41.6
Metropolitano de Lisboa, E.P.E.

Metro de Lisboa - Não funcionamento das escadas

Jamile FERREIRA DOS SANTOS
Jamile SANTOS apresentou a reclamação
6 de julho 2022
Sou moradora do bairro alto, utilizo o metro todos os dias. Desde 21/04 (se não antes) que as escadas para a saída do Largo do Chiado não funcionam na sua totalidade, como apenas de um lado funciona, obviamente tem se dado prioridade a quem sobe, mas quando um problema desses prolonga-se por tanto tempo, trata-se de uma grande falta de respeito para com os usuários, não se vê ninguém a trabalhar para resolver a situação, são grávidas, mulheres com crianças de colo, idosos com dificuldades de locomoção, com muletas, malas a descerem todos os lances de escada que sabemos que não são poucos e o que é feito? Nada! O que será que é necessário acontecer para se tomar uma medida? É preciso será que alguém caia e quebre um pescoço? Será que assim o metro de Lisboa vai fazer alguma coisa? Porque o descaso para com todos os cidadãos usuários sejam residentes, trabalhadores ou turistas já ficou mais que evidente.
Data de ocorrência: 6 de julho 2022
20 de julho 2022
Proc. 122090
PQ. 77276622

Assunto: Metro de Lisboa - Não funcionamento das escadas

Exma. Senhora Jamile Ferreira dos Santos,

Recebemos a sua exposição apresentada no Portal da Queixa com o nº 77276622 em 06.07.2022, à qual demos a merecida atenção.

Em resposta gostaríamos de referir que, estamos conscientes das dificuldades sentidas pelas pessoas, nomeadamente pessoas com mobilidade reduzida, em usufruírem do serviço Metro na sua plenitude, e não obstante a complexidade de que se reveste a nossa infraestrutura, o Metropolitano de Lisboa tem dado particular atenção a esta situação, envidando todos os esforços para tornar o nosso meio de transporte acessível ao maior número de pessoas.

Devemos ainda assegurar a máxima operacionalidade funcional de qualquer equipamento, designadamente das escadas e elevadores, observando sempre os devidos requisitos de segurança.
Gostaríamos de sublinhar que, sempre que é reportada qualquer anomalia nos acessos mecânicos, estes são imediatamente colocados fora de serviço para verificação e reparação.
No entanto, surgem por vezes situações em que, dada a complexidade da avaria detetada e não obstante as equipas de manutenção se deslocarem rapidamente aos locais, o período de reparação é, infelizmente, mais longo do que o que seria desejado.

Tendo em conta o exposto, informamos que, de facto, as escadas mecânicas nº 11 e 12 que dão acesso à Rua Crucifixo e a nº 8 que dá acesso Largo do Chiado, que se encontram fora de serviço por motivo de avaria, avarias essas, implicam a substituição de componentes que, de momento, não se encontram disponíveis no mercado.

O Metropolitano de Lisboa está ciente do impacto que a paragem dos equipamentos mecânicos causa junto dos seus clientes. Trata-se de uma situação que estamos a tentar resolver junto das empresas fornecedoras, continuando dependente da entrega dos materiais necessários à sua reparação que, face à situação atual, têm tempos de entrega muito elevados.

Reconhecendo que se trata de uma solução de recurso, e de modo a evitar deslocações que resultam infrutíferas, sempre que se pretende iniciar viagem com pessoas, que de uma forma ou outra estejam condicionadas na deslocação pelo elevador ou pelas escadas pedonais ou mecânicas, sugerimos que sempre que possível, contacte de antemão o nosso Centro de Atendimento (213500115), que presta informação sobre a disponibilidade dos meios mecânicos em toda a rede Metro.

Reforçamos o nosso pedido de desculpas, agradecendo a sua melhor compreensão.

Subscrevemo-nos com consideração,

M. E. Borges
Informação ao Cliente
Jamile SANTOS
20 de julho 2022
A indiferença para com os usuários é mais do que evidente quando até a resposta a uma reclamação é simplesmente um "copiar colar", o metro usa a mesma resposta a mim, a Sra. Monica Martins e a Sra. Martha Tavares, todas a reclamar da mesma situação, isso pq não existe uma justificativa válida p tamanha incompetência em resolver um problema mecânico.
8 de agosto 2022
Proc. 122090
PQ. 77276622

Assunto: Metro de Lisboa - Não funcionamento das escadas

Exma. Senhora Jamile Ferreira dos Santos,

Como complemento à nossa resposta enviada em 20.07.2022, gostaríamos de referir que, de facto, existem na nossa rede equipamentos (escadas mecânicas e elevadores) que se encontram fora de serviço por motivo de avaria, há mais tempo do que seria desejado, sendo a Baixa Chiado uma das estações mais problemáticas.

Algumas destas avarias persistem porque, pela antiguidade dos equipamentos, alguns dos seus componentes já estão descontinuados, existindo dificuldade na aquisição de peças para as respetivas reparações.

Na Baixa Chiado, das 12 escadas existentes, 7 necessitam de ser totalmente substituídas precisamente devido à sua antiguidade. Destas 7 escadas, duas encontram-se imobilizadas desde Agosto do ano passado, por rotura das cadeias de degraus.

Apesar de termos a reparação contratada até hoje a Schmitt, empresa responsável pelo fornecimento do material, ainda não conseguiu assegurar a entrega das peças em falta, por dificuldade de a obter dos seus fornecedores.

Todas estas escadas, mais antigas, serão alvo de substituição, no âmbito do processo de refrescamento desta estação. Este é um procedimento moroso e que acarreta custos elevados, pelo que só poderá ser efetuado de modo faseado. Até lá, apelamos à compreensão de todos os que diariamente utilizam a nossa rede.

Conscientes dos transtornos causados à mobilidade dos nossos clientes e de que a situação que relata causa impacto nas suas rotinas, nomeadamente na mobilidade, estamos a desenvolver esforços juntamente com a empresa de manutenção, para que as reparações sejam efetuadas no mais curto espaço de tempo possível, de modo a colocar ao dispor os equipamentos imprescindíveis para a acessibilidade das estações.

Subscrevemo-nos com consideração,

M. E. Borges
Informação ao Cliente
Jamile FERREIRA DOS SANTOS
Jamile SANTOS avaliou a marca
8 de junho 2023

Como sempre não fizeram grande coisa e as escadas continuam com o mesmo problema