Nova Câmbios Agência de Câmbios S.A.

NovaCâmbios - Recolha de dados não consentidos - privacidade de dados

André
André apresentou a reclamação
13 de outubro 2021
Boa tarde, ontem dia 12 de Outubro, por volta das 19h, desloquei-me à loja NovaCâmbios do Norteshopping para trocar algumas notas da moeda Húngara para euro. No entanto, no decorrer desta ação, a pessoa que me atendeu começou a fazer perguntas não contextualizadas e pessoais como "Onde trabalha?", "O que faz no seu trabalho", "Qual o nome da empresa", etc..
A minha reação foi perguntar porque se estaria a discutir tal assunto, ao qual a resposta foi "Estamos a fazer estas perguntas para uma amostra para um estudo". Ao qual eu respondi "Mas para isso não precisa do meu consentimento". A resposta da senhora foi "Sim".

E eu respondi "Mas eu não lhe dei o meu consentimento".
E a senhora respondeu-me que se não participasse naquele questionário que não me trocaria as notas.

Isto significa duas coisas:
- Primeiro, pelo RGPD (Regulamento Geral sobre a Proteção de Dados), não é permitido usar dados pessoais de uma pessoa sem o seu consentimento, coisa que esta senhora não cumpriu.
- Segundo, o questionário é uma coisa independente do serviço prestado. Mesmo que eu não quisesse fazer parte deste questionário, não é razão válida para não prestar o serviço.

É de referir, que se a senhora me tivesse perguntado algo como "Importa-se de participar num estudo que estamos a fazer?", a minha resposta teria sido positiva. Acho inaceitável o que aconteceu. E a atitude desta mulher deixa muito a desejar.
Data de ocorrência: 12 de outubro 2021
André