7.7

Miele - Mau serviço e danos provocados

Célia Roque
Célia Roque apresentou a reclamação
17 de janeiro 2020
Tendo uma máquina Miele em minha casa, a mesma deu problemas e contactei a linha de apoio da Miele para solicitar um intervenção técnica.
No entanto, pese embora tenha efetuado o pagamento por completo que me foi exigido pela reparação, no valor de 83,33€, nem a máquina ficou devidamente reparada, como o técnico ainda danificou a máquina no processo recusando-se a completar a reparação e a reparar o que foi danificado.
Sucedeu que no dia 31/12/2019, pelas 9h30:O Técnico J. C. deslocou-se a minha casa e desmontou a máquina de secar alegando que o problema estaria nos canais de saída localizados na parte de trás da máquina. Ao desmontar a tampa da parte traseira danificou, em 2 ou 3 sítios, a borracha que se encontra fixa à tampa e que tem como função vedar a passagem da água, comentou que é uma chatice quando isto acontece mas não deu grande importância ao assunto. Procedeu à limpeza que entendeu necessária e voltou a montar a máquina. De seguida procedeu a testes no computador, mas apesar de eu já ter uma carga de roupa pronta para se verificar se estava tudo bem, oTécnicorespondeu que se quisesse que ele esperasse para ver a máquina a funcionar tinha que pagar por esse tempo também e como tal era melhor eu testar e depois dizer alguma coisa.
Dia 31/12/2019, cerca de 10 minutos depois do técnico sair foi necessário voltar a ligar ao Técnico porquanto a máquina continuava exatamente com o mesmo problema, e já tinha o chão cheio de água. O Técnico, que ainda se encontrava em Loulé, regressou à minha casa e desta vez optou por verificar as condutas localizadas na frente da máquina, condutas de fácil acesso e sem perigo de danificar nenhuma peça, como aconteceu na parte traseira. Rapidamente localizou um pedaço de cotão todo encharcado que estava a obstruir a passagem da água.
O técnico despediu-se dizendo que à partida agora estaria tudo bem mas que não me preocupasse que a máquina encontrava-se sobre garantia de reparação e qualquer coisa era só ligar-lhe. Voltando a testar a máquina, apercebi-me que embora em pouca quantidade, continuava a surgir água debaixo da máquina. Contactado novamente o técnico, este não voltou a atender o telefone.
Dia 02/01/2020:O Técnico João Correia retribuiu a chamada do dia 31/12/2019, e combinou então passar pela minha casa ao final do dia, o que não aconteceu, e no seguimento de novo telefonema, reagendou para o dia seguinte, dia 03 de janeiro, sexta-feira.
Dia 03/01/2020: Neste dia, o técnico optou por colocar a máquina a funcionar e observar o que sucedia, e pelo que pôde constatar,a pequena quantidade de água que agora surgia agora era proveniente de uma fuga na parte traseira, fuga esta devido à borracha que se encontra na tampa da parte traseira ter sido danificada quando o técnico abriu a tampa. Para surpresa da minha constituinte, o técnico disse que a única solução para o problema (que ele próprio provocou) é uma tampa nova e que tinha que ser eu a pagar a tampa que ele próprio havia danificado e partido. Respondendo que não achava justo uma vez que a peça não tinha nenhum problema anteriormente e que foi ele que danificou a borracha ao abrir a tampa, o técnico limitou-se a responder que são essas as indicações que tem por parte da MIELEe que no máximo que poderia fazer seria um desconto de 25% na compra da tampa que custa cerca de 100€. Recusando-me a pagar uma peça que foi danificada durante a intervenção do técnico, este sugeriu levar a tampa traseira para tentar reparar a borracha mas depois desistiu da ideia, alegando que esta semana estaria a serviço fora do Algarve e era melhor ir usando a máquina assim, mas sempre afirmando que uma peça nova ele não pode colocar a menos que eu a pague, acabando por sair sem o problema ter ficado resolvido pela intervenção que foi devidamente paga, continuando a máquina a perder água, desta vez ainda com uma peça partida pelo próprio técnico quando tentou efetuar a dita reparação. Ora, como bem sabem os Sr.s, e como bem sabe o V. Técnico, o pedido de assistência efetuado e pago por mim e aceite pela MIELE constitui um contrato, pelo qual os senhores aceitam efetuar um serviço e esse serviço é pago pelo minha cliente que obtém pelo pagamento Direitos, nomeadamente o direito a que o contrato seja cumprido bem como o direito a que qualquer dano provocado por V. Exas. no decurso do cumprimentodo contrato seja por V. Exas corrigido repondo a coisa danificada no seu estado original, ou não sendo tal possível, trocando o bem danificado a V. custas ou indemnizando-me pecuniariamente pelo dano provocado. Desta forma, solicita-se com máxima brevidade contacto da V. parte para por forma a resolver esta situação e arranjarem-me a máquina em condições, incluindo repondo o que danificaram no processo de reparação.
Data de ocorrência: 17 de janeiro 2020