42.0
Metropolitano de Lisboa, E.P.E.

Metro de Lisboa - Paragem brusca de metro

Sofia Ferreira
Sofia Ferreira apresentou a reclamação
25 de maio 2023
Dia 24 de Maio de 2023 cerca das 9.50h no percurso linha verde na baixa chiado o metro parou inesperadamente ao ponto da minha filha cair e ficamos todos assustados porque parecia que iamos ter um acidente. Ninguém deu uma explicação .Não sabemos qual o motivo mas foi uma paragem violenta ao ponto do metro inclinar. Solicito que averiguem o que se passou para evitar estas situações que podem ser irreparáveis.
Data de ocorrência: 24 de maio 2023
6 de junho 2023
Proc. 133608
PQ nº 93314723

Exma. Senhora Sofia Ferreira,

Acusamos a receção da exposição apresentada por este meio, em 2023.05.25, à qual demos a merecida atenção.

Gostaríamos de começar por assegurar que o serviço público de transporte que o Metropolitano de Lisboa presta decorre do cumprimento de elevadas e exigentes normas de qualidade, sendo a segurança uma prioridade, nomeadamente no que à circulação de comboios concerne.

Precisamente por motivos de segurança, o Metropolitano de Lisboa, dispõe nos túneis, perto da entrada das estações em cada uma das vias, de balizas de controlo de velocidade dos comboios, velocidade essa que no máximo é de 60km/h. Através da leitura efetuada por sensores colocados nestas balizas, é verificada a velocidade do comboio. Se esta excede os valores parametrizados, o sistema de travagem do comboio é imediata e automaticamente acionado. Sendo parametrizados valores fixos, basta que a velocidade seja excedida, mesmo em poucos metros, para que o sistema seja acionado. Este acionamento pode suceder tanto devido à velocidade detetada, quanto por falha de algum sensor do sistema.

De qualquer modo, todas as situações ficam registadas, sendo objeto de análise, e quando se justifica, de correção, seja do ponto de vista técnico ou humano. Assim, encaminhamos internamente para a área correspondente a sua exposição, para análise e atuação em conformidade.

Pelos transtornos decorrentes da situação relatada, queira, pois, aceitar o devido pedido de desculpas.

Subscrevemo-nos com consideração,

N. Martins
Gestão de Reclamações
Sofia Ferreira
Sofia Ferreira avaliou a marca
6 de junho 2023

É um transporte publico como tal temos de ter a completa confiança que são cumpridas as regras de segurança.