55.3
Clube Internacional do Livro – Edição e Comércio de Livros a Crédito, SA
  • NaturaLar é uma marca dedicada a serviços de remodelação de interiores de habitações que forma parte do Grupo CIL, um dos grupos mais importantes do nosso país, com mais de 25 anos de experiência e composto por mais de 30 empresas nacionais e internacionais.

• Rua da Indústria nº 4,
    2614-517 Amadora
  • naturalar@cilsp.com

NaturaLar - Cancelamento de contrato

Patricia Silva apresentou a reclamação
17 de março 2021 (editada a 18 de março 2021)
Em Fevereiro deste ano pedi a esta empresa para me contactarem com o intuito de trocar a banheira por um poliban. O senhor que veio cá no dia 11/02 a casa fazer o orçamento foi espectacular, vendendo um serviço premium realizado em dois dias com tudo incluído: desde o aviso de barulho na porta do prédio à limpeza depois das obras. Fui persuadida a assinar um contrato nesse mesmo dia (a visita foi feita à noite) para ter um desconto de 10%. Não me dava sequer tempo para pensar. Teria que assinar naquele momento ou perdia o desconto. Não podia ficar para o dia seguinte. A visita foi efectuada por volta das 21H. Claro que assinei porque o desconto era significativo. Disse que iria receber uma visita de um engenheiro para confirmar as medidas tiradas pelo comercial. Visita essa que aconteceu a 02/03/2021. Nessa visita foram confirmadas as medidas e que iriam solicitar o material, que normalmente demoraria algum tempo. Relembro que o comercial me disse que obra seria rápida…
Nunca mais me disseram nada. Nem se tinham material, nem uma data para começar o trabalho, nada! Ao verificar a idoneidade da empresa nas redes sociais, deparo-me com uma série de queixas, trabalhos mal feitos, alterações de valores dados inicialmente, o que me assustou e dado que desde o dia 02/03 não obtive qualquer informação da empresa, senti necessidade de cancelar o contrato, que penso que é um direito meu porque nem uma data de começo de obra me deram. Esse cancelamento foi solicitado no dia 04/03. Até hoje nem uma resposta da empresa. Nem a perguntar o motivo desse cancelamento.
Hoje recebo um telefonema de um colaborador da empresa com tom de voz ameaçador a informar que não poderia cancelar o contrato. Como a obra não foi começada achei que tinha o direito de mudar de opinião, não trazendo qualquer prejuízo para empresa, já que a obra não foi efectuada. O colaborador disse que não era assim, que o contrato começava no dia que foi assinado. Ora se a obra só começasse em 2022, eu tinha que me sujeitar a isso? Às condições e vontades da Naturalar? Uma empresa de excelência é aquela que das reclamações faz melhorias ao seu funcionamento.
O colaborador foi indelicado e acabou o telefonema com um "vemos nos em tribunal".
Pergunto se agora estamos na mão destes predadores que praticam vendas agressivas e ainda ameaçam os clientes?
Eu dou como terminado o contrato, porque tenho esse direito.
Data de ocorrência: 17 de março 2021
19 de março 2021
AM/4715169/04-03-2021

Estimada Cliente,

Em resposta ao seu email, confirmamos receção do seu pedido de rescisão do contrato nº 208973.

De acordo com a cláusula 8.4 das condições gerais do mesmo, iremos apurar o valor dos materiais com medidas personalizadas já produzidos para os colocar à sua disposição e emitir a respetiva fatura.

Responsável pelo Serviço ao Cliente Naturalar

Rua da Indústria, N.º 4 - 2614-517 Alfragide

Tel (+351) 21 470 61 33 - Fax (+351) 21 471 87 91

Email: naturalar@cilsp.com

www.naturalar.pt
19 de março 2021
Agradeço que os materiais sejam entegues hoje na minha casa e a obra feita em 3 dias conforme me foi indicado. Se assim não acontecer, a factura não será liquidada.
Os prazos têm que ser cumpridos pelo cliente mas também pela empresa.

Obrigada.
To: Patricia Silva <tishaob@hotmail.com>
Subject: RE: Resolução de Contrato de Empreitada CL 45094232

AM/4730216/19-03-2021

Estimada Cliente,

Em resposta ao seu email e conforme consta no anexo o clausulado encontra-se assinado por V.Exa.

Neste sentido apos pagamento do valor apurado o material será colocado a sua disposição.

Responsável pelo Serviço ao Cliente Naturalar

Rua da Indústria, N.º 4 - 2614-517 Alfragide

Tel (+351) 21 470 61 33 - Fax (+351) 21 471 87 91

Email: naturalar@cilsp.com

www.naturalar.pt
29 de março 2021
Qui, 25/03/2021 17:36
Faz me pensar que o material à medida ainda não está feito, que neste caso será a base de duche.
A dia 25/03 penso que já ultrapassaram há muito prazos de obra.
Como mencionado anteriormente não aceitarei qualquer factura de um trabalho que não foi feito.

1 de abril 2021
31/03/2021
Recebi um telefonema do Engenheiro a dizer que os materiais estavam prontos.
Mas desde 04/03 que me estão a ameaçar com uma factura dos materiais que já estavam prontos!!
Dá a sensação que estiveram desde o início a mentir só para extorquir o dinheiro ao cliente.
Estimada Cliente,
Em resposta à sua reclamação, que agradecemos e que mereceu a nossa melhor atenção, informamos:
No decorrer da visita agendada previamente com os nossos clientes, são apresentadas várias opções de remodelação de WC pretendendo assim ir ao encontro das expetativas dos mesmos. É apresentado um orçamento de acordo com a opção escolhida pelo cliente e desejando o mesmo um orçamento detalhado, este será enviado pelos nossos serviços administrativos num prazo máximo de 48 horas. Este procedimento não implica qualquer compromisso por alguma das partes.
Querendo o cliente contratar de imediato o serviço, todos os produtos e valores constarão num contrato assinado por ambas as partes que poderá ser anulado dentro do prazo legal para o efeito.
V. Exa. assinou um contrato com a Naturalar referente a uma obra de remodelação do seu WC.
Assinou quer a frente do referido contrato quer o verso em como tomou conhecimento das cláusulas contratuais.
Desse contrato consta e é assinalado em campo próprio, material considerado personalizado, ou seja, fora do padrão standard, fabricado por medida. De acordo com a cláusula 8.1 do referido contrato V. Exa. tinha 14 dias para resolvê-lo livremente sem qualquer encargo.
Devido a este direito do consumidor, só após expirado o prazo de reflexão por parte do cliente, a empresa procede à encomenda do produto ao fabricante, encomenda essa que já estava a decorrer quando V. Exa. solicitou a rescisão do contrato, ou seja, no dia 4/3/2021, 8 dias após ter terminado o prazo para o efeito.
De acordo com a cláusula 8.4 do referido contrato, o valor dos materiais personalizados terá que ser suportado pelo cliente em caso de resolução permitida. Mediante o pagamento dos referidos materiais, os mesmos serão entregues ao cliente. Solicitamos assim a sua disponibilidade para resolver esta questão que ainda está pendente.
Posto isto, agradecemos a exposição nesta reclamação sobre qualquer conduta menos própria que tenha sido praticada por algum dos nossos colaboradores intervenientes neste processo e pedimos desculpa pelo transtorno que lhe possa ter causado.
Para terminar, o Clube Internacional do Livro, da qual faz parte a marca Naturalar, é uma empresa com mais de 25 anos no mercado e rege-se pelo único padrão que pode sustentar uma tal longevidade: o respeito pelos seus potenciais clientes ou já clientes.
Qua, 28/04/2021 16:47

Para: Naturalar

Questiono o seguinte:
se o engenheiro só fosse a minha casa no final do ano 2021 para confirmar as medidas (informo que o comercial indicou que a obra só seria adjudicada quando o engenheiro fosse a minha casa confirmar as medidas) nunca teria a possibilidade de rescindir o contrato ou mudar de opinião?
Que orçamento fala? Nunca me foi enviado qualquer orçamento.
Se o engenheiro foi a minha casa no 02/03, no dia 04/03 já tinham os materiais prontos? Se sim, porquê que a obra não foi iniciada?
Se têm tanto respeito pelo cliente, porquê que quando me ligaram, fui ameaçada pelo vosso funcionário e nunca me perguntou o porquê de rescindir o contrato?
Porquê que o engenheiro Sérgio me ligou há dias sem saber qualquer teor deste assunto? Estamos em Abril, e só agora é que os materiais foram feitos por medida?
Muito Obrigada,
Patrícia Silva
28 de abril 2021
Apesar de pouco conhecido, o direito de arrependimento existe no Código Civil e até está harmonizado em todo o espaço europeu. Este mecanismo visa proteger os consumidores nos negócios celebrados à distância e simplifica o processo de devolução e troca de produtos ou cancelamento de serviços.
O direito de arrependimento é uma norma legal que estipula um período de tempo durante o qual um consumidor pode desistir de uma compra e devolver ou trocar o produto ou serviço que comprou, sem dever qualquer tipo de justificação ao vendedor.
Em que casos pode exercer este direito?
O direito de arrependimento aplica-se às compras e contratos celebrados à distância, ou seja, fora do estabelecimento comercial.

Consideram-se compras realizadas à distância aquelas que são feitas por telefone, por correio, pela internet, em excursões, na rua, em vendas porta a porta ou outros casos similares.

O direito de arrependimento determina que o consumidor tem 14 dias para rescindir um contrato ou cancelar uma compra, devolvendo o produto que lhe foi entregue, sem ser penalizado com qualquer tipo de encargos e sem ter de prestar nenhuma justificação ao vendedor.

Os 14 dias são contados de forma consecutiva a partir do dia em que o consumidor recebeu o produto ou o serviço, e não a partir da data da venda ou de assinatura do contrato.

São mesmo só 14 dias?
Não. Os 14 dias previstos na legislação europeia só se aplicam nos casos em que o vendedor informa devidamente o consumidor do seu direito de arrependimento.
Se não houver, durante o processo de negociação e venda, qualquer referência do vendedor a este direito, o prazo do direito de arrependimento estende-se. Nesses casos, o consumidor passa a poder devolver o produto sem encargos até um ano depois de o comprar.

Além de ter o direito de devolver um produto ou cancelar um contrato nos 14 dias seguintes à sua celebração, o consumidor tem outros direitos que o protegem nas vendas à distância.

É o caso do direito a ser informado, antes de realizar a compra ou celebrar o contrato, sobre as características e o preço do produto ou serviço que está a comprar. Também tem de lhe ser comunicada a forma de pagamento, além de lhe ser dado a conhecer o método de transporte e entrega.

Por último, é direito do consumidor obter previamente informação clara e esclarecedora sobre a validade da oferta e do preço que estão a ser negociados, bem como da duração do contrato que pondera assinar.
A quebra de qualquer um destes direitos do consumidor é punida em todos os países da União Europeia, na Islândia e na Noruega.
13 de maio 2021
Estimada Cliente,
Em resposta às suas comunicações, que agradecemos, informamos que reiteramos todas as informações que já prestámos anteriormente.
Assim, mais uma vez solicitamos a sua disponibilidade para resolver esta questão que ainda está pendente, ou seja, entrar em contato com os nossos serviços para acordarmos o pagamento e entrega dos materiais.
13 de maio 2021
Informo que esta situação não está resolvida. Na data em que solicitei os materiais e começo da obra, nem uma resposta me deram. Como informei antes, o contrato está anulado.
Obrigada
23 de julho 2021
AM/4778084/14-05-2021
Estimada Cliente,
Em resposta às suas comunicações, informamos que o processo está encerrado, o material foi pago e levantado no nosso armazém pelo esposo de V.Exa. Alguma dúvida ou esclarecimento adicional, estamos ao dispor.
Patricia Silva avaliou a marca
26 de julho 2021

Nunca mais farei negócio com esta empresa e aconselho as pessoas a lerem bem os contratos. Não assinem sobre pressão quando vos abanam uma redução de preço. Pensem bem e leiam muito bem o contrato que estão assinar.

Boa noite. Tenho uma situação semelhante à sua e gostaria de falar consigo. Pode indicar me um contacto seu por email ou Facebook? Obrigada

A minha situação é exactamente com a mesma empresa.

tishaob@hotmail.com

Leiam esse artigo https://www.e-konomista.pt/direito-de-arrependimento/

São mesmo só 14 dias?

Outro direito;

O consumidor tem ainda o direito de ser informado, antes de celebrar um compromisso comercial, sobre a identidade e a localização fiscal do vendedor, podendo interromper a negociação em sequência disso, se assim o entender.

Boa tarde Miguel, obrigada pela sua ajuda.