Multiopticas Marca Recomendada

• comercial@multiopticas.pt

Multiopticas - Seguro multiopticas quebra/perda/furto

Utilizador apresentou a reclamação
28 de outubro 2023
Não comprar este seguro, jamais e em tempo algum, sem lerem o documento das condições do princípio ao fim!

Comprei uns óculos armação com lentes E...lor na multiopticas.
Na compra foi-me sugerido um "seguro para os óculos no valor de 35 euros que cobriria 80% da compra no caso de perda, roubo ou quebra", foram estas as palavras do colaborador.
*Nota: A minha esposa também comprou o mesmo seguro duas semanas depois e foram estas as mesmas palavras sem disponibilizarem as condições do seguro!
As condições à primeira vista eram razoáveis, tendo em conta que eram os meus primeiros óculos de leitura, mas verificou-se que não.
No passado dia 2 de Agosto perdi os meus óculos e no seguimento da indicação da colaboradora da multiopticas, teria de me deslocar à policia para efetuar uma participação. Assim fiz.
Desloquei-me à loja para acionar o seguro e a colaboradora fez as contas e confirmou-me o valor de 80% face ao valor segurado. (Acho que ela também tinha ouvido as mesmas condições que me explicaram oralmente a mim. No fundo, era o que ela estava habituada a dizer aos clientes. Fugiu-lhe a boca para a verdade, como se costuma dizer!)
Perguntou-me se queria escolher a mesma armação ou outra no caso de não haver em stock nesta loja.
Depois de escolher uma armação no mesmo valor a colaboradora informou-me que ao inserir os dados da participação na plataforma, esta só permitia ira aos 50% do valor uma vez que era furto!
Face ao exposto, perguntei onde estavam as condições de seguro e porque não me tinham sido fornecida no ato da compra?
Disse-me que o colega deveria ter explicado essas condições e que o documento com as condições não estava disponível de momento na loja para me fornecer.
Fui-me embora pensar...

Em termos de contas e em números "redondos":
Preço dos óculos em campanha (valor segurado)= 300 euros
Valor do seguro em caso de perda= 150 euros
Preço dos mesmos óculos fora de campanha= 500 euros
Preço a pagar pelos (novos) óculos= 350 euros

Resumindo, pagaria mais que na primeira compra (que somando os óculos e o seguro daria 335 euros!!!)

*nota 1: diz que o seguro não pode ser ativado em óculos em campanha!
*nota 2: diz que se perder na segunda vez vez já compensa mais porque o preço fora de campanha é superior! (como se andássemos a perder ou a estragar óculos todos os dia. Pode acontecer, mas é pouco provável...)
*nota 3: o montante disponibilizado pelo seguro só pode ser utilizado na compra em loja.

Voltei à multiopticas porque necessitava mesmo dos óculos para ler as letras pequeninas :)
Comprei a armação mais barata e as lentes mais baratas retirando algumas características recomendadas pelo médico oftalmologista, que não o optometrista da multiopticas...

Contas e em números "redondos":
Preço dos óculos = 300 euros
Desconto do valor do seguro em caso de perda= 150 euros
Preço a pagar pelos novos óculos= 150 euros

Nota prévia: nas duas reclamações que fiz no livro de reclamações, o que respondem é sempre o mesmo, que as condições são explicadas na venda e que foram-me disponibilizadas nessa altura, e que iriam assegurar que teriam sempre esse documento nas lojas.

Nesta altura, expliquei à colaborador que hoje em dia recebemos imensas campanhas de seguros e cartões por telefone e quando pedimos para enviar a documentação para podermos ler, dizem que não podem mandar porque a campanha é só por telefone. Porquê, porque cliente desinformados são mais fáceis de "enrolar" porque não podem ler as "letras pequenas".
Solicitei o documento com as condições do seguro que tinha contratado e apressaram-se logo a ir buscá-lo. Um mini-flyer com as condições e um contrato. Já tinham!

Se a multiopticas AFIRMA veementemente que me explicara as condições e me entregaram o documento anexo, desafio a multiopticas a apresentar-me o contrato onde constam as minha assinaturas nos dois pontos que dizem que - o tomador do seguro declara que recebeu por escrito as condições.... e que o Tomador do Seguro declara que as condições e termos gerais lhe foram devidamente comunicados... e também que tomei conhecimento do RGPD.

Face ao exposto, pretendo:
- Devolução do montante pago pelo seguro por incumprimento contratual, não informação e não apresentação das condições no ato da compra.
- Devolução do montante de 50% relativo à ativação do seguro, pelos mesmos motivos..
Data de ocorrência: 21 de outubro 2023
30 de outubro 2023
Exmo. Sr. Luís Silva

Queira dizer-nos em que loja decorreu a situação exposta, para que possamos encaminhar internamente para análise.

Melhores Cumprimentos,
Departamento do Apoio ao Cliente
30 de outubro 2023
Ocorreu na loja do cascais shopping.
Cumprimentos
6 de novembro 2023
Reclamação reaberta uma vez que não foi resolvida.
Exmo.

Após contacto com a equipa, fomos informados de que:

O Sr. Luís, após reclamação efetuada pelo mesmo, em que não concordava com as condições do seguro, sirigiu-se á nossa loja no dia 11/10/2023 com uma participação da Policia em como perdeu os seus oculos, a vendedora acionou o sinistro como "perca/roubo", e procedeu á encomenda dos novos oculos, com base na escolha efetuada pelo cliente, quer da armação, quer das caracteristicas das lentes, o Sr. efetuou o adiantamento da compra e fez o levantamento dos oculos no dia 21.10.2023.

Não houve qualquer discordância nem objeção por parte do Sr. Luís, no dia 11/10/2023, data da encomenda dos oculos (sinistro).

Contactamos o nosso departamento legal que informou que:

A franquia aplicável em caso de perca ou roubo, corresponde a 50% do valor pago.
O seguro foi contratado com esse pressuposto, e foi acionado, como tal, não existe, nesta medida, qualquer devolução por efetuar.

Lamentamos qualquer transtorno causado,

A equipa Multiopticas
6 de novembro 2023
Somente para deixar claro a quem leia esta reclamação de que os Srs. são muito bons a distorcer o discurso.
O que me venderam inicialmente, e pelos visto não foi somente a mim, não é o que os Srs. dizem agora.
Se assim não é, volto a fazer o desafio, mostrem as provas de como me forneceram todas as condições do seguro.

Importa deixar duas mensagens:
- A primeira a quem tenha a pretensão de ser cliente multiopticas: CUIDADO com o que estes senhores vos tentam impingir.
- A segunda para a multiopticas: acabaram de perder 3 clientes pela vossa falta de seriedade.
Exmo. Sr. Luís Silva,

Cumprimentos
Departamento Apoio ao Cliente Multiopticas
GrandVision Portugal
E: apoiocliente@multiopticas.pt
7 de novembro 2023
"Queira crer que as reclamações e sugestões dos nossos clientes, constituem um excelente instrumento de melhoria dos nossos serviços.
Posto isto, lamentamos se algo não correu conforme as suas espectativas e apresentamos as nossas desculpas."

Lamentam mas responsabilidade, zero!
Só não percebo qual o papel da ASAE no meio disto tudo...

Obrigado e bons negócios.
Utilizador avaliou a marca
7 de novembro 2023

Não vale a pena tecer opiniões.