MB WAY Marca Recomendada Marca do Mês

• webmaster@sibs.pt

MB WAY - Transferências sem minha autorização

Fernando Ximenes apresentou a reclamação
22 de abril 2024
Olá, foram feitas transferências através da mbway sem minha autorização no valor de 360 euros em para a minha esposa que tal dinheiro ela não recebeu, e agradecia que me resolvessem a minha situação, obrigado
Data de ocorrência: 18 de abril 2024
22 de abril 2024

Para que nos seja possível analisar a situação, necessitamos que nos indique as datas e valores das transferências em questão. Pode prestar-nos essa informação, por favor.

Obrigado.

22 de abril 2024
Dia 20 ,abril 20 euros e 50 euros. Dia 19 abril,20 euros e mais 20 euros,dia 18 abril 20+100+100+50+30,
23 de abril 2024

Agradecemos a informação adicional.

Após análise, verificamos que, para o mesmo destinatário, no dia 18/04 foram realizadas com sucesso as seguintes transferências:
18-04-2024 às 01:42 com o montante de 30.00 €

19-04-2024 às 22:33 com o montante de 20.00 €
19-04-2024 às 01:51 com o montante de 20.00 €

No dia 20/04 também verificamos a seguinte transferência realizada com sucesso:
20-04-2024 às 01:04 com o montante de 50.00 €

Sendo que todas as operações foram realizadas, o destinatário deverá validar o crédito na conta à ordem do cartão escolhido para receber as transferências e poderá consultar essa informação quer na app MB WAY quer através dos canais providenciados pelo Banco. Caso não se verifique algum crédito destas operações, o destinatário deverá validar essa informação junto do seu Banco.

23 de abril 2024
O destinatário e minha esposa e juntamente com o seu banco e na aplicação do banco da minha esposa não aparece nada destas transferências, as transferências não foram feitasvcom a minha autorização, resolvam esta situação por favor porque fiquei sem o resto do meu dinheiro que eu tinha para me sustentar e aos meus filhos até ao fim do mês
23 de abril 2024

As operações foram realizadas via app MB WAY e validadas com o respetivo PIN através do único dispositivo ativo. No que diz respeito ao crédito em conta, como todo o fluxo da operação está concretizado, o Banco está informado sobre a operação, contudo, depende inteiramente do mesmo o crédito em conta.

Como ordenante também tem a possibilidade de fazer um pedido de devolução de transferência, ou um pedido de investigação, junto do Banco Emissor do cartão que escolheu para ordenar a transferência. É da responsabilidade do seu Banco explanar aos seus clientes todos os procedimentos e regras para este tipo de pedidos.

Se suspeita de alguma utilização indevida do seu serviço MB WAY, sugerimos, em primeiro lugar a troca de Código PIN MB WAY. Poderá alterá-lo através de uma Caixa Automática MULTIBANCO com qualquer cartão que tem associado ao seu serviço. Também, nestes casos, sugerimos que os utilizadores deverão contactar as autoridades nacionais e o(s) respetivo(s) Bancos. No caso da SIBS, temos canais predefinidos para colaborarmos com as autoridades nacionais no âmbito da investigação.

23 de abril 2024
Já falei com o meu banco e eles dizem que parte da mbway resolver porque foi através da vossa aplicação
24 de abril 2024

A informação prestada pelo Banco não está correta, pois, a aplicação MB WAY é um serviço associado a cartões Bancários desenvolvida pela SIBS para os Bancos. Todas as operações realizadas através do MB WAY são operação realizadas através do cartão Bancário. Embora tenhamos toda a vontade de a auxiliar, a resolução desta situação está dependente da devida atuação dos Bancos envolvidos. Reforçamos que caso os Bancos tenham questões sobre este assunto, existem canais criados para que a SIBS possa prestar os esclarecimentos necessários, como, por exemplo, através dos serviços centrais dos Bancos envolvidos.

29 de abril 2024

No seguimento da reclamação número 111350724, apresentada no dia 2024-04-22, informamos que prestamos todos os esclarecimentos necessários, por isso damos a reclamação por resolvida.

Caso tenha alguma dúvida adicional, por favor, não hesite em contactar-nos novamente.

Apresentamos os nossos melhores cumprimentos,