Mediação Imobiliária - Agentes
1 IAD Portugal 63.8
2 NORFIN 57.4
3 Vertis 46.1
OptimHomeN/A
Sa Oh Portugal, Mediação Imobiliária , S.A.
  • Av. D. João II, nº 35, 13C, Parque das Nações
    Lisboa
  • comercial@optimhome.pt

OptimHome - Agente desta empresa nunca devolveu as chaves do apartamento

Alda Benta
Alda Benta apresentou a reclamação
29 de abril 2018

Fizemos um contrato de mediação, não exclusivo, com esta empresa para a venda do nosso apartamento com o agente Rui. O agente Rui pediu-nos cópia das chaves do apartamento e nós fornecemos para facilitar o seu trabalho na venda no apartamento. Não contentes com o serviço do Rui o contactamos para acabar com o contrato, ao que eles nos pediu mais uma oportunidade ate ao final do ano passado. Assim o fizemos, mas com desconfianças, pois este disse que iria enviar copia do contrato para nossa casa e nunca o fez, apenas o fez através do facebook. Já em fevereiro deste ano voltamos a contactar o agente Rui para acabar com o contrato pois já não queríamos vender o apartamento, nossa intenção agora seria de o alugar, e questionamos se seria necessário enviar por escrito o pedido para a rescisão de contrato. Rui disse-nos que não que isso não seria necessário que falar com ele bastava para fazer isso. Pedimos então ao senhor Rui que nos devolvesse as chaves, e este perguntou como queríamos fazer, como este era de Viana dissemos que talvez nos enviasse por correio pois este teria que se deslocar muitos kms até nós. Este disse que sim que nos iria enviar por correio, contudo 3 semanas depois ainda não tínhamos recebido nada em casa e voltamos a contacta-lo e este nos disse que as chaves teriam sido devolvidas pelo correio e que este iria agora enviar por correio registado.

Uma semana depois somos contactados por outro agente desta agência, o agente Armando que nos diz que uma outra agente a Alda gostaria de levar um cliente ao nosso apartamento para o ver. Respondemos que já tínhamos falado com o nosso agente Rui para pedir a rescisão de contrato e inclusive para pedir as chaves que até agora não o fez. Armando diz-nos que o agente Rui já não trabalha na agência que este foi despedido da agência à cerca de um mês por razões que não quis mencionar.

Durante este tempo todo, andamos em contacto com o agente Rui pensando que este era o nosso agente, quando já não o era, e a própria agência não se designou a nos informar sobre isso.

Perguntamos então se agência não poderia nos ajudar a receber as chaves de volta, ao que Armando respondeu que a agência não é responsável pelas atitudes dos seus agentes e que Rui já não lhes atendia o telefone por isso não nos podia ajudar. Questiona-mos então Armando como era possível uma agência despedir o seu agente sem antes o questionar se este tinha chaves dos clientes e por conseguinte pedir as chaves de volta para que estas ficassem na posse da agência. Este respondeu-nos que não era usual os clientes darem as chaves aos agentes. Pois precisamente após entramos em contacto com a agente Alda esta nos pergunta se pode ficar com cópia das chaves, ao que respondemos que não pois o agente Rui tem na sua posse as únicas cópias e se lhe déssemos as nossas ficaríamos sem chaves algumas. Informamos então ao agente Armando que nossa intenção era pedir a rescisão de contrato (apesar da sua insistência para que continuássemos na agência) e questionamos como o poderíamos fazer. Armando indicou-nos o que deveríamos de fazer e inclusive disse que deveríamos de mencionar o facto das nossas chaves não terem sido devolvidas.

Após desligar a chamada com Armando, este volta a contactar-nos desta vez a mencionar que caso Rui não devolva as chaves até ao final de uma semana que a agência se designava a deslocar até ao apartamento um senhor para proceder à troca da fechadura, tudo pago pela agência.
Assim o fizemos, ligamos para o agente Armando para que este então enviasse o tal senhor, mas Armando desligou-nos a chamada e posteriormente desligou o telemóvel, nunca nos devolvendo a chamada até hoje. Também numa chamada com a agente Alda, esta nos mencionou que em casos como este a agência procederia à troca gratuita da fechadura.

Até hoje após uma semana de ter pedido a rescisão de contrato, pedido por email e carta registada, não obtemos qualquer resposta da agência sobre a troca da fechadura e sobre a rescisão de contrato.

Entendemos que a agência nem sempre pode controlar as atitudes menos corretas dos seus agentes, mas achamos que esta antes de despedir alguém deve se certificar que possui os elementos fornecidos pelos seus clientes, como as chaves, para que fiquem na posse da agência e não do agente despedido e achamos também que os clientes devem ser informados o mais rapidamente possível que um agente já não é o responsável pelo seu imóvel, o que não aconteceu aqui.

Queremos que agência tente pedir a devolução das chaves junto do seu ex agente, e caso não consiga, que proceda à troca de gratuita das chaves como prometeram. Queremos também que procedam à rescisão de contrato e que eliminem o nosso imóvel do vosso site e em outros sites de anúncios em que esteja associado à vossa agência.

Data de ocorrência: 29 de abril 2018
Alda Benta
6 de setembro 2018
Aconselho a todos a ter muito cuidado quando se escolhe uma agência imobiliária, eles todos vêm com falinhas mansas a dizer que tem um cliente muito interessado num imóvel como seu e prometem fundos e mundos para não passar de mentiras. Este caso foi ainda mais grave como se vê o agente fugiu com as chaves e esta agência não se responsabilizou em nada neste caso.
Desconfiem e nunca entreguem as chaves a ninguém!