15.0
  • 22 6061360
  • Av. da Boavista, 1681, 3º, Salas 5 a 8
    4100-132 Porto
  • crp@orbitur.pt

Orbitur - Horário do check in/check out; relação qualidade/preço e contacto telefónico

Fernando Wilson Fernandes dos Reis Pinheiro
Fernando Pinheiro apresentou a reclamação
5 de julho 2019

Gostaria de mostrar o meu profundo desagrado, relativamente a 3 situações que me aconteceram durante e após a marcação de uma reserva no Parque de campismo Orbitur Sitava Milfontes. Assim, estas foram as seguintes:
1ª) Aquando da marcação da reserva online no Booking.com e como não havia bungalows disponíveis para os dias pretendidos, tentei telefonar para a referida instituição, no sentido de saber mais pormenores relativos às caravanas(pois pensava tratar-se de instalações parecidas com Bungalows), no entanto a minhas tentativas foram goradas por ausência de resposta. No dia 2 de julho efetuei a respetiva reserva pelo Booking, mas logo após tê-la feito, percebi que as caravanas eram espaços exíguos e com apenas uma cama, um hall de entrada e um frigorífico e sem WC privativo e que o serviço não incluía lençóis e toalhas. E, imagine-se eram cobrados 57 euros por noite em Agosto. Considero pois que a relação preço/qualidade é manifestamente exagerada comparativamente com instituições que cobram menos dinheiro e com muito melhores condições.
2ª) Quando verifiquei o a hora do Check in reparei que a entrada era a partir das 17 h e que o check out teria de ser feito até às 11h do último dia de estadia. Posto isto, urge reclamar esta situação pois em condições normais o check in é feito a partir das 12 h do primeiro dia e o check out é feito até às 12 h do último dia. Assim o cliente, neste caso particular a minha pessoa, está a ser roubado em 6 horas e em vez dos 2 dias que supostamente tinha contratado iria usufruir de 1 dia e 18 horas.
3ª) Ao aperceber-me do problema tentei, no dia 4 de julho junto do Booking.com, pedir o cancelamento da reserva mas tentando negociar o valor do cancelamento da reserva que era de 68.40 euros (pois o valor a pagar por duas noites/duas caravanas orçava em 228 euros). De referir que, o Booking respondeu de imediato dizendo que o cancelamento ia ter um custo associado, mas que iam tentar encontrar a melhor solução.
4ª) No dia 5 de julho não havia resposta nenhuma e continuava preocupado com o cancelamento da reserva. Assim durante o dia 4 e parte do dia 5 tentei contactar o Parque de campismo Orbitur Sitava Milfontes mas em vão. O curioso da situação é que efetuei cerca de 20 contactos e só neste ultimo às 14:54 alguém atendeu. E, ao questionar a minha interlocutora sobre a necessidade de efetuar o cancelamento da reserva e se poderia haver redução no valor a cobrar, esta, e de forma pouco delicada, disse que isso só poderia ser feito no Booking.com e que teria de pagar o valor de 30% (68.40 euros) acordado. Assim, e exposto o caso, gostaria de reclamar, várias situações:
1º) o valor a pagar por uma instalação daquele tipo é manifestamente elevado, mesmo falando de época alta;
2º) o chek in e o chek out são uma forma de roubar os clientes pois não vão usufruir do tempo contratado;
3º) o atendimento telefónico e a prestação de esclarecimentos fica mesmo muito a desejar ;
4º) e último parece-me escandaloso que se cobre 30% do valor da reserva e que esta não possa ser negociada quando decorreram apenas dois dias entre a marcação da reserva e o seu cancelamento visto que a instituição em causa ainda dispunha de mais de um mês para agendar uma nova marcação para as ditas caravanas agora libertadas.

Data de ocorrência: 5 de julho 2019