17.6

Media Markt - Manipulação de preços de promoções

Joao Paulo Freitas Ferreira
Joao Ferreira apresentou a reclamação
24 de janeiro 2023
No dia 19/1/2023 dirigi-me à Media Markt de Alfragide e vi a TV Samsung QE75Q80BATXXC ao preço de 1799€, conforme foto em anexo.
Ao receber a publicidade da Media Markt sobre a Campanha 2 dias sem IVA, dirigi-me à Media Markt Alfragide no dia 23/1/2023 de modo a usufruir do desconto da taxa de IVA anunciado na campanha.
Constatei com surpresa que o preço da mesma TV Samsung QE75Q80BATXXC tinha sido alterado para 2199€.
Considero que a Media Markt:
- Mostra um profundo desrespeito pelos consumidores, ao iludir os mesmos e usar práticas abusivas e enganosas, como o aumento pontual dos preços imediatamente antes do início dos períodos de saldos ou promoções para anunciarem descontos maiores
- Não cumpriu neste caso a legislação relativa a Saldos e Promoções, constante no Decreto-Lei n.º 109-G/2021, onde está disposto que um comerciante só pode fazer saldos, promoções ou reduções de preço se praticar um desconto sobre o preço mais baixo a que o produto foi vendido nos 30 dias consecutivos anteriores, na mesma loja
Ora, fazendo a conta ao desconto da campanha sobre o preço manipulado e aumentado de propósito para o efeito, o artigo em causa ficaria, ao abrigo deste suposto desconto significativo da taxa de IVA, a 1.787€ (menos cerca de 12€ do que o preço do dia 19/1). Penso que seja desnecessário fazer quaisquer comentários adicionais sobre a conduta da Media Markt perante esta evidência.
Data de ocorrência: 23 de janeiro 2023