Os Pequenos Marqueses
Os Pequenos Marqueses
Os Pequenos Marqueses, Lda

Os Pequenos Marqueses - Interesses financeiros acima do superior interesse das crianças

João Pinto
João Pinto apresentou a reclamação
28 de março 2020
Olá,
Não recomendo mesmo o colégio “Os Pequenos Marqueses”
Desaconselho totalmente esse colégio. Os interesses económicos são colocados acima dos interesses superiores das crianças. O colégio fechou por ordens do governo no âmbito da propagação do vírus covid-19 e a primeira comunicação recebida pelos Pais a seguir ao fecho foi quase uma semana depois e a falar de dinheiro. Não se preocuparam se neste caso a minha filha da creche estava afectada pelo afastamento forçado da educadora, auxiliar e ambiente escolar, não se preocuparam se os pais estavam a lidar bem em ter as crianças fechadas em casa, não desenvolveram actividades em utilizando meios gratuitos digitais para contacto à distância, não fomentaram a continuidade das rotinas escolares, por exemplo com o simples ensinamento da canção do bom dia aos Pais para manter a rotina, nem um vídeo que como é sabido hoje em dia a facilidade em produzir este tipo de conteúdo! Como colégio ainda por cima particular poderiam assegurar interações humanas regulares criando comunidades entre os pais e filhos mas NADA! Só queriam saber de dinheiro e quanto a esse aspecto aplicaram uns fantásticos 10% de desconto na mensalidade sendo que no nosso caso a mensalidade incluía Fraldas, pomadas e refeições e nem esses 10% são representativos destes custos fixos que taxativamente não iriam ter. À parte de tudo o resto de custos que naturalmente não iriam ter como estabelecimento, refiro-me a água, luz, gás, fornecedores, materiais de desgaste entre tantos outros. Pior... como estabelecimento de ensino, verifica existir uma verdadeira alteração das circunstâncias que fundamentaram a contratação dos serviços, alteração essa que justifica a modificação dos termos contratados, in casu, quanto à mensalidade a pagar pelos serviços efetivamente prestados. Como não prestaram nem à distância ainda tiveram o desplante de fazer 10% de desconto. Pior.. perante o meu pedido de explicações quanto à origem dos 10% de desconto e o motivo de aplicação desse desconto que mais pareciam ser saldos, e como prestador de serviços a obrigatoriedade que têm da prestação dessa informação, negaram-ma e indicaram que não me tinham que explicar! Como o meu advogado estava a acompanhar a situação e perante um colégio que coloca o dinheiro acima dos superiores interesses das crianças perdi toda a confiança com a agravante to tom altivo e prepotente que as directoras se dirigiram à minha pessoa! Cometeram uma ilegalidade e poderia ter levado até as últimas consequências que iriam perder o processo isto porque se o colégio tiver cortado completamente o contacto com as crianças, então não há lugar a pagamento, segundo o Código Civil, porque, "incumpre a obrigação a que estará naturalmente adstrita" de proporcionar o ensino das crianças, mesmo que a distância através de ferramentas digitais.
Péssimo serviço péssimo colégio entre outras experiências negativas que tive anteriores a esta como a mudança de educadora a meio do ano e as directoras nem uma conversa tiveram com os pais.
Não recomendo mesmo o colégio “Os Pequenos Marqueses”.

Resultado: cancelei a matrícula por justa causa, sendo que me ficaram com a mensalidade de Agosto que me obrigaram a pagar em adiantado e se eticamente fossem correctos teriam a devolvido. Ainda para mais porque até o regulamento da escola no artigo 13) perde validade ao referirem que “O pagamento da mensalidade de Agosto é obrigatório para crianças que frequentam o colégio durante 10 meses do ano letivo que estão inscritas.”. A minha filha não esteve 10 meses do ano lectivo o que levaria a que me reembolsassem desse valor por consequência.
Data de ocorrência: 28 de março 2020