NOS Marca Recomendada Marca do Mês
    Campo Grande, 1600-404 Lisboa

NOS - Prisioneiros e escravos de uma operadora

Marina Sendão apresentou a reclamação
15 de julho 2016

Em 11/07/2014, eu assinei contrato com a NOS, através de um comercial porta-a-porta, onde mudava o meu actual serviço (TV+NET+VOZ) para o mesmo, mas acrescentava 2 telemóveis ao pacote.
Nos meses seguintes existiram inúmeras confusões entre o meu contrato e o da minha mãe, porque assinamos contrato as duas juntas e o comercial acabou por trocar alguns dados. Dois ou três meses depois, conseguimos resolver a situação.
Entretanto, nestes últimos 2 anos a qualidade de serviço, deixa muito a desejar, contactando a NOS, eles alteravam-me para serviços melhores no que diz respeito à NET, mas começava uma nova fidelização e eu não quis. Até porque a Vodafone instalou fibra na minha area e eu queria terminar o contrato para mudar para a Vodafone.
Hoje, fui à NOS para rescindir o contrato, uma vez que em 11 do corrente mês terminei a fidelização. Qual foi a minha surpresa, ao dizer-me que ainda estava fidelizada até 01/04/2017!!!??? A lojista disse-me que não conseguia ver porquê, mas que tinha uma actualização ao contrato em 01/04/2015.
Liguei para o Apoio a Clientes da NOS, que me disse que em 01/04/2015, às 14:54h eu liguei para lá para reduzir o valor da factura em 2.50€, que era respeitante a um serviço "Fox Play", que supostamente eu teria activado na opção da TV e na altura foi cancelado. Pois, eu não me recordo dessa situação, nunca activei nada nem me lembro de ligar para lá. No entanto, fico escandalizada que a activação e/ou desactivação de algum canal faça recomeçar a fidelização!!!
No entretanto, questionei qual o valor que teria de pagar a título de indemnização, se quisesse resolver o contrato agora. A resposta foi 511.92€, ou seja o respeitante ao valor da factura multiplicada pelos 8 meses que faltam até ao final da fidelização. Mas, ainda no outro dia encontrei na net uma lei qualquer que refere que não podem exigir mais que o valor da instalação. A instalação não foi 511.92€!!!
As minhas questões são, quanto à contagem da fidelização apenas por alterar canais, sem nada escrito e quanto aos valores que podem exigir de indemnização? Há alguma forma de eu poder rescindir sem ser muito lesada?
E deixo, também, reclamação quanto à lojista que me dirigi e que não conseguia ver o que se passava no meu processo, dizendo que eu tinha de ligar para a NOS...Então, porque têm uma loja aberta se não resolvem nada???!!! Ah, e mais uma questão, se realmente existiu a chamada de abril, o comercial não me informou que iria iniciar o período de fidelização, porque se fosse informada não teria feito nada com certeza!!!

Data de ocorrência: 15 de julho 2016
18 de julho 2016
Olá Marina Passos , asseguramos que estamos a analisar a sua questão. Entraremos em contacto consigo assim que possível.
Obrigada,
19 de julho 2016
Olá Marina Passos , em sequência do contacto telefónico estabelecido hoje, consideramos que a situação que nos reportou foi devidamente resolvida.
Estamos ao seu dispor para qualquer esclarecimento adicional.

Antecipadamente gratos pela colaboração,

20 de julho 2016
Aqui a questão aparece resolvida. No entanto, apesar de me terem ligado e resolvido a questão da fidelização para eu poder rescindir o contrato, não consigo fazê-lo porque uma operadora abriu um processo na minha conta, ficou de me contactar até ao final do dia de hoje e ainda não me contactou. Eu já contactei várias vezes a NOS para tentar resolver, mas dizem que não podem porque apenas essa senhora pode encerrar o processo. Os operadores deixam insistências da minha parte para essa senhora me contactar, mas até agora sem sucesso. Hoje, às 14h liguei novamente para a NOS a pôr o problema, o operador que me atendeu disse que isso não implicava nada e que eu poderia ir à loja NOS dar continuidade ao processo de rescisão. Fui à loja às 14:40h, gastei dinheiro e perdi tempo, para na loja me dizerem que não podiam fazer nada. Disseram para aguardar até ao final do dia de hoje.
Por volta das 16h voltei a contactar a NOS e voltaram a dizer que tem que ser essa senhora a encerrar o processo e a contactar-me para eu poder rescindir. Pediu-me para aguardar até ao final da semana. Respondi que só aguardava até ao final do dia de hoje, pois isto não faz o mínimo sentido.
Portanto, esta questão ainda não está totalmente resolvida.
21 de julho 2016
Estamos ao seu dispor para qualquer esclarecimento adicional.

Antecipadamente gratos pela colaboração,

Marina Sendão avaliou a marca
20 de julho 2016

Aqui a questão aparece resolvida. No entanto, apesar de me terem ligado e resolvido a questão da fidelização para eu poder rescindir o contrato, não consigo faze-lo porque uma operadora abriu um processo na minha conta, ficou de me contactar até ao final do dia de hoje e ainda não me contactou. Eu já contactei várias vezes a NOS para tentar resolver, mas dizem que não podem porque apenas essa senhora pode encerrar o processo. Os operadores deixam insistencias da minha parte para essa senhora me contactar, mas até agora sem sucesso. Hoje, às 14h liguei novamente para a NOS a pôr o problema, o operador que me atendeu disse que isso não implicava nada e que eu poderia ir à loja NOS dár continuidade ao processo de rescisão. Fui à loja às 14:40h, gastei dinheiro e perdi tempo, para na loja me dizerem que não podiam fazer nada. Disseram para aguardar até ao final do dia de hoje. Por volta das 16h voltei a contactar a NOS e voltaram a dizer que tem que ser essa senhora a encerrar o processo e a conatctar-me para eu poder rescindir. Pediu-me para aguardar até ao final da semana. Respondi que só aguardava até ao final do dia de hoje, pois isto não faz o minimo sentido. Portanto, esta questão ainda não está totalmente resolvida.

Já falta pouco para acabar essas fidelizações:

NOVAS REGRAS DE FIDELIZAÇÃO
As operadoras de telecomunicações vão ser obrigadas a oferecer contratos "SEM qualquer tipo de fidelização" ou contratos com seis e 12 meses de fidelização, a partir de meados de julho.

Novas regras para a rescisão de contrato:
Outra alteração prevista é o valor da rescisão de contrato. Na base do cálculo das penalizações a pagar pelos clientes passará a constar, logo na assinatura do contrato, os custos das operadoras com os equipamentos, como as "boxes" ou telefones, que terão que ser ressarcidos pelos clientes caso queiram cortar contrato antes do tempo indicado.
As operadoras terão que reduzir o valor cobrado pelo fim antecipado dos contratos. Este montante não poderá ser superior ao valor em falta até ao final do contrato em curso. Até agora, era cobrado o valor em falta das restantes mensalidades até ao final do prazo contratual.
Estas indicações terão que estar previamente indicadas à data da assinatura do contrato.