41.6
Metropolitano de Lisboa, E.P.E.

Metro de Lisboa - O metro de lisboa e a degradação dos serviços prestados

Raquel A. apresentou a reclamação
7 de setembro 2023
O serviço prestado pela companhia de Metro de Lisboa tem vindo a piorar substancialmente nos ultimos meses. Todos os dias existem "avarias na sinalização" e o periodo de tempo entre carruagens do metro aumentou. Hoje houve mais uma avaria de sinalização na linha azul pelas 08H40. É vergonhoso que seja assim que é prestado o serviço de transporte públicos em Lisboa.
Data de ocorrência: 7 de setembro 2023
11 de setembro 2023
Proc. 137161

Exma. Senhora Raquel,

Em resposta ao exposto, cumpre-nos referir que, a circulação de comboios no Metro está sujeita a imponderáveis inerentes a qualquer operador de transporte, sendo que no caso particular do ML as condições de segurança são determinantes para garantir a nossa operação.

Assim, situações como perturbações ou interrupções na circulação de comboios, quando inevitavelmente sucedem, têm da nossa parte a preocupação de serem resolvidas o mais rapidamente possível, de modo a minimizar os incómodos que as mesmas causam aos nossos clientes. Contudo, nem sempre é possível proceder à regularização do serviço com a brevidade desejável, ou mesmo estimar o tempo necessário à normalização da circulação, dependendo da complexidade da situação.

De facto, no dia e hora referidos, confirmamos que a circulação de comboios na linha Azul esteve, primeiramente, com perturbações e seguidamente ficou interrompida, devido a avaria na sinalização.

Sempre que se verifica que uma ocorrência origina interrupção ou perturbações na circulação, resultando num tempo de espera superior a 15 minutos, essa informação é imediatamente veiculada ao cliente, através do nosso sistema de informação escrita e sonora nos cais das estações, no website da Empresa e nas redes sociais, como foi o caso no dia em questão (a partir das 8h35m e até às 09h44m, altura em que a circulação normalizou).

Infelizmente, quando trabalhamos com uma janela temporal diminuta, qualquer minuto a mais acarreta grandes transtornos para os nossos clientes, o que muito lamentamos e tentamos minimizar ao máximo, sempre que possível.

Pelos transtornos causados, não podemos, pois, deixar de lhe apresentar o devido pedido de desculpas.

Subscrevemo-nos com consideração,

N. Martins
Gestão de Reclamações
12 de setembro 2023
Um pedido de desculpas não me parece o suficiente para fazer frente a atrasos ao trabalho que foi o que ocorreu comigo e com milhares de outras pessoas. E infelizmente perturbações na sinalização tem ocorrido com uma grande frequência. Como referi antes o problema não é só do dia 07/09/2023 o problema é persistente e quase diário, dou o exemplo de hoje, conforme se vê na foto eram 08H41, a carruagem a parar no Alto dos Moinhos, a cominho da Baixa e já estava à pinha cheia de gente. O serviço tem-se deteriorado, as carruagens estão demasiado lotadas, os problemas de sinalização, as avarias etc etc. Investimentos como aumento das carruagens em circulação permitindo tempos de espera entre os serviços na ordem dos 3 minutos seria o desejavel nas horas de ponta, e não os 6 minutos que agora existem entre serviços.
Raquel A. avaliou a marca
13 de dezembro 2023