Bedivar - Comercio de Calçado S.A.
  • 219383700
  • Avenida das Indústrias, 63
    2735-213 Agualva
  • geral@bedivar.pt

Merrell - Loja merrell das amoreiras aceita devolução mas não faz o reembolso

Pedro Neves apresentou a reclamação
7 de dezembro 2023
No dia 29/11/23 adquiri umas botas na loja Merrell do Amoreiras Shopping Center. Não estava muito seguro da compra mas a funcionária assegurou-me que tinha 30 dias para devolver. Decidi devolver o produto e comuniquei a minha intenção telefonicamente à loja no dia seguinte por já não me encontrar em Lisboa, para avisar que só na semana seguinte (a 6/12/23) poderia proceder à devolução. Não questionaram a devolução mas alertaram que o reembolso só poderia ser feito se tivessem “caixa” no Multibanco. Apesar de referir que eu só poderia ir de manhã e manifestar disponibilidade para aceitar uma transferência bancária ou qualquer outro método conveniente, antecipei a ida à loja para o final do dia 5 em vez do início da manhã do dia 6. Entretanto, 3 dias antes da minha ida a Lisboa para devolver as botas, perdi o meu cartão Multibanco (comprovativo de pedido de cancelamento e emissão de novo cartão em anexo). Quando fui à loja para fazer a devolução, mais uma vez, aceitaram a devolução mas exigiram que o reembolso fosse feito pelo mesmo método de pagamento. Acontece que esse método de pagamento já não existe! Insisti para falar com o responsável de loja, o que me foi negado (os funcionários falaram com ele 2 vezes por insistência minha e a resposta manteve-se). Após consultar o site da marca, na Política de Devoluções vem bem explícito que as mesmas devem ser feitas por transferência bancária na impossibilidade de usar o mesmo método de pagamento (ver anexo).
Para além de tudo isto, de referir que para além da resistência incompreensível da devolução do dinheiro, me foram prestadas informações erradas pelos funcionários da loja sobre as botas em causa, no sentido de precipitar a compra - não estava seguro da cor e informaram-me que a Merrell nalguns modelos (como o que comprei) só usava um padrão de cores; não estava seguro do tamanho e informaram-me que aquele modelo só tinha números inteiros e não tinha 1/2 números; ambas as informações estavam erradas como comprovei no site da marca.
Concluindo, peço que me seja devolvido o reembolso por transferência bancária, em dinheiro ou qualquer método possível!
Data de ocorrência: 5 de dezembro 2023
26 de dezembro 2023
No dia 22/12 recebi a seguinte comunicação da detentora da marca:

"(...) sobre o conteúdo da S/ reclamação reiteramos a informação que lhe havia sido dada de que nenhum obstáculo haveria à devolução do artigo adquirido (como não houve), mas que o reembolso do valor pago teria de ser efetuado/restituído através do mesmo método de pagamento, que, no caso, foi de pagamento por multibanco. Não obstante, com a comunicação da perda do respetivo cartão, então ai, o reembolso do valor pago pelos sapatos em causa teria de ser feito por outro método (que não o de pagamento), mas após a demonstração, por qualquer forma, da perda do cartão multibanco.

Salientamos que, em momento algum, foi criado qualquer obstáculo à devolução do artigo ou à restituição do valor pago aquando da compra, muito pelo contrário, o que se daria logo de imediato, após a demonstração de que o cartão tinha sido perdido.

Por último, salientamos que de acordo com as regras procedimentais e de política comercial seguidas na empresa, sempre será importante para nós garantir a máxima satisfação de todos os Clientes e, como tal, é com satisfação que constatamos que a situação gerada será resolvida com a celeridade possível, sendo feito o reembolso do valor pago logo que nos indique o IBAN para o qual deve ser feito esse reembolso, o que solicitamos e aguardamos a informação.
Contamos, pois, continuar a merecer a S/ confiança na marca."

Respondi:

" Depois de ler atentamente a vossa resposta, importa esclarecer um facto:
o comprovativo de perda/cancelamento/emissão de novo cartão Multibanco foi apresentado no local aos funcionários da loja que se recusaram a vê-lo - simplesmente não deram importância ao facto e continuaram a debitar o que o gerente/dono de loja lhes tinha transmitido por telefone (o reembolso só seria feito pelo mesmo método de pagamento).

Feita esta precisão, agradeço o reconhecimento do vosso erro e prontidão para fazer o reembolso por transferência bancária.

No entanto, e após ter conhecimento de haver casos de bastante relutância e demora da vossa parte em proceder ao reembolso com a brevidade exigida (nalguns casos só depois de avançar com a queixa para outras instâncias), informo que irei aguardar 5 dias úteis para receber o reembolso até tomar novas diligências, uma vez que a compra foi efectuada a 29 de novembro... se vos for mais conveniente, posso passar na loja e receber o reembolso em numerário."

Aguardo resolução.
Pedro Neves avaliou a marca
22 de janeiro 2024

o atendimento em loja foi péssimo ao dificultar ao máximo a devolução/transferência, o que acabou por acontecer através do representante da marca numa situação que era indiscutível. nunca em momento algum houve um pedido de desculpas por parte do representante da marca e, muito menos, por parte da loja.