82.7
    - 26 Centros Auto em Portugal: http://www.norauto.pt/index.php?id=561&all

• Av. dos Cavaleiros, nº 49
    2794-057 Carnaxide
  • servico.clientes@norauto.pt

Norauto - Impossibilitam ao cliente a obtenção das ofertas que prometem

Pedro Lopes apresentou a reclamação
9 de agosto 2022
26 de Julho -> Compra online de 2 pneus Michelin Primacy 4 de 225 55 R18, com montagem, equilibragem e alinhamento de direcção. Total da factura: 371,90€

Neste dia, aquando da compra, a Norauto em parceria com a Michelin, prometiam oferecer 20 euros em combustível para a referida compra (2 pneus Michelin de R18 com montagem). O cliente era então informado de que tinha até ao dia 6 de Agosto para submeter a sua participação, factura incluida, num formulário que existia no site.

27 de Julho -> Montagem dos pneus.

30 de Julho -> Confiro no site o que preciso fazer para receber a oferta. Confirmo que tenho até 6 de Agosto para fazer o pedido.

4 de Agosto -> Regressado das férias e dentro do prazo previsto, entro no site da Norauto para preencher o formulário. No entanto, já está em vigor outra oferta diferente com os mesmo intervenientes, entre 1 e 14 de Agosto, com pedido de oferta até 24 de Agosto.

A outra oferta, desapareceu do site. Já não é possível requerer, entrando a Norauto e/ou a Michelin em franco incumprimento perante o cliente.

Ainda assim, preencho o formulário da nova oferta na expectativa de que percebam a situação. Estou a 4 de Agosto a submeter uma factura com data de 27 de Julho, pelo que obviamente refere à oferta que esteve em vigor de 15 a 31 de Julho e cuja submissão de pedido era supostamente possível até 6 de Agosto.

Pensei que, tratando-se dos mesmos intervenientes, me resolvessem o problema sem sequer terem que me contactar.

Ainda assim, enviei o seguinte email:

"Exmos.,

Então fiz compra e montagem de 2 pneus Michelin na Norauto de Faro no dia 27 de Julho (anexo factura), estando a promoção de oferta de 20 euros em combustível validada para a minha compra, sendo que no site da Norauto o cliente é instruído que pode requerer a oferta até dia 6 de Agosto mediante envio da factura e, infelizmente, hoje, nem dentro do prazo legal previsto, entro no website e já está em vigor outra oferta Michelin, de 1 a 14 de Agosto, sendo que já não me aparece nada sobre a anterior.

Não consigo, portanto, proceder à participação conforme previsto. Ainda preenchi o formulário da nova oferta, enviei a factura, e agora fico na expectativa de que percebam que a factura é de 27 de Julho e que por isso respeita à oferta anterior, mas sei que o mais certo é nem chegarem a validar nada e ficar sem qualquer oferta.

Pedia encarecidamente um pouco de atenção a este assunto. Se o cliente é informado que tem até determinado dia, vocês têm que cumprir com aquilo que dizem ao cliente.

Obrigado e cumprimentos,"

Ao qual obtive esta resposta:

"Estimado cliente,

Você se inscreveu na promoção de compras em agosto e sua fatura está datada de julho. Lamentamos informar que desde esta promoção não podemos validar seu registro. Deve contactar a empresa que gere esta promoção através do 91 088 18 17"

Ora, haverá melhor descrição de inutilidade e falta de profissionalismo? Então sabem que estou dentro do prazo e que apenas preenchi o formulário errado pois o correcto já foi retirado, e em vez de me adaptarem o registo à oferta correcta metem-se com joguinhos de quem se faz desentendido para ver se o cliente desiste da oferta? Muito mau....

Mais, o número que me foi facultado dá sempre "Lamentamos mas neste momento não é possível estabelecer a sua chamada".

Ou seja, fui enganado, a um nível de sem vergonhice pouco visto. Então colocam uma oferta sobre a outra, apagando a primeira? Dizem ao cliente que tem até determinado dia para completar o pedido e depois afinal o cliente nada pode fazer mesmo estando dentro do prazo previsto?

Os 20 euros de combustível é o menos, mais me custa estar a escrever tudo isto e a chatice causada. Fica apenas a reclamação e a promessa de que não voltarei a ser cliente Norauto. Venham dizer que a culpa é da Michelin, não me interessa esse tipo de resposta, o site é vosso, da Norauto e foi do vosso site que desapareceu o formulário para participar da oferta a que me propuseram.

De resto, não o ia dizer, mas aproveito para que quem me estiver a ler fique a saber. A direcção veio completamente desalinhada. Se largo o volante em estrada nova, plana e sem curvas, em poucos metros o carro descai para a esquerda até à berma. Para ir em frente, tenho que levar o volante uns 2cm virado para o lado direito.

Data de ocorrência: 9 de agosto 2022
9 de agosto 2022
Exmo. Sr, em nome da Norauto Portugal lamentamos, desde já, o sucedido.

Tentaremos ser o mais breves possíveis numa resposta.

Com os melhores Cumprimentos,
Departamento de Marketing e Comunicação
9 de agosto 2022
Mais acrescento que em resposta à supracitada resposta que recebi por email, enviei assim:

"Exmos.,

Obrigado. Ainda esta manhã vos tinha enviado (para info@promocionesturismo.es ) o email do printscreen que agora vos envio em anexo.

Espero que não restem dúvidas. Melhor que ninguém, perceberão.

Isto é como esta promoção que é para compras entre 1 e 14 de Agosto em que dizem ao cliente que pode depois até 24 de Agosto anexar a factura e submeter o pedido, mas depois o cliente entra no site a 18 de Agosto e já está em vigor outra promoção que "atropelou" a anterior.

Agradeço que simplifiquem e que me façam o favor de adaptar a situação em conformidade e adicionar o meu pedido à promoção anterior, que esteve em vigor na segunda quinzena de Julho (data da factura) e cuja submissão era supostamente possível até 6 de Agosto.

Obrigado."

Sendo que a isto, nunca me responderam. Fiquei sem resposta e com promessa de resolução através de um número de telefone que não funciona.

10 de agosto 2022
Caro cliente

Agradecemos, desde já, o facto de ter registado esta ocorrência, e muito lamentamos o sucedido, a qual mereceu a nossa melhor atenção.

Informamos que, a campanha à qual se refere, trata-se de uma iniciativa realizada pela Michelin. A qual publicitamos, devido ao facto de sermos parceiros e comercializármos os respetivos produtos.
As condições da campanha, encontravam-se corretamente registadas no nosso website.
Sendo que, de momento, poderá aceder ainda através do site https://promocoes.michelin.pt
Qualquer informação adicional poderá entrar em contato através do respetivo canal info@questoespromocoes.pt ou (+351) 91 42 42 444.
Esta resposta tem um anexo privado
11 de agosto 2022
Ora, exactamente o que eu esperava. A atirarem as responsabilidades para a Michelin. Ignorando este meu comentário no primeiro post que passo a citar:

"Venham dizer que a culpa é da Michelin, não me interessa esse tipo de resposta, o site é vosso, da Norauto e foi do vosso site que desapareceu o formulário para participar da oferta a que me propuseram."

Reitero: O formulário de participação estava no vosso site e lá tinha que permanecer até 5 de Agosto. Não é correcto desaparecer vários dias antes, sendo substituído pela nova campanha. É a Norauto que tem que ter controle sobre o que se passa no site da Norauto. Se a Michelin manda no vosso site, então está tudo dito, mas a culpa dessa incongruência não pode ser imputada ao cliente.

O link que me envia (este: https://promocoes.michelin.pt ), é não mais que um URL alternativo ao formulário que tinham no vosso site, onde constava este link mas depois (bem antes de 5 de Agosto), deixou de constar.

Além disso, tinha que me ter sido enviado logo aquando dos meus contactos iniciais. Vejam (na imagem em anexo) a resposta que me foi dada a 5 de Agosto, quando a campanha ainda não tinha expirado.

Porque não me deram esse link logo nesse dia? Tinha-me permitido preencher o formulário dentro do prazo. Agora já diz "expired". Será responsabilidade minha também?

Não aceito de forma nenhuma que a Norauto não assuma responsabilidades. A campanha aparece no site da Norauto, eu paguei (371 euros) à Norauto. É no site da Norauto que está o formulário de participação que entretanto desaparece muito antes da data de finalização da campanha. Não me oferece qualquer dúvida que a responsabilidade é inteiramente da Norauto.

A parceria é com a Michelin? Muito bem, mas cumpram com a vossa parte, pois foi aí (na gestão do que aparece no vosso site) que falharam.

E se consideram que a responsabilidade é da Michelin, apenas têm que gerir a ocorrência com eles. Ou são-vos estranhos? São estranhos com os quais vocês não têm qualquer contacto, que entram no vosso site, tal qual um hacker, e implementam campanhas no vosso site à vossa revelia? É isto?

Consoante a próxima resposta, tomarei acções adicionais. Reparem que tenho em minha posse todos os registos que apoiam a minha argumentação. E é tudo tão claro e óbvio, tão fácil, que não pretendo desistir, mesmo que me custe muito mais de 20 euros o tempo e esforço que aqui estou a dispender. Já deixou de ser pelo dinheiro, mas sim pela gritante falta de respeito pelo cliente.

E uma palavra quanto ao mau serviço prestado no que ao alinhamento da direcção diz respeito? Também é da responsabilidade da Michelin?

Caro cliente,

Na sequência da sua exposição, tentamos contacta-lo telefonicamente, sem sucesso.
De acordo com a informação da Michelin, temos indicação que a situação ficou resolvida e que os códigos foram enviados para o seu email a 12 de agosto de 2022.
Qualquer informação adicional, poderá entrar em contato com Michelin através do seguintes contactos: info@questoespromocoes.pt ou (+351) 91 42 42 444.
No que concerne à questão relacionada com o serviço de alinhamento, deverá deslocar-se com o veiculo ao centro Norauto onde realizou o serviço, para que possamos analisar as condições da viatura.
Caros,

Efectivamente assim que contactei com a Michelin, o assunto ficou prontamente resolvido pois da parte da Michelin houve a sensatez de entender que a razão estava inteiramente do meu lado e não valia a pena andar a enrolar a situação.

Oxalá da vossa parte, da Norauto, houvesse o mesmo nível de sensatez na hora de se chegar a soluções fáceis, até porque são os verdadeiros responsáveis pelo sucedido pois retiram (ou permitam que se retire) o formulário de participação do vosso site vários dias antes da finalização da oferta.

Já agora, a resposta positiva da Michelin chegou-me no dia 12 de Agosto, mas o cupão chegou-me apenas hoje.

E confirmo que percebi que me tentaram ligar (3 vezes) hoje. Agradeço, mas além daquilo que já li da vossa parte por aqui, não preciso de mais explicações nem de estar a perder mais tempo com o assunto.

Aceito o a reclamação como fechada e resolvida, mas com um grau de satisfação muito reduzido.

Obrigado e cumprimentos.
Pedro Lopes avaliou a marca
19 de agosto 2022

Serviço fraquinho, de mínimos, e se algo corre mal em vez de se apoiarem nas soluções fáceis e óbvias, procuram desviar o assunto.