41.6
Metropolitano de Lisboa, E.P.E.

Metro de Lisboa - Reembolso passe

Silvana apresentou a reclamação
6 de setembro 2023
Venho reclamar da atual política de vendas dos passes no que se refere a compra de passe. Carreguei por engano o passe Navegante (valor 30€). Não sou utilizadora frequente do transporte e não concordo com o fato de não haver reembolso de qualquer tipo, nem total nem parcial. Primeiramente as informações sobre o assunto não é explícito no site ou no gabinetes de venda.
Afinal dinheiro não nasce em árvores! Não concordo que fiquem com dinheiro! Há de haver alternativas.
Ao menos que repassem o valor a título de viagem como zapping em que o cliente possa utilizar eventualmente ao longo do prazo que geralmente é de um ano.
Que haja alguma alternativa! Ficam com o dinheiro e pronto??? É isso?
Data de ocorrência: 6 de setembro 2023
13 de setembro 2023
Caros responsáveis pela comunicação desta empresa.

Vejo algo de discriminatório aqui. Há reclamação com data posterior a minha publicação e já houve resposta.

Tenho direito de resposta ou esclarecimento.

Até ao momento não fui contactada por nenhum meio de comunicação.

A aguardar desfecho ...
21 de setembro 2023
No último dia 14/09/2023 recebi uma chamada do número 217101000, um senhor que não se identificou e disse que era do Metropolitano de Lisboa precisa confirmar minha morada.

Confirmei a morada e perguntei se era sobre a reclamação realizada, disse-me que sim e que iria receber por correio.

Continuo a aguardar...
25 de setembro 2023
Estimada Senhora Silvana,

Recebemos a sua exposição via Portal da Queixa, à qual demos a merecida atenção.

Em resposta, gostaríamos de referir que, no Metropolitano, para se proceder à anulação de um título, poderá esta situação ser resolvida na estação onde este foi adquirido, até 15 minutos após a aquisição, desde que não existam validações.

Após este período, e de acordo com as regras instituídas pela TML-Transportes Metropolitanos de Lisboa, tendo o passe Navegante iniciado a sua validade no dia 1 do mês, apenas é permitido proceder à troca de um Navegante Lisboa pelo Navegante Metropolitano.

Esta operação poderá ser efetuada até ao dia 25 de cada mês nos Postos de Venda do Metro, caso o título tenha sido adquirido na rede de vendas do Metro.

Realçamos, que quem determinou estas normas foi a TML, que é a entidade gestora do sistema de tarifário comum a todos os Operadores de transporte da AML-Área Metropolitanos de Lisboa, cabendo apenas a estes Operadores o cumprimento dessas mesmas normas.

De qualquer forma, estamos sensíveis à situação que nos reportou e ao facto das expetativas que tinha em relação ao nosso serviço, não terem sido, na sua plenitude, cumpridas.

Esperando terem sido prestados os devidos esclarecimentos, subscrevemo-nos com consideração,

S. Pereira
Gestão de Reclamações
Silvana avaliou a marca
10 de outubro 2023

Devem atualizar as políticas de uso e expor visualmente no local de compra dos bilhetes toda informação necessária para uso dos transportes.