MB WAY

• webmaster@sibs.pt

MB WAY - Burla mb way_nova modalidade

Rui Santos apresentou a reclamação
26 de março 2020

Ontem, dia 25 de Março de 2020 fui vítima de burla através do MB Way.
O burlão para realizar a transferência do dinheiro na venda d eum artigo anunciado no OLX, pediu-me para realizar a transferência via Multibanco usando o MB Way. Acontece que, e apesar das inúmeras burlas que inúmeras pessoas têm sido alvo ao este aplicativo da SIBS, NADA tem sido feito para salvaguardar o património das pessoas, continuando este a operar sem que as autoridades tenham processado o mesmo.
Relato aqui a minha experiência que é algo diferente, e talvez o novo método OPERANDIS dos burlões.

Ao me dirigir ao multibanco utilizando o meu cartão multibanco, clicando em adesão ao MB Way, fui-me pedido para associar o MEU nº de telemóvel, e NÃO O DO BURLÃO. Ou seja, neste momento, estou a associar o meu nº de telefone à minha conta bancária através do aplicativo MB Way. Até aqui tudo bem, facto que recebo ogo de seguida um SMS por parte do MB WAY com o seguinte texto: "INSIRA O CODIGO XXX XXX X PARA ATIVAS O MB WAY". Ora, neste momento este código facultado pelo MB Way é para que o serviço fique ativo. No passo, seguinte, o burlão pede-me este mesmo código para efetuar a dita transferência. Em momento algum, tenho tenho qualquer outra informação quer no multibanco, quer no meu telefone, quer atra´ves de SMS, nada...para o burlão este código permitiu-lhe desde logo ter acesso À minha conta bancária e conseguir realizar o número de movimentos que pretende. Em suma, só com aquele código foram-me burlá-dos um total de 2454€ em 5 transferências para dois telemóveis.
Ora eu pergunto, que fiabilidade/segurança existe no MB WAY? É lhe pedido um nº de telemóvel (no caso o meu) para ativas o serviço, recebe-se um código para ativar o seviço e a partir daqui o burlão tem acesso a tudo com o mesmo código??? Em momento algum fui introduzido o nº de telefone do burlão, pois logicamente estaríamos a associar o telefone do burlão à nossa conta. Nesse passo todos entendemos o esquema da burla. Mas, reçalvo que ter recebido o código para ativação do serviço e com isso dar acesso a qualquer tipo de movimentos não é de todo algo seguro.
O sistema MB WAY falha em grande linha na proteção ao património das pessoas honestas. Nada têm sido feito por parte da SIBS para ressarcir os lesados, as autoridades do país com o avulumar das queixas tardiamente darão resposta infelizmente e assim continuamos com burlas e fraudes todos os dias.

Apresentei queixa às autotidades e se não form ressarcidos nos próximos dias um processo em tribunal será prontamente instaurado contra a SIBS.

De salientar ainda que esta mesma reclamação seguirá para todas as autoridades reguladoras assim como comunicação social.

Tenham o bom senso de desativar e/ou melhorar o serviço com todas as ferramentas de segurança de forma que as pessoas tenham informação detalhada das operações que estão a realizar e se as confirmam ou não. No meu caso, nenhum informação surgiu de forma a eu perceber que tipo de operação estava a acontecer.

Lamentável, o vosso péssimo serviço.

Cumps
Data de ocorrência: 26 de março 2020
MB WAY
Bom dia Rui Santos,

Muito lamentamos a situação que descreve. O MB WAY foi desenvolvido com o objetivo de dar mais comodidade aos portugueses, permitindo a realização, através de um dispositivo móvel, de operações tão simples como fazer uma compra numa loja ou fazer uma transferência entre particulares. Assim como todos os serviços que desenvolve, a SIBS dedica particular atenção à segurança e fiabilidade do serviço.

Relativamente ao que é exposto, gostaríamos de esclarecer que existe informação clara no ecrã dos Caixas Automáticos MULTIBANCO, aquando da adesão ao MB WAY, no momento da associação do número de telefone, que nunca deve ser associado um número que não o do próprio a este serviço (descrito no ecrã).

"Nunca adicione um número que não possui ou desconhece"

Por outro lado, para aderir ao MB WAY no MULTIBANCO, o utilizador terá sempre de introduzir um cartão no ATM e digitar o seu código pessoal e intransmissível.

Relembramos que a criação do serviço MB WAY segue todas as seguranças, pois tem que inserir o seu número de telemóvel, escolher um “PIN MB WAY”, pin esse que irá permitir realizar todas as operações através do serviço MB WAY, o mesmo tem um número de seis algarismos.

O suposto burlão não tem acesso, sem que no momento de adesão ao serviço MB WAY seja colocado um Pin do conhecimento do próprio/burlão.

Ao efetuar a adesão ao MB WAY com o seu número de telemóvel, esta a efetuar o procedimento correto, contudo ressalvamos que se inserir um suposto código facultado pelo mesmo ( burlão), esta a permitir que o mesmo tenha na sua posse “dois elementos fundamentais” para aceder ao seu serviço.

Passando o código de ativação que recebeu no seu dispositivo ao burlão, esta a permitir que o mesmo faça a ativação do MB WAY no próprio telemóvel.

Ora bem, tendo o seu número de telemóvel + Pin MB WAY inserido por si no multibanco + o código que fornece, esta a comprometer toda a sua conta bancária, permitindo ao mesmo assim, efetuar as operações com os dados facultados pelo próprio utilizador.

Neste sentido, a situação que reporta terá que ser analisada pela instituição bancária onde tem um contrato vinculado.

Todas as operações efetuadas por MB WAY requerem a colocação do PIN MB WAY, Pin esse que nunca deve ser transmitido a um terceiro.

Reforçamos que nunca deverá facultar os seus dados ou efetuar adesões com dados de terceiros.

Relativamente á segurança, informamos que o MB WAY é um serviço MULTIBANCO que apresenta as mesmas garantias que hoje em dia já existem na aceitação de pagamentos com cartão num tradicional Terminal de Pagamento Automático da Rede MULTIBANCO.

O serviço utiliza protocolos e algoritmos de segurança garantindo a confidencialidade, integridade e autenticação dos dados transmitidos, processados e armazenados seguindo as mais recentes e exigentes normas de segurança europeias. Todas as comunicações e transações MB WAY são monitorizadas 24 horas por dia, 7 dias por semana e 365 dias por ano por uma equipa totalmente dedicada à prevenção e deteção de fraude.

Sugeríamos que junto do banco emissor do seu cartão efetuasse o devido processo de reclamação de todos os movimentos não efetuados por si.

Reforçamos que qualquer esclarecimento adicional terá que ser prestado pela instituição bancária onde tem a sua conta aberta bem como pelas autoridades policiais, face à alegada burla.

Cumprimentos

SIBS
27 de março 2020

Dar mais uma vez resposta padrão para as imensas queixas ao serviço MB WAY não vos dá a mínima credibilidade na solução dos problemas. Existirem vídeos no YouTube para burlar vítimas, insegurança total ao utilizar o sistema, inexistência de algoritmos adicionais de segurança, tornam sem qualquer tipo de dúvida o vosso sistema uma ferramenta muito útil aos burlões. Não se escondam nas letrinhas pequeninas que ninguém lê, ou nas mensagens no Multibanco que dizem aparecer (eu não vi nada). Não coloquei nenhum telefone do burlão e apareceu a mensagem de ativação do serviço. Só relembro, porque não APARECE NO MEU TELEFONE UM AVISO DE CONFIRMAÇÃO DAS OPERAÇÕES QUE PRETENDEM REALIZAR???? DISSO NÃO SE LEMBRAM VOCÊS DE ADICIONAR AOS ALGORITMOS DOS APLICATIVO, POIS NÃO???

Da minha parte vos digo, será instaurado processo crime à SIBS para que aprendam de uma vez por todas a resolver e a melhorar a porcaria do MB WAY. Mais saliento, que para além da comunicação às autoridades, já foi encaminhado para comunicação social (SIC) e organismos reguladores do esquema que existe no MB WAY.

Não vale apena relatar mais detalhes, uma vez que da vossa parte só se espera copy-paste de todas as respostas até agora dadas no portal da queixa. Não basta terem um serviço de porcaria, assim como a vossa eficiente na solução de problemas ser nula.

Continuem assim que tornam este país um paraíso para os burlões.

Parabéns MB WAY e a todos aqueles que por aqui andam a aplaudir o comportamento do mesmo...devem alguns deles fazer parte dos burlões.

Vêmo-nos em tribunal.

Cumps
Rui Santos avaliou a marca
27 de março 2020

PÉSSIMO SERVIÇO E INÚMERAS BURLAS AO UTILIZAR O MESMO SERVIÇO. INSEGURANÇA TOTAL COM INÚMERAS QUEIXAS. DEVE SER BANIDO DE UTILIZAÇÃO

26 de março 2020

Valha-me a santa....
Qual a parte de "Não fornecer dados PESSOAIS a terceiros" é que não entende????
O seu número móvel já o burlão sabia... deu-lhe a chave para configurar a App por si... o que esperava?
Só se pode queixar de si mesmo, Rui...

Boa noite tb me aconteceu isso hj, sabeme dizer o local onde foram feitos os levantamentos ou transferências?

dmcv és tão inteligente... Até me metes nojo! Já não basta o desespero das pessoas que são burladas e vens para aqui armar-te em chico esperto...se calhar até fazes parte do grupo dos burloes! Por isso é que sabes tudo

27 de março 2020

Vais andando Pedro ou queres que te mande?

dmcv doeu-te? Vaselina que isso passa.

27 de março 2020

Pior cego é aquele que não quer ver. Dificilmente um algoritmo de segurança impedirá as burlas enquanto os incautos utilizadores continuarem a partilhar as credencias de acesso com terceiros.

Boa noite dmcv.
Por muito que se comentem as causas (ingenuidade, incauto, "burrice"...) o que devia preocupar e fazer mexer as entidades responsáveis são as consequências. A implementação de um sistema que tem 2 milhões de utilizador mas que causou danos- sendo conservador- a 2000 pessoas. Falamos de danos patrimoniais avultados.
Um sistema que falha numa relação de 1 para mil, é um sistema defeituoso a qualquer nível é-o também na prestação de serviços financeiros.
Está tudo a assobiar para o lado….A opção é encher as autoridades com mais trabalho? Milhares de queixas?
Gostaria de saber o rácio entre o volume total de montantes efectuados por transferência, relativamente aos montantes não autorizados objecto de burla nestes últimos meses….

Caro Rui M, boa noite.

Mesmo não sendo especialista, penso que podem ser implementadas algumas medidas para reforçar a segurança do sistema.
Também penso que o que tem falhado não é o sistema, mas alguns dos seus utilizadores.

O sistema associa cartões bancários aos números da rede móvel que os titulares desses cartões introduzem em terminais MB. Se o sistema se baseasse apenas nos números que os clientes fornecem aos seus bancos, isso impedi-los-ia de partilharem os códigos de acesso com quem não devem?
Lembro-me de ler neste portal uma queixa de alguém que tinha enviado a um familiar, via postal, um cartão de débito e o respectivo código: tudo no mesmo subscrito...

O sistema envia as credenciais de activação da App para o número móvel registado pelo titular do cartão. Deveriam ser também os bancos a configurar a App?

Creio existirem alguns bancos que só permitem a adesão ao sistema nos seus balcões, com tudo o que isso implica de menos comodidade para os utilizadores. Face ao ritmo de crescimento do numero de utilizadores "burlados", talvez os restantes bancos tenham que adoptar idênticos procedimentos. Esta ou quaisquer outras medidas podem mitigar o problema, mas não eliminarão as verdadeiras causas do problema de segurança: os utilizadores que partilham dados pessoais/confidenciais com terceiros.

Esquemas que exploram as fragilidades humanas com a intenção de obter vantagem indevida, sempre existiram e este é apenas mais um que explora sobretudo a debilidade de conhecimento do sistema.

Pode ser aumentada a segurança do sistema? Pode!

Sr. Rui Santos.
Existe um grupo no facebook chamado MBWay-Burlas.
O Grupo tem centenas de lesados . Não quer encabeçar o movimento para se colocar a SIBS em tribunal?

Concordo plenamente com a sua opinião, também fui burlada em 3000,00 euros e também vou prosseguir com queixa policial à SIBS, e até mais não. É impensável um sistema deste tipo ser credível para o povo Português e com tantas burlas diárias continuar ativo.
O serviço é vergonhoso e a atuação dos bancos perante esta situação também. Há muitos cúmplices deste crime, que tem e vão ser reponsabilizados pelo mesmo.

Também fui burlado em 2600€, também já fiz participação ás autoridades e já dei conhecimento ao banco, mas de antemão já sei que isto não dará nada, já fiz queixa aqui no portal, mas foi mais no sentido de acabarem com esta plataforma que está ao serviço publico, não é o mesmo que estar na privacidade à frente do nosso computador o qual já fiz vários pagamentos em outras plataformas e nunca tive problemas, faço minhas as palavras de Rui Santos a SIBS ou MBWAY só atira areia para os olhos, infelizmente estamos numa sociedade carente de preconceitos, pelo visto estas burlas geram milhões até para o MBWAY que cobra as comissões das transferências, pergunto como acabar com a SIBS e o MBWAY pela via pacifica.

José, "...sociedade carente de preconceitos..." ???

Sr Rui Santos esse movimento referido num dos comentários seriam uma oportunidade para acabar com a vida inutíl desta plataforma nas ATMS, alías devia ter morrido logo à nascença nunca deveria existir, à muita cumplicidade tanto do SIBS como do MBWAY, as regras devem ser igual para todos, quando aderimos a qualquer produto no banco exigem sempre nossa assinatura, aqui na referida adesão onde assinámos?, isto é tudo uma palhaçada, é preciso ter grande descaramento dizer que o sistema é seguro, o problema aqui quem nos defende, alguém conhece alguma instuição a quem devemos recorrer para mudar o rumo das coisas?

dmcv pensei uma coisa e escrevi outra quis dizer "...falta de princípios..." ou seja seriedade o que é coisa rara hoje em dia, na minha infância havia um lema em que todos se regiam por ele "a palavra valia mais de que uma escritura" não sei se está a ver venda de bens sem escritura, hoje em dia é aquele que mais pode enganar o próximo, tá esclarecido.

O meu ano de 2020 foi marcado por Burla MB Way, 1615€ retirados em 9 minutos, para escumalha usar em coisas ilícitas, e continuam...Fiz tudo o que podia, mas infelizmente vai fica tudo a 000000.

Ver perfil de
7 de janeiro 2021

Ola Patricia so tenho uma coisa que dezir

Algum dos lesados conseguiu algum desenvolvimento dos seus processos face às suas queixas quer ao nível do burlão quer ao nível da plataforma cheia de defeitos de segurança?

H PINTO

H Pinto nao deve haver nem vai haver desenvolvimentos pq a idiotice a ignorancia e ser paz de alma ainda nao dao direito a ser reacercidos . qual a parte que as pessoas nao entendem que diz que nao se deve associar numeros de tlm que nao o seu nem dar o codigo de 6 digitos a quem nao se conhece .