Companhias de Seguros
2 Ageas Seguros 74.6
Ocidental70.1
Companhia Portuguesa de Seguros S.A
  • Líder em Bancassurance

A Ocidental é o maior operador de venda de seguros no canal bancário em Portugal, disponibilizando os seus produtos através do Millennium bcp. A sua oferta é composta por um vasto leque de soluções Vida e Não Vida, visando a proteção de famílias e empresas, tanto no plano pessoal como patrimonial.

• Praça Príncipe Perfeito n.º 2,
    1990-278 Lisboa
  • apoioaocliente@ocidentalseguros.pt

Ocidental - Sinistro 20mr945093

Pedro Matoso
Pedro Matoso apresentou a reclamação
18 de novembro 2021
Vimos por este meio solicitar ajuda para resolução de uma situação que se arrasta há bastante tempo e que já nos criou bastantes constrangimentos.

Timeline dos acontecimentos

- Ativei a cobertura de sinistros por riscos elétricos a 12 de novembro

Problema: Ar condicionado com módulo exterior avariado, após noite de relâmpagos e trovoada( noite de 06NOV20). Módulo externo deixou de funcionar. Módulos internos, quando ligados, fazem com que o disjuntor geral desligue.

- Orçamento solicitado por mim a uma empresa técnica certificada e enviado de imediato para a Homefix a 16NOV20 (ANEXO 1 e 2)

- Peritagem realizada a 19NOV pelo técnico da HomeFix

- Recebi em 25 NOV a vossa decisão relativamente ao processo em que relata que o sinistro não tem cobertura por este seguro, no seguimento do relatório dado pela vossa subcontratante, após visita à habitação em causa (Anexo 3).

- Solicitei a 27NOV novo relatório à empresa instaladora de Ar condicionado (ANEXO 4)

Descrição:

Constatei a 25NOV que feedback enviado por vós, fruto do trabalho realizado pela Homefix não está de acordo com a avaliação da empresa certificada a que recorri para solicitar orçamento inicial e a que recorri para fazer a análise da avaria.Voltei a solicitar orçamentos a terceiros, e o feedback é sempre o mesmo, sempre oposto ao feedback da HomeFix.

A visita (19NOV) levada a cabo pelo técnico da Homefix revelou-se bastante duvidosa. Passo a descrever: O técnico que se deslocou à minha residência para além de não ter feito testes à máquina exterior (nem tão pouco se aproximou da mesma, apenas lhe tirou uma foto à distância), apenas tentou ligar as máquina interiores. Posto estas duas "manobras" preencheu uma folha e foi embora.

Ou seja, não foi analisada qualquer avaria nem nenhum componente da máquina exterior foi averiguado, aberto, analisado, visto. O aparelho exterior, o avariado, foi visto de longe... apenas documentada com uma fotografia. Para isso não é necessário enviarem "técnicos". Adiante. Após o meu contacto telefónica para a homefix fiquei a saber que o veredito ia ser feito baseado no seguinte: "Não é problema elétrico, pois se tivesse sido problema elétrico as máquinas de dentro não ligavam...".

É deveras intigrante... e muito pouco fidedigno, até ridiculo na verdade. As máquinas interiores ligam... e mandam de imediato o quadro geral abaixo. Isto, apenas isto. Como foi lhes fiz chegar inclusive antes da visita, o orçamento, esta avaria até podia ter sido muito melhor analisada, a avaria, já tinham a descrição do problema completa e uma abordagem.

As placas eletronicas queimadas (que são o facto, a avaria em si) nem foram sequer alvo de olhar mais aprofundado. Na verdade, nem sequer foi apurado qualquer problema, limitou-se basicamente a insinuar que não houve problema elétrico ... apenas com um olhar de longe. Se o veredito fosse contrário até podia estar a confiar no meu orçamento (mas tem o dever de certificar a veracidade), mas nem uma coisa nem outra. Limitou-se a afirmar uma aberração. Um técnico com conhecimentos da área saberia que a alimentação deste equipamento é feito na unidade exterior e como é lógico que queimou as placas eletrónica na unidade exterior, nunca vai afetar a unidade interior, logo, quando se liga um sistema multi split, a unidade interior pode ventilar mas quando envia ordem à unidade externa, se ela tiver as placas queimadas, faz disparar o disjuntor.

Após tomar conhecimento do feedback final (após a vossa carta) e constatando de facto que a análise então do perito não batia certo com a da empresa certificada, solicitei um relatório escrito que partilho convosco (Anexo 4) do técnico da DAIKIN.

Recordo que o pedido de peritagem da minha parte foi feita a uma entidade instaladora certificada pela marca (Daikin) dos meus aparelhos (Anexo 1 e 2).

Posta esta situação, caso não aceitem a peritagem da entidade certificada pela própria máquina, podem coordenar nova peritagem externa, como preferirem. De qualquer das formas podem contar com a minha disponibilidade para qualquer esclarecimento adicional, para marcação de nova visita de outros técnicos, da mesma companhia ou de outras, o que vocês bem entenderem.

Caso nao seja dado um feedback mais realista, pretendo fazer seguir esta comunicação para a DECO. E nesse caso irei precisar de informações reais sobre o nome da empresa e do técnico que esteve no local, assim como a identificação (número) emitido pela ADENE TIM-II ou III, o NºTQAI, e técnico gases fluorados, emitidos pela APIEF, da empresa o número atribuído pela CERTIF e se é associado da APIRAC. Irei fazer uma exposição junto destas entidades, pois empresas pouco transparentes com peritos a fazer estas "averiguações" têm de ser postas fora do mercado... que se quer honesto e transparente e que consequentemente não lesem a imagem da vossa instituição, que até ver, é tão "vítima" quanto eu.

Fico a aguardar a vossa posição.

Volto a frisar alguma urgência, a possível, claro, uma vez que estamos a entrar em pleno inverno e com crianças pequenas em casa (e evitamos a todo custo constipações de modo a evitar os hospitais, pelas circunstâncias atuais).

Aproveito ainda para realçar o ponto positivo: a celeridade exemplar do processo por parte da Ocidental e do agendamento da visita do técnico (Ou seja do reporte do sinistro até à visita do técnico).

2ª Reclamação:

Venho novamente solicitar reapreciação e nova peritagem à avaria dos meus equipamentos de Ar Condicionado no seguimento da participação 20MR945093.

Solicitei esclarecimento à empresa instaladora certificada pela Daikin e a mesma volta a frisar que a alimentação deste tipo de equipamento (Multisplit) é feito na unidade exterior e como é lógico que queimou as placas eletrónicas na unidade exterior, e nunca vai afetar a unidade interior, no entanto quando se substituir as placas exteriores, deve ser feito o mesmo na unidade interior.

Solicito que questionem a mesmíssima coisa a qualquer empresa certificada Daikin à vossa escolha.

Tenho a certeza que foi um parecer geral sem procurar exatamente o problema. Volto a dar-vos oportunidade para a mesma questão.

Verifiquem por favor, peçam mais detalhes do equipamento para poderem confirmar a questão da alimentação e do multisplit. Estou disponível inclusive, como já disse anteriormente, para novas averiguações e visitas técnicas.

Qualquer técnico certificado sabe que quando existe este tipo de avaria, sempre que se liga um sistema multi split, a unidade interior pode ventilar mas quando envia ordem a unidade externa, se ela tiver as placas queimadas, faz disparar o disjuntor.

A razão para substituir os equipamentos, é porque a Daikin Portugal, já não tem as placas para este modelo e a unidade exterior nova não é compatível com as unidades interiores e o próprio gás também já é diferente, ou seja a unidades existentes tem Gás refrigerante R-410a e as novas vem com R-32.

Solicito urgência nesta situação dadas as condições climatéricas atuais.

Como entendo que a minha participação é digna de apreciação e a mesma está a ser negada por vossas excelências, já desencadeei uma participação na Deco e irei passar este assunto ao meu assessor jurídico se continuar sem resposta à altura da vossa parte. Para já o que foi aconselhado foi este reporte, embora já seja o segundo, mas para garantir que são feitos todos os esforços no sentido de resolver a situação.

É totalmente inaceitável que uma seguradora da dimensão da Ocidental seja conivente e leviana com os seus clientes ao aceitar esta enorme falta de profissionalismo por parte de uma empresa que nem a peritagem de equipamentos de Ar condicionado pode fazer. A HomeFix não figura nas empresas certificadas pela Certif nem tão pouco é associada da Apirac o que faz com que as suas peritagens sejam muito duvidosas e sem legitimidade.

Em relação a esta situação estou a iniciar uma participação junto destas duas entidades para que sejam tomadas todas as medidas para que esta empresa seja analisada para que não continuem a acontecer situações semelhantes à que estou a alvo.

Informo também que após a conclusão deste processo irei equacionar qualquer ligação comercial com a Ocidental e darei a conhecer esta situação a um nível superior, de acordo com o desenrolar da situação.

Para já fico a aguardar uma diligência útil da vossa parte.
Data de ocorrência: 18 de novembro 2020
Ocidental
18 de novembro 2021
Caro (a) Cliente,

Estamos a analisar a situação que nos apresentou.
Assim que possível iremos contactá-lo (a) sobre o assunto.

Apoio ao Cliente