15.0
  • 22 6061360
  • Av. da Boavista, 1681, 3º, Salas 5 a 8
    4100-132 Porto
  • crp@orbitur.pt

Orbitur - Chegada a parque de campismo com reserva feita e paga e não ter alojamento

Paula Castro
Paula Castro apresentou a reclamação
24 de agosto 2022
No dia 22 de agosto, cheguei à Orbitur de Canidelo, à hora marcada, com uma reserva feita no local, ao balcão, a qual tinha já ficado com 50% do pagamento efetuado.
Aquando da reserva tinham sido fornecidos todos os dados pessoais e paga a quantia de 289.50 euros correspondentes a metade do valor do alojamento relativa a três noites em bungalow para cinco pessoas. Ficou tudo acertado e tenho na minha posse o recibo com todos os dados.
Ao chegar ao local na data marcada, foi-me dito que lamentavam mas que tinha havido overbooking e, já não tinham alojamento disponível nem qualquer alternativa que não fosse remarcar para outras datas (que me eram impossíveis) ou devolver o dinheiro pago. Disseram que não me conseguiram avisar para evitar a viagem e o transtorno porque não tinham os meus dados, tal é incompreensível pois eu dei todos os dados pedidos e, inclusivé tenho na minha posse o recibo de pagamento com a morada completa (isso bastaria para obter o telefone, por exemplo). Partindo do pressuposto de que não tinham os meus dados, é incrível que também não tivessem os da outra família que alugou o mesmo espaço em simultâneo (supostamente).
Para além do transtorno de fazer as malas, a viagem e lidar com a deceção das crianças, não foi tida em consideração (na devolução do dinheiro pago) os gastos com a viagem, preparativos e despesas com os animais de estimação que tiveram que ficar ao encargo de terceiros.
Dizerem-nos que a outra família chegou 15 minutos antes de nós (tendo nós feito a reserva no local e com a devida antecedência) foi lamentável, nem imagino o que teria acontecido se tivéssemos chegado todos exatamente ao mesmo tempo (atirava-se moeda ao ar?).
Esta atuação é inadmissível para uma instituição deste nível, quer o overbooking, absolutamente inexplicável, quer o não aviso para evitar a viagem (com crianças) até ao local, quer o limitarem-se a devolver a quantia exata da reserva sem ter em consideração todos os gastos inerentes a uma viagem.
Data de ocorrência: 22 de agosto 2022
Paula Castro
Paula Castro avaliou a marca
20 de outubro 2022

A Orbitur nem respondeu, deve ter partido do princípio que a devolução do valor inicialmente pago resolvia tudo.