Novo Banco
Novo Banco
Performance da Marca
Índice de Satisfação nos últimos 12 meses.
Taxa de Resposta
98,5%
Tempo Médio de Resposta
75,2%
Taxa de Solução
20,2%
Média das Avaliações
31,3%
Taxa de Retenção de Clientes
29,4%
Ranking na categoria
Bancos
1 Santander 84.2
...
Novo Banco38.9
NOVO BANCO S.A.

Novo Banco - Cobrança abusiva de "serviço utilização tranquila" de cartões de crédito

Resolvida
1/10
Nuno F
Nuno F apresentou a reclamação
17 de abril 2024
Tenho conta e cartão de crédito do Novobanco há décadas, no entanto nos últimos 2 deixei de utilizar a conta. No entanto mantive a conta aberta e o cartão de crédito ativo. No dia 17/04/2024 recebi uma fatura do cartão de crédito, que já não utilizava há cerca de 1 ano, apenas usado excecionalmente para as apps de TVDE, que entretanto já tinha eliminado como meio de pagamento. Com surpresa estavam a ser cobrados 40 euros (mais imposto de selo) pelo "serviço de utilização tranquila", algo que tinha ideia de ter cancelado há vários anos (foi inicialmente ativado em 2010 segundo a informação prestada). Após contactar o atendimento ao cliente da instituição confirmaram que esse valor tinha já sido cobrado, pelo menos em 2023 e que mais uma vez era cobrado. Infelizmente, se o cancelamento foi feito por telefone há vários anos não tenho forma de provar que cancelei esse serviço.
Quer na app, quer no internet banking, não foi possível encontrar a opção para cancelar este serviço. Apenas por telefone foi possível, e mesmo assim foi-me recomendado ligar daí a um mês para confirmar se o serviço foi efetivamente cancelado. Tudo isto tem as marcas de comissões e taxas cobradas de forma abusiva (mas infelizmente legal) e de forma sub-reptícia. Tal como encontrei outros clientes com a mesma queixa, esta reclamação serve de aviso para os clientes do Novobanco com cartão de crédito que verifiquem todas as linhas dos extratos do cartão, liguem para o atendimento e confirmem se este serviço está a ser cobrado sem que o cliente tenha qualquer intenção de beneficiar do mesmo.
Data de ocorrência: 11 de abril 2024
Novo Banco
18 de abril 2024
Caro Senhor,

Acusamos a receção da sua exposição que mereceu a nossa melhor atenção.

Para que possamos esclarecer detalhadamente a questão apresentada, informamos que pode apresentar a sua exposição através dos seguintes canais:

- Carta:
novobanco
Gestão de Reclamações
Av. da Liberdade, nº 195, 11º piso
1250-142 Lisboa

- E-mail: satisfacao@novobanco.pt

- Mensagem novobanco Online: utilizando a opção correio novobanco Online.

- Serviço Telefónico: Através da Linha Direta (o custo de chamada para o serviço Linha Direta através do número 218 837 700 é o custo contratado entre o cliente e a sua operadora de telecomunicações, e o número 707 247 365 é de 0.09€/min a partir da rede fixa e de 0.13€/min a partir de rede móvel, acrescido de IVA à taxa em vigor)

- Em qualquer agência do novobanco

Com os melhores cumprimentos,

Gestão de Reclamações
novobanco
Nuno F
18 de abril 2024
Não há lugar a mais qualquer contacto. Esse contacto já foi feito antes da criação desta queixa. Infelizmente não tenho forma de comprovar que cancelei o tal serviço há vários anos, pois foi por chamada telefónica. A queixa serve apenas como aviso para atuais e futuros clientes da entidade bancária que esta usa este tipo de práticas, onde sub-repticiamente ativa estes serviços, não existindo uma forma clara de cancelar através do internet banking ou na app. Apenas por telefone foi possível cancelar o serviço e mesmo assim, não me foi garantido que o cancelamento tenha sido feito, tendo sido recomendado ligar novamente daí a um mês. Analisei sempre muito bem todas as linhas dos extratos dos cartões de crédito desta entidade.
Nuno F
Nuno F avaliou a marca
18 de abril 2024

Entidade bancária com práticas abusivas de taxas e serviços sem a completa transparência, infelizmente prática conhecida do setor, do qual a entidade já foi líder (pelas piores razões!)

Esta reclamação foi considerada resolvida
Comentários
Esta reclamação ainda não tem qualquer comentário.