Medicare Marca Recomendada
1 Agilcare 86.5
2 Sorriso Mais 76.9
Medicare71.7
MED&CR – Serviços de Gestão de Cartões de Saúde Unipessoal Lda
  • A Medicare é a marca líder de Planos de Saúde em Portugal.

• 219441113

30 de junho 2022
RECLAMAÇÃO

Cancelamento de Contrato nº 03120020620 de 01/12/2020

FACTOS:
Através de contacto telefónico com esses serviços, procedi ao cancelamento do referido contrato celebrado com Medicare, procedendo consequentemente ao cancelamento do débito direto em 04 /01/2022.
O contrato em questão foi celebrado via telefónica, tendo eu sido informada pelo V/ colaborador que poderia pôr término ao referido contrato a qualquer momento, não me indicando qualquer tipo de condicionante.
À data de ontem, fui contactada para liquidar dívida, desde a data do cancelamento até á presente data.

Da legislação:
1- Invoco o art.º 6º do DL 446/85 de 25 de outubro relativo ao regime das cláusulas contratuais gerais, onde é referido o dever de informação que assiste ao aderente providenciado pelo contraente; posto isto, e tendo em consideração uma interpretação literal do sentido da lei, bem como atendendo ao art.º 227 do Código Civil, no que concerne aos deveres de lealdade, informação e de boa fé que subsistem no ordenamento Jurídico Português, considero ser lesada em virtude de não ter sido adotado pela entidade contratante o dever de atuação honesta, leal e transparente.
“Acrescento ainda o facto de existir desproporcionalidade de exigências pela empresa Medicare, i.e., para a formalização do contrato e consequente produção de efeitos este só carece de declaração oral de aceitação, por outro lado em caso de denúncia do contrato é exigido cancelamento de forma a ser válido, de entre outras condicionantes, exige-se que este seja requerido por escrito.
Assim, estamos perante mais um exemplo da desproporcionalidade do regime jurídico adotado pela contraente e que não age por alguma forma de proteção da parte mais frágil no contrato em questão”.
2- Penalizada pelos factos supramencionados, invoco o DL 24/2014 (relativo aos direitos dos consumidores) em especial no nº 8 do art.º 5º no qual estipula que “quando o contrato for celebrado por telefone, o consumidor só fica vinculado depois de assinar a oferta (facto que não ocorreu) ou enviar o seu consentimento escrito ao fornecedor de bens ou prestador de serviços (facto que também não ocorreu)”.

- Das V/ CONDIÇÕES GERAIS:
6. PREÇO, FATURAÇÃO E PAGAMENTOS
6.6 “Sem prejuízo da possibilidade de resolução, o não pagamento pelo cliente do preço, originará a suspensão imediata das obrigações contratuais assumidas pela Sociedade.”

- DA RECLAMAÇÃO:
Ainda de acordo com o art.º 227 do Código Civil, constata-se a violação do aí plasmado. Só decorridos cinco meses após a efetivação do cancelamento é que me informaram da eventual dívida.
Concluindo e face ao exposto, solicito que a produção de efeitos do cancelamento do contrato seja considerada a partir de fevereiro de 2022.
Caso seja ignorada esta minha pretensão, ou não tomada em conta, este processo seguirá consequentemente nas instâncias de resolução de conflitos do género.
Grata pela atenção por V/ dedicada a este assunto, endereço respeitosos cumprimentos.
Porto, 30 de junho de 2022

(Lígia Manuela Matos Madureira)
Data de ocorrência: 30 de junho 2022
Exmo. (a) Senhor (a) Lígia Madureira,

Registamos a S/ exposição 77033622 a qual mereceu a nossa melhor atenção.

Informamos que a mesma se encontra em fase de análise e subsequente resolução.

Contamos retomar o S/ contacto na maior brevidade possível.

Relembramos que estamos disponíveis para qualquer esclarecimento, através dos contactos abaixo mencionados:

Telefone: 21 944 11 13
Email: apoio.reclamacoes@medicare.pt
Online: medicare.pt/sugestoes-reclamacoes

Exmo. (a) Senhor (a) Lígia Madureira,

Retomamos a S/ comunicação, para informar que tentamos entrar em contacto sem sucesso, pelo que solicitamos que nos indique a melhor hora ou um contacto alternativo.

Exmo. (a) Senhor (a) Lígia Madureira,

Retomamos a S/ comunicação, para informar que consideramos a presente reclamação concluída, conforme contacto telefónico estabelecido.

1 de julho 2022
Não concordância com a decisão.

Emitida a pronúncia abaixo:

Ex.mos Srs.

Acuso a receção do V/ email no qual, entre outras, referem que o DL 24/2014 não se aplica ao caso reclamado – meramente aspetos interpretativos.

Aquando do contacto telefónico sobre a eventual efetivação do contrato em causa, foi-me claramente comunicado pelo V/ operador que unicamente existia um período de carência de um ano, não referindo que revalidava anual e automaticamente e que a qualquer altura poderia proceder ao cancelamento do contrato, não me sendo indicado qual a forma de o realizar, razão pela qual procedi ao cancelamento da forma que indiquei na reclamação anterior e que considerei ajustada e devida.

Muito embora pretenda recorrer a outras instituições que dirimem litígios entre prestadores de serviços e consumidores, no sentido de encontrar uma decisão positivamente favorável para a parte mais frágil, sou ainda assim antecipada e encarecidamente a solicitar a V. exas., se dignem adotar procedimento direcionado a não ser eu sujeita ao pagamento dos montantes em causa, tendo em conta que procedi ao cancelamento de forma verbal e em tempo, dentro dos parâmetros por V/ exigidos e dos quais não me deram informação.

Certa da melhor atenção por V. exas a este para mim penoso assunto dedicada, endereço cordiais cumprimentos,

4 de julho 2022

4 de julho 2022
Exmo. (a) Senhor (a) Lígia Madureira,

Retomamos a S/ comunicação, para voltar a informar que tentámos entrar em contacto sem sucesso. Apesar de já termos solicitado que nos indique a melhor hora ou um contacto alternativo, não obtivemos resposta.

Iremos considerar a presente reclamação como suspensa, uma vez que não foi possível estabelecer um contacto telefónico para podermos esclarecer e perceber a situação.

5 de julho 2022