NOS
    Campo Grande, 1600-404 Lisboa

NOS - Compra online - telemóvel

Inês Gonçalves apresentou a reclamação
11 de agosto 2020
No dia 28 de Julho realizei uma compra online no site da NOS (telemóvel a prestações, com devido pagamento do valor de entrada), com previsão de entrega no dia 30 de Julho (mensagem rececionada, comprovativa da entrega, por parte da transportadora).

No dia 30, a entrega não foi realizada. Contactei a empresa de transporte (DPD), que me deu a certeza de que a entrega seria realizada no dia seguinte. Tal não sucedeu. Liguei para a empresa nesse dia, a qual me indicou que a encomenda, apesar de ter dado entrada em armazém, foi perdida. Foi-me dada então a informação de que a encomenda seria encontrada e que fariam a entrega na segunda-feira, dia 3 de Agosto, porém tal não sucedeu.

Liguei para a NOS a informar a situação, contudo foi me indicado que teria de aguardar 5 dias úteis para poder realizar o cancelamento da compra online e poder realizar a compra diretamente numa loja. Assim o fiz. Quarta-feira, 5 de Agosto, liguei para a NOS a comunicar que conforme era esperado a entrega não tinha sido realizado até à data e que queria a resolução desta situação. Foi pedido o (suposto) cancelamento da compra online, foi-me solicitado o IBAN para devolução do valor pago (em 5 dias úteis) e foi-me dada a certeza de que poderia dirigir-me à loja para a compra do equipamento (sem qualquer impedimento).

Dia 7 de Agosto, dirigi-me à loja do Oeiras Parque, para a efetivar a compra do telemóvel. Contudo a autorização não me foi dada. Liguei, uma vez mais, para o 16990 (NOS) e a foi-me dada a indicação de que a situação estava a ser gerida por uma equipa de especialistas, que teria de aguardar por dia 10 de Agosto (5 dias úteis após o pedido de cancelamento - informação que me tinha sido omitida) e que seria contatada.

Tendo em conta que não foi feito esse contato (no dia 10), liguei (uma vez mais) para a NOS. Foi-me indicado que a situação ainda estava em processamento (mesmo já tendo passado o tempo limite de resposta) e foi solicitado um contato com urgência (dei a indicação de que aguardaria até dia 12 de Agosto).

Situação lamentável que dura há 15 dias.
Data de ocorrência: 11 de agosto 2020
13 de agosto 2020
Hoje, dia 13 de Agosto, fui contactada através do 16990 pelo departamento de reembolso a mencionar que tal não seria possível ser realizado, por a encomenda ainda não se encontrar cancelada. Explicaram-me que o cancelamento apenas ocorre em duas situações:
- Não aceitação por parte do cliente aquando a entrega
- Não comparência no local de entrega (durante x tentativas)
- Por não pagamento do valor de entrada, por parte do cliente, durante as 48h indicadas, no início do processo

Foi ainda indicada a informação que a situação já deveria ter sido enviada para a "loja online" (o que não foi realizado por nenhum dos 4 colaboradores com quem falei anteriormente) e que seria feito esse reencaminhamento, ainda hoje. O prazo "típico" para resolução do problema será até 18 de Agosto (próxima terça-feira).

Foi-me indicado que iriam realizar uma redução de 10€ na próxima fatura, por todas as chamadas realizadas até à data para o 16990.

A aguardar...
Inês Gonçalves avaliou a marca
17 de maio 2021

A situação acabou por ser resolvida apesar de uma forma demasiado demorada (meses após a compra). Tendo em conta que não é o primeiro equipamento que adquiro nesta modalidade (em prestações) e tendo, nas vezes anteriores, corrido bastante bem, voltarei a utilizar este serviço. Contudo passarei a fazer sempre a compra presencialmente e nunca através da loja online.