esse grupo pode ser criado aqui antes de abrirmos uma pagina, porque eu creio que todos os lesados estão a vir aqui ler os comentários.

29 de fevereiro 2020

Ok, Joaquim. Se acha melhor aguardemos então mais um pouco. O que me parece é que nem todas as pessoas vêm a esta reclamação saber o que se passa. Há várias pessoas que têm comentado noutras publicações aqui. Fico a aguardar notícias suas voltando a reforçar que estou totalmente disponível para avançar em conjunto com quem estiver interessado em fazê-lo.

Olá Nuno
Se encontrar outros locais onde se esteja a comentar coloque o link desta pagina, ou então vamos nós para lá.

Olá a todos. Quanto a fazermos um grupo de facebook concordo plenamente, até para podermos falar a vontade destas questões e entre todos podemos ajudar-nos ter ideias perceber como se pode fazer algo, e assim não temos que estar aqui a falar a frente de pessoas que se acham mais inteligentes que os outros, que um dia podem nao ser burlados pelo mbway mas sim por outras formas, se é que já não foram. Como podemos chegar a mais pessoas sugeria que ao fazer a pagina de facebook, com o link da pagina colocassemos como comentario a maioria das queixas de burla que aqui estão para ver se as pessoas se juntam a essa página de facebook. Sugiro que a pagina deva ser previda e com algumas regras de acesso. E agora gostaria aqui de deixar um aparte ao Sr. Santos Sousa, visto que percebe do mundo dos softwares, faço-lhe uma questão que julgo pertinente para a sua área: Não há formas de se colocar esta aplicação mais segura, até ja foi aqui sugerido não se conseguir aderir excepto com o nº associado à conta bancária que temos no banco? Ou até outras formas. A sua área permite-lhe dizer isso. Mas a minha área permite também ensinar-lhe algo que talvez não saiba...fala que esta estampado nas caixas para não adicionarem o nº que não conhece, certo? Pois bem, estas pessoas não são estupidas sabem ler, nem tem debilidades cognitivas, podem até ser inocentes ou detentoras de valores morais que um criminoso desconhece. Mas vou contar-lhe algo que está cientificamente provado, um ser humano pode desempenhar mais que uma tarefa em simultâneo, mas não com o mesmo grau de importância. Neste caso estas pessoas estão a falar ao telefone a seguir passos...logo tarefa principal tarefa secundária ler o ecra, visto que maioria concerteza ja utilizou uma caixa multibanco para tarefas diarias desde levantamentos e transferencias, daí se continuar a ver esta crescente burla. Pois bem, mas ainda temos os casos, de anteriores a Dez de 2019, como o caso do meu familiar, da D. Elsa que há 1 ano mal se falava nisto mais milhares de pessoas que são burladas, e que não havia alerta das caixas, nem mesmo estava escrito o prefixo telefónico eram simplesmente espaços em branco para colocar o dito codigo de 9 e 6 numeros, que quando ouviam o nº do burlão nem associavam que era o telemovel que lhes estava a ligar. portanto esta explicação não é só para si, mas para todos aqueles que vejo aqui colocarem msg no portal da queixa, a chamarem estas pessoas de burras inocentes, e a dizerem coisas estão tristes e depois vamos a ver as suas reclamações é de qualquer um meter a mão na cabeça e pensar, olha esta senhora foi "burlada" pela carreira de autocarro porque veio 15m atrasado, outro foi "burlado" pela burguer King " porque se enganaram no seu hamburguer. Resumindo essas pessoas são "burladas todos os dias, e concerteza que estas pessoas que estão aqui, não fazem comentários tipo "ó gorda come menos", " ou em " vez de andares de autocarro, anda nas tuas patas ó burra". Portanto peço a todos que lerem isto, e que se pensam em ofender pensei antes de ofender. Portanto mais uma vez repito este comentário não é somente para si Santos Sousa, e pelo contrário gostaria de ouvir de alguém especializado como poderia o mbway resolver isto.

29 de fevereiro 2020

Crie a página, Susana. A sua ideia de haver regras é fantástica. Seguramente que vai haver passo a palavra e muitas pessoas vão aderir. Infelizmente não pelas melhores razões porque foram burladas. Avance Susana. Eu entro de imediato na página.

Nuno que nome quer que dê a pagina? Tem sugestões? Não me importo de criar a pagina e fazer as regras e depois acho que deviamos ficar mais que 1 pessoa como administrador da pagina.

Joaquim Henriques, trabalhar no desenvolvimento de aplicações não significa que tenha trabalhado para os bancos, portanto isso de disponibilizarem só um 707 não sei, infelizmente. Eu tambem tenho contas no banco, com o meu contacto telefónico e email. E não é assim que vão limpar o dinheiro que tenho.....Compreendo que haja pessoas que nao tenham grande conhecimento na materia(mbway) e que infelizmente, deixam-se confiar pelos burlões, que os leva a esvaziar os bolsos. Desde muito cedo, me ensinaram a ler as instruções de algo que venha a usar e que desconheça.. So soube da MBway passado 1,2 anos depois de lançado. Se nao fosse seguro, nao estaria neste momento a usar... Façam o que vem entender mas nunca verao o dinheiro a frente. Apoio vivamente que avisem mais pessoas atraves das redes sociais para evitar futuros acontecimentos parecidos, eu apoio!

1 de março 2020

Grupo de cidadãos burlados por uso indevido do MB WAY. Sugiro este nome, Susana. Crie a página e não me importo de ser administrador. O importante é que nos unamos não só para alertar outras pessoas mas também para tentarmos fazer algo contra as instituições que deviam zelar pelo nosso dinheiro.

Zelar eles zelam. Voces é que de olhos vendados se deixam enganar por burlões. Procura no youtube alguns videos(que há) sobre isso.

Sr Santos Sousa, deixe de continuar a dizer o mesmo o sr parece um disco riscado. Curioso nao responde a minha questao da segurança, mas continua a insistir que estas pessoas sao burras e bla bla wiskas saquetas. Deixe-me adivinhar as suas competencias nao lhe permitem responder a minha pergunta, mas no entanto é mais facil nao sair do mesmo discurso. Vou-lhe dizer uma coisa, podemos ate nao conseguir reaver um centimo, mas lhe garanto que mais vale fazer algo do que continuar a lamentar por algo e nada fazer. Agora se nao tem algo de util acrescentar como sugestoes que podessem ajudar na segurança de uma aplicação visto dizer ter conhecimentos para tal ou então não se repita.

Não vou estar aqui a lamentar o discurso do Sr Santos Sousa, pois também já estive mergulhado na mesma ignorância: de avisar tudo e todos sobre burlas: pela minha vida fora (e já lá vão uns anitos grandes) e para me precaver de tudo isso fui-me acautelando, limitei levantamentos ou transferências nos bancos cerrei todos os telemóveis ás chamadas de valor acrescentado etc, etc Talvez por estar tão a vontade e pensando que estava protegido pelo meu banco tenha caído no conto do vigário. Por isso tome nota de uma coisa Sr. Santos Silva, (não cuspa para o ar) e um dia destes quando estiver aqui na nossa situação irá lembrar-se disso e irá precisar de pessoas que o ajudem e não e não de iluminados e sabichões que nada percebem a não ser criticar.

Nuno está criado o grupo https://www.facebook.com/groups/cidadaosburladosmbway/

1 de março 2020

Já enviei o meu pedido de adesão ao grupo, cara Susana. Faça o mesmo, amigo Joaquim Henriques e ignore esse iluminado do Santos Sousa.

2 de março 2020

Vou enviar pedido para aderir... Vamos mexer um bocadinho as aguas!!
Atenção a quem aceitam no grupo. Podem ser os próprios burlões a pedira a adesão.

2 de março 2020

Ponham o grupo privado. Porque vamos ter muitos coscuvilheiros a bitaitar. São preciso soluções não bitatites.

Boa tarde.
O grupo está a funcionar? Fiz queixa à duas semanas. Só agora é que li estes comentários para a criação do grupo. Existe outro grupo de nome MbWay-Burlas.

Boa tarde.
Eu também fui burlado em 400 euros, numa venda no olx, de imediato cancelei o cartão mas já não fui a tempo, fiz queixa na GNR da minha localidade e fui ao banco fazer a reclamação de todos os valores levantados indevidamente.
Resumindo nada ficou resolvido e eu fiquei sem 400euros, não desejando mal a ninguém, a minha vontade era pegar numa caçadeira e entrar no banco e limpar o sebo a todos eles juntando ao lote os senhores da MBWAY e da SIBS, porque se fosse os familiares deles já estaria resolvido.

Boa noite.
Como é que conseguem saber o NIB e nome do Titular através do numero de telemóvel do MBWAY?