Bancos

Novo Banco - Saldo em divida

Em tratamento
Tiago Emanuel Lopes Amaral
Tiago Amaral apresentou a reclamação
16 de abril 2024 (editada a 17 de abril 2024)
Exmos. Senhores,

Venho por este meio expressar o meu desagrado e apresentar uma reclamação relativa aos serviços prestados pelo Novo Banco, especificamente no que concerne à gestão das minhas contas pelo balcão de Abrantes.

Hoje, ao tentar encerrar a minha conta em um balcão no Fórum Oeiras, fui surpreendido ao ser informado de que mantinha aberta uma conta empresarial. Tal informação contradiz o procedimento que executei em agosto de 2019, quando solicitei o encerramento tanto da minha conta empresarial como da minha conta pessoal. Naquela ocasião, procedi ao pagamento de todos os saldos em dívida para com o Novo Banco, incluindo a liquidação do passivo do cartão de crédito, de forma a garantir que reunia todas as condições para receber o meu salário em uma nova conta à ordem criada no mesmo dia.

Para meu espanto, fui informado de que a conta empresarial em questão acumulava uma dívida de aproximadamente 380 euros, referentes a pagamentos de manutenção de contas. Mais perturbador ainda é o fato de que esta dívida tenha sido acumulada sem que eu tenha sido devidamente notificado. Segundo fui informado pelo balcão de Abrantes, meu balcão habitual, a suposta notificação teria sido realizada através do NB NET. No entanto, devo ressaltar que acreditei que todas as minhas contas estavam encerradas desde agosto de 2019, e não tive acesso a qualquer mensagem ou notificação referente a esta dívida.

Infelizmente, não possuo provas documentais deste procedimento de encerramento realizado em 2019, o que dificulta a minha argumentação. No entanto, reitero que a minha intenção ao encerrar as contas era garantir o cumprimento de todas as minhas obrigações para com o Novo Banco, e não fui informado de qualquer pendência remanescente.

O propósito desta reclamação não é apenas resolver a questão financeira em si, mas principalmente expor a falta de profissionalismo na gestão das minhas contas. Enquanto cliente regular, mantive uma relação de confiança com o Novo Banco, o Novo Banco não apenas prestou serviços financeiros, mas também procurou ativamente expandir o meu relacionamento, ligando-me para oferecer novos serviços financeiros, tendo usufruído de diversos serviços financeiros, incluindo três créditos pessoais. Em nenhum momento fui informado sobre a acumulação de taxas de manutenção na minha conta empresarial, o que resultou nesta dívida injustificada e é desconcertante que nunca tenham entrado em contacto comigo para informar sobre a existência desta dívida. Esta falta de comunicação demonstra uma clara negligência por parte do banco em cumprir com as suas responsabilidades e em manter a transparência na relação com os clientes.

É inadmissível que apenas tenha sido alertado para esta situação no momento em que tentei encerrar a minha conta pessoal. Fica a questão: quando me tencionavam notificar? Quando a dívida atingisse valores mais elevados?

Gostaria de salientar que possuo emails anteriores a 2019 que demonstram que o meu contacto de email associado à minha conta empresarial estava corretamente registado nos sistemas do Novo Banco.

Espero que esta reclamação seja tratada com a devida atenção e que medidas sejam tomadas para resolver esta situação de forma justa e transparente.
Data de ocorrência: 16 de abril 2024
17 de abril 2024
Caro Senhor,

Acusamos a receção da sua exposição que mereceu a nossa melhor atenção.

Para que possamos esclarecer detalhadamente a questão apresentada, informamos que pode apresentar a sua exposição através dos seguintes canais:

- Carta:
novobanco
Gestão de Reclamações
Av. da Liberdade, nº 195, 11º piso

- E-mail: satisfacao@novobanco.pt

- Mensagem novobanco Online: utilizando a opção correio novobanco Online.

- Serviço Telefónico: Através da Linha Direta (o custo de chamada para o serviço Linha Direta através do número 218 837 700 é o custo contratado entre o cliente e a sua operadora de telecomunicações, e o número 707 247 365 é de 0.09€/min a partir da rede fixa e de 0.13€/min a partir de rede móvel, acrescido de IVA à taxa em vigor)

- Em qualquer agência do novobanco

Gestão de Reclamações
novobanco
Tiago Amaral
17 de abril 2024
Bem sei que essa é só uma resposta padrão. Mas está longe de ser verdadeira. Em qualquer balcão e no serviço telefónico pedem para resolver no balcão de residência.

Enviei email para o gerente de conta. Estou a aguardar pela resposta
Tiago Emanuel Lopes Amaral
Tiago Amaral está a aguardar resolução da marca