Mobilize Financial Services – Portugal
Mobilize Financial Services – Portugal Marca Recomendada
Mobilize Financial Services – Portugal
  • Especialistas em soluções de Financiamento Automóvel para Empresas e Particulares das marcas Renault, Dacia, Alpine e Mobilize.

• 218502005

Carlos Jorge Trincheiras Delca
Carlos Delca apresentou a reclamação
31 de janeiro 2024
Exmos Senhores,
Venho deste modo apresentar a seguinte reclamação:
- Celebrei um contrato de crédito com a RCI em 13/12/2016 para aquisição do veículo matrícula 06-SE-58, onde ficou contemplado o pagamento de 96 prestações de 358,89 euros. Ao contrato foi atribuído o nº CRD16513324001
- Em 06/112023 às 13:41 horas, solicitei, via email, a liquidação antecipada do referido contrato.
- Nesse mesmo dia, às 16:32 horas, o apoio ao cliente (apoio@mobilize-fs.pt), confirmou o meu pedido e informou que seria a liquidação antecipada de 14 mensalidades com efeito em 2023/10/16 e o montante a pagar era de 4.797,34 euros e que aquelas condições seriam válidas até 2023/11/13.
- Procedi ao pagamento respectivo no dia 07/11/2023 e enviei o comprovativo nesse mesmo dia, por email, às 13:52 horas, bem como o comprovativo do pagamento da última prestação, efectuado no dia 31/10/2023, por débito directo.
- Ainda no dia 07/11/2023, o apoio ao cliente enviou-me um email às 14:17 horas a acusar a recepção do referido pagamento.
- Posteriormente, recebi na minha casa uma nota de crédito NC 2023.1A/11576, emitida em 08/11/2023 (UM DIA APÓS A LIQUIDAÇÃO DO CRÉDITO) no valor de 358,89 euros, nota de crédito esta relativa à fatura FT 2023.1ª393663, fatura essa relativa ao período de 16/10/2023 a 15/11/2023 que, obviamente, eu já tinha pago.
- No dia 04/12/2023 enviei um email ao apoio cliente, a informar que tinha sido debitado na minha conta, mais uma mensalidade do referido crédito, e uma vez que aquele já havia sido liquidado, solicitei que o valor fosse de imediato creditado, por erro da RCI.
- Em resposta, no dia 05/12/2023 o apoio ao cliente informou-me que lamentava a situação, mas que teria que contactar o meu banco e pedir a “revogação do débito directo ocorrido” e que o dinheiro ficaria de imediato disponível na minha conta, pelo que procedi conforme indicado e ficou resolvido.
- Nesse mesmo dia, 05/12/2023, liguei para o apoio ao cliente para saber como proceder com a nota de crédito que havia recebido e fui informado que deveria assinar a referida nota de crédito e remete-la por email, o que fiz nesse mesmo dia, às 14:59 horas.
- Às 15:53 horas desse dia 05/12/2023, o apoio ao cliente acusou a recepção da nota de crédito e informou-me que o assunto seria encaminhado para o departamento responsável.
- Não tendo qualquer feed-back, no dia 20/12/2023 telefonei para o apoio ao cliente e fui informado que teria havido um lapso e que iriam proceder ao pagamento do montante da nota de crédito de imediato.
- Nesse mesmo dia o apoio ao cliente enviou-me um email a acusar a recepção da nota de crédito (NOVAMENTE) e que o crédito da importância referida na nota de crédito seria creditada na minha conta, o que levaria cerca de 20 dias, pelo que fiquei novamente a aguardar.
- Como entretanto não obtive qualquer notícia, no dia 09/01/2024 enviei novo e-mail ao apoio ao cliente, pelas 10:00 horas, a solicitar que verificassem o porquê do atraso do pagamento.
- Não tendo obtido qualquer resposta, no dia 11/01/2024, às 09:18 horas, fiz uma insistência, remetendo ao apoio ao cliente o mesmo pedido feito a 09.01.2024 e referindo que se tratava de uma insistência.
- Não tendo obtido, mais uma vez, qualquer resposta, em 17/01/2024 às 15:55 horas voltei a insistir, por email, solicitando me informassem porque é que a nota de crédito não era paga, pois foi emitida pela MOBILIZE Finance Services em 08/11/2023, ou seja, no dia a seguir à liquidação do contrato e por duas vezes fui informado que deveria aguardar cerca de 20 dias para o pagamento.
Assim, tendo já passado muito mais de 20 dias e não tendo recebido a referida importância de 358,89 euros, nem tão pouco qualquer resposta aos meus emails, o que entendo não ser forma de tratar com cliente nenhum, solicito que me respondam ao que já solicitei e me paguem o montante da nota de crédito que, relembro, foi a Mobilize Financial Services que me remeteu depois de eu ter efectuado o pagamento da antecipação do contrato que foi celebrado.
Data de ocorrência: 31 de janeiro 2024
Estimado cliente, Sr./a Carlos Jorge Trincheiras Delca,

Informamos que recebemos a sua reclamação número 107146324, no dia 2024-01-31, que mereceu a nossa melhor atenção.

A situação que nos reportou foi reencaminhada, para o Departamento Responsável e encontramo-nos a desenvolver todos os esforços para o contactar o mais breve possível.

Estimado cliente, Sr./a Carlos Jorge Trincheiras Delca,

No seguimento do exposto por Vossa Exa., indicamos que a conta corrente do contrato se encontra regularizada, a nota de crédito indicada, foi justificada com a revogação efetuada junto da intituição bancária do IBAN associado ao contrato.

1 de fevereiro 2024
Conforme referido anteriormente, a revogação do débito ocorreu no dia 05/DEZEMBRO/2023, na sequência de um débito indevidamente efetuado no dia 04/DEZEMBRO/2023, e estamos a reclamar de uma nota de crédito que foi emitida no dia imediatamente a seguir à liquidação do contrato, ou seja, em 07/NOVEMBRO/2023.
Assim, a nota de crédito não tem qualquer relação com o débito revogado porque a referida nota foi emitida em 08/11/2023 e o débito revogado foi feito à posterior, em 04/12/2023 e por mim revogado em 05/12/2023.
Como é bom de ver, as notas de crédito têm de reportar-se a débitos anteriores.
Tudo isto foi por mim amplamente explicado na reclamação, com cópia de todos os documentos.
Estimado cliente, Sr./a Carlos Jorge Trincheiras Delca,

No seguimento do exposto por Vossa Exa., indicamos a nota de crédito emitida a 08/11/2023 é referente à prestação referente ao periodo de 2023/10/16 a 2023/11/15, com data de vencimento a 30/11/2023, a qual foi revogada por Vossa Exa., pelo que, não existe valor a reembolsar.

6 de fevereiro 2024

É preciso analisar as reclamações com atenção!
Se a nota de crédito foi emitida em 08/11/2023 e o débito indevido foi efectuado em 04/12/2023, e por mim revogado em 05/12/20213, será fácil perceber que uma situação nada tem a ver com a outra. NÃO se emite uma nota de crédito de uma situação que ainda não aconteceu!!!
Quando a nota de crédito foi emitida, o débito indevido ainda não tinha sido feito. Portanto a nota de crédito tem a ver com a liquidação total do contrato e não com o débito indevido. Fácil! Basta ver com atenção as datas.
Nota de crédito emitida em NOVEMBRO!
Débito indevido em DEZEMBRO!
Agradeço que seja vista a situação com atenção e resolvida rapidamente, uma vez que os transtornos causados são imensos e dá uma imagem da empresa muito pouco credível.
Estimado cliente, Sr./a Carlos Jorge Trincheiras Delca,

No seguimento da reclamação efetuada por Vossa Exa., no Livro de Reclamações Online, informamos que respondemos à entidade reguladora Banco de Portugal, pelo que, damos por encerrada a reclamação via Portal de Queixa.

9 de fevereiro 2024

Não, não concordo.
A revogação feita por mim no mês de DEZEMBRO, tem a ver com um débito efectuado por V. Exª., em 04 DEZEMBRO; nada tendo a ver com a nota de crédito emitida em 08/NOVEMBRO.
AS NOTAS DE CRÉDITO NÃO SÃO EMITIDAS PARA DÉBITOS A EFECTUAR NO FUTURO; DIZEM SEMPRE RESPEITO A UM ACONTECIMENTO ANTERIOR.
Não ter a possibilidade de resolução não é nada correcto, nem ético. Irei tomar medidas junto das entidades de fiscalização dos V/ serviços.
Carlos Delca

Estou com o mesmo problema.
A Financeira efetuou um débito em duplicidade o que me acarretou incumprimento com outra insituição e consequentemente juros e multa.
Diariamente efetuo contacto e a a informação é que o reembolso já foi efetuado, porém nunca é creditado em conta corrente.
Esta financeira é uma vergonha.