Onevet Group, S.A

Em tratamento
Marlene Santos
Marlene Santos apresentou a reclamação
5 de abril 2024
Lamento muito estar a fazer esta crítica, porque quando o hospital me foi referenciado foi como sendo um dos melhores em oncologia.
Passado 8 meses do meu Zeus ter falecido, decidi que tinha mesmo de vir fazer esta crítica pública porque eu não quero que mais nenhuma família passe o que eu passei.
O Zeus era o nosso pastor alemão, que com apenas 4 anos foi diagnosticado com linfoma, e de imediato foi encaminhado para este hospital para a Dra Ana Rita Serra.
Na primeira consulta com a Dra Ana Rita, foi logo muito claro que o nosso Zeus não tinha um bom prognóstico. A médica foi de um extremo profissionalismo e cuidado, e apesar do prognóstico muito reservado deu-nos os caminhos possíveis para oferecer qualidade de vida durante o tempo que ele ficasse aqui connosco.
Isto foi muito importante para nós, porque pudemos preparar o seu fim de modo a que até ao último minuto houvesse dignidade e amor. A veterinária que seguia o Zeus desde sempre tornou-se amiga e família, e com ela foi conversado que no dia em que o nosso Zeus estivesse em sofrimento profundo e que fosse tomada a decisão de terminar com esse sofrimento, iríamos fazê-lo juntas, com o Zeus rodeado de amor. Seria ela que iria fazer com todo o amor que sempre lhe teve (mesmo mencionado a dor associada que sentia ao fazê-lo mas compreendendo ser a pessoa mais digna de o fazer). - isto trazia-me algum conforto dentro da imensa dor que iria sentir no dia da sua perda....
Fez a sua primeira sessão de quimioterapia, teve umas intercorrências a seguir, teve internado 2 dias lá, voltou para casa, e estava melhor.
Mas 2 dias depois começou a apresentar sinais de fim de vida (agora vejo com clareza, naquele dia foi muito mais difícil), fomos de imediato para o hospital, e fui preparando o meu marido que muito possivelmente tinha chegado o dia... Fomos a uma consulta, fizeram vários exames e análises, e enquanto esperávamos os resultados, fomos passear com o Zeus, certos que ia ser o nosso último passeio, brincarmos e treinamos que era das atividades mais regulares que ele adorava, e mesmo em fim de vida foi exímio... Choramos agarrados a ele, estávamos a preparar a despedida ..
Quando nos chamaram a Dra Maria Miguel disse-nos que o que ele tinha era muitas fezes no intestino. E eu fiquei???? Questionei sobre o edema do focinho, a respiração agónica, a mucosa decorada, ao que ela me responde que estava associado e que o edema do focinho também não sabia o que era.... Deu-nos alta. Achámos tudo muito estranho mas decidimos aceitar. Afinal de contas íamos levar o nosso menino para casa estávamos felizes. Já era de noite, quando chegámos a casa, fomos todos dormir. De manhã quando acordamos o nosso Zeus estava morto desamparado no chão da nossa cozinha.
Perdemos o nosso cão, roubaram-nos a oportunidade de lhe dar uma morte digna. Por extrema negligência médica. Ele tinha todos os sinais evidentes. Eu tenho um vídeo com esses sinais, o qual enviei e voltei a enviar para a diretora clínica para que ela me conseguisse explicar como é que isto foi acontecer..... Como é que uma médica de um hospital de referência de oncologia não sabe o que são sinais de agonia, de fim de vida.
Não quero que roubem a mais nenhuma família o direito de oferecer uma morte digna ao seu animal de estimação.
Data de ocorrência: 30 de agosto 2023
Onevet
13 de abril 2024
O Zeus foi visto em consulta de Oncologia no dia 18.8.2023 para avaliação de um linfoma multicêntrico com envolvimento de linfonodos periféricos, fígado e baço. Iniciou o tratamento de quimioterapia no dia 21.8.2023 tendo iniciado a primeira semana de um protocolo CHOP.
No dia 27.8.2023 foi visto em urgência porque apresentava lesões supurativas em ambos os cotovelos, estando internado 24 horas em observação e tendo tido alta com antibiótico e tratamento sintomático.
Na noite do dia 29.8.2023 foi visto novamente no Onevet Hospital Veterinário de Berna em urgência porque estava com ligeiro inchaço do focinho, redução de apetite, náusea e locomoção alterada. Mantinha a poliúria/polidipsia.
O Zeus na consulta estava ambulatório e ao exame físico apresentava mucosas ligeiramente pálidas, respiração taquipneica e com ligeiro esforço, pulsos fortes e síncronos e um inchaço dos cotovelos semelhante ao internamento anterior, sem desconforto abdominal e com a temperatura normal. Foram realizadas análises que não revelou a presença de anemia ou alterações significativas. Foram realizadas radiografias torácicas que não apresentavam alterações e a radiografia abdominal mostrou uma distensão do colon com fezes.
Dado o fato de o Zeus ter sido considerado estável, a Dra. Maria Miguel aconselhou que fosse para casa recomendando vigilância dos sinais e que nos contactassem caso houvesse alguma alteração do seu estado clínico.
Lamentamos a situação decorrida de forma súbita - visto a doença oncológica do Zeus ser clinicamente grave e não estar a responder à medicação e a desenvolver infeções supurativas cutâneas.
Não consideramos que tenha existido negligência, mas existem situações que se complicam mais rapidamente do que estamos à espera.
Lamentamos o sucedido e compreendemos a frustração em não terem consigo estar com o Zeus no momento da sua morte, mas não era previsível que o Zeus morresse nessa noite.
Da parte do Onevet Hospital Veterinário de Berna podemos garantir que vamos continuar o nosso esforço por ter um serviço de Excelência com constante formação principalmente na área da Oncologia, mas também Urgências e Cuidados Intensivos. Damos grande importância à formação contínua dos nossos colaboradores que temos como um dos nossos focos principais.

Rita Serras
Diretora clínica do Onevet Hospital Veterinário de Berna
Onevet
Onevet está a aguardar resposta do utilizador