Venda de Bicicletas e Acessórios
  • info@newrace.eu

New Race Wheels - Rodas btt

Ricardo Moreira apresentou a reclamação
27 de setembro 2019
Em agosto de 2018 adquiri umas rodas New Race MTB SL, por motivos desportivos (início de nova época) apenas montei as rodas em fevereiro de 2019, qual não é o meu espanto, sem andar com as rodas, estas encontravam-se empenadas.
Na altura encaminhei as rodas para garantia e foram desempenadas, aparentemente a funcionar na perfeição.
No final do mês de agosto, ao realizar um treino numa pista de XCO executei um salto e no contacto com o solo as duas rodas ficaram completamente torcidas, de considerar que o meu peso ronda os 63kg.
A New Race informa que o modelo MTB SL 29 são para utilização na vertente XCM e XCO, não colocando qualquer tipo de restrição de utilização nesta matéria.
Considerando os factos, e não estando agradado com a situação decidi reclamar garantia das rodas através de um agente da marca (não sendo o que me vendeu as rodas), primeiro aspeto negativo a reter da New Race: por o produto ter entrado pelo agente A, o agente B que vendeu as rodas ao cliente final não pode ter intervenção no processo de reclamação. Até aceito que não tenha intervenção, mas e o histórico de anomalias com as rodas, é esquecido?
Segunda situação de desagrado: através de contacto telefónico o gerente da New Race nunca se preocupou com o facto de as rodas terem sido reparadas em fevereiro, garantindo que as suas rodas não saem das instalações com defeito. Não tendo relatório desta intervenção.
Sobre a incidência de agosto de 2019, o gerente da New Race, desde logo mostrou-se à parte dos danos, referindo inclusive que o salto poderia ter sido abordado com pouca velocidade, que este tipo de material nem deveria ter garantia após utilização exaustiva. Em relatório de análise das rodas refere o seguinte: “… as rodas apresentam empenos verticais e horizontais, não havendo anomalias em qualquer raio, cabeça ou qualquer componente que sustente os aros, concluímos que o empeno das rodas se deve a um forte impacto. Fator não coberto por garantia. Relembramos ainda que a garantia cobre defeitos de fabrico, o que não se verifica nesta situação, seria altamente improvável um par de rodas ter os dois aros com defeito” – ou seja não é impossível que os meu aros tenham defeitos.
A meu ver uma marca de referência deve ter os clientes do seu lado e não estar contra eles, nota-se uma despreocupação para com o cliente (integridade física) e a total desresponsabilização no pós-venda.
Data de ocorrência: 27 de setembro 2019
New Race Wheels
27 de setembro 2019
Sim, foi comunicado ao cliente que a reparação das rodas em questão não é abrangida pela garantia. As rodas em questão sofreram um forte empato, o mesmo foi confirmado pelo cliente e esse foi o motivo pelo danificar das rodas.

Vamos tentar explicar, para que se perceba, com funciona uma roda. O que sustenta as rodas são os raios que exercem uma tensão sobre o aro, as corretas tensões fazem com que o as rodas fiquem direitas. Durante o uso as rodas sofrem forças externas, se essas forças forem demasiado excessivas, os aros devido à "memória" da metais, poderá não voltar à posição original .

A "memória" é uma característica que quando nos metais é exercida um determinada força (varia de metal para metal) faz com que o material não regresse à forma inicial.

Não temos qualquer registo dessas rodas terem vindo às nossas instalações anteriormente para desempenar, e é impossível terem saído das nossas instalações empenadas, pois todas as nossas rodas são inspeccionadas criteriosamente e manualmente com auxilio computorizado e têm um empeno máximo de 0.2mm, visivelmente imprescritível.

Neste caso em concreto e pela relutância do cliente em não aceitar que a reparação não estaria abrangida pela garantia, tivemos de investigar um pouco mais. O salto em questão é o que podem verificar no link abaixo, em que neste caso são os dois atletas que lideravam a classificação da prova, no vídeo os dois transpõem o obstáculo descendo e não saltando, o cliente em questão decidiu saltar, manobra que o levou a cair e a danificar as suas rodas. De salientar que as rodas em questão são desenvolvidas para Cross-Country e XCM e não para Enduro/Downhill.

Link do vídeo: https://www.facebook.com/BTTXCOIRMANIA/videos/375305059829016/
Caro Colaborador da New Race,
Mais uma vez refiro, vocês não tem consideração para com o cliente, as rodas foram para as vossas instalações em fevereiro de 2019, através do agente 3Action - Material Desportivo, LDA, e não há registo? Estão a brincar com quem gasta dinheiro no vosso equipamento?
Sobre o dano atual refere que tudo está relacionado com o impacto de agosto, como me pode garantir que os aros não tem defeito, nem vieram com defeito após a revisão de fevereiro?
Outra questão, o estado em que ficaram as rodas é normal para um atleta que pesa 63Kg?
Como pode dar a explicação do salto através de um vídeo se não o viu a manobra que executei? O local foi identificado, agora as circunstâncias da execução do salto não as sabe.
Mais informo que os saltos em Cross-Country e XCM existem, basta estar um bocadinho atento a provas internacionais, inclusive numa das últimas provas do Mundial XCO havia um salto bem mais alto que este (também lhe posso mandar uma série de link’s de vídeos). Portanto não se justifique que as rodas foram utilizadas incorretamente.
Ainda sobre o local do salto, informo que outros atletas abordaram o obstáculo em voo e não tiveram queda, outros infelizmente também caíram no mesmo local, no entanto não ficaram com as rodas no mesmo estado das New Race que utilizei, utilizavam material de outras marcas.
Em suma, se realmente estivesse preocupado com o material que vende e com o cliente que compra, tentaria resolver o assunto com preocupação na perspetiva de fidelizar um cliente. Tão simples como aceitar que as rodas tiveram um problema em fevereiro, situação que não quer confirmar. Depois sobre a sua abordagem autoritária afirmando que as suas rodas não saem de fábrica com empeno, é mentira pois isso já aconteceu com outros clientes, pena não terem sido reportadas no local correto ou então tiveram um tratamento diferente do meu.
New Race Wheels
27 de setembro 2019
Você sabe no seu subconsciente que excedeu os seus limites e do material ao tentar transpor esse obstáculo, pelo que sabemos só ouve duas pessoas que o fizeram dessa forma, você e outro ciclista que teve de ir ao hospital. Relembro também que as garantias não cobrem uso em competição, motivo que nem sequer colocamos em causa.

Mas achamos que este debate não nos leva a lado nenhum, leia atentamente as normas de garantia que iam com o produto que adquiriu ou pode consultar as mesmas no site da marca.

Relembro que nos predispusemos a proceder à reparação das suas rodas, cobrando apenas o valor do material danificado (aros) sem cobrar qualquer valor pela mão de obra e outros gastos necessários.

Iremos dar este caso por encerrado.
Caro Colaborador da New Race,
Seja concreto nas suas afirmações e não se basei em suposições. Vamos a factos, o atleta que por acaso foi parar ao hospital não ficou com as rodas empenadas/danificadas correto? (como referi anteriormente de outra marca)
Sabe também que o dano não foi feito em competição, mas em treino, ou seja, a garantia deverá ser ativa.
Quanto às vossas normas de garantia, tenho a perfeita noção que as estou a cumprir.
Em relação a esta conversa, acho interessante que se “esqueça” das anomalias reportadas em fevereiro de 2019 e tenha desviado o assunto para uma questão tão simples como:“... predispusemos a proceder à reparação das suas rodas, cobrando apenas o valor do material danificado (aros) sem cobrar qualquer valor pela mão de obra e outros gastos necessários.” – claro que se eu o fizesse estaria a concordar que o erro teria sido meu e que as rodas não teriam qualquer defeito. Situação que discordo e por esse motivo estou a expor o meu desagrado.
Se entender que podemos chegar a um acordo/solução para esta situação, estarei disponível para o efeito, até porque entendo que esta situação não é agradável tanto para a New Race como para mim.
Ricardo Moreira avaliou a marca
2 de outubro 2019

Após contacto com o gerente da marca e alguns esclarecidos os trâmites de todo o processo, chegámos a um acordo para resolver este situação.