15.8
    2685-244 Portela – Loures

Peugeot - Peugeot 3008, corrente da árvore de cames

Mónica Agrela apresentou a reclamação
16 de fevereiro 2024
Bom dia, nunca pensei um dia vir a fazer esta reclamação, sobretudo por uma marca que sempre tive respeito e apreço. Tenho comigo uma viatura que comprei, um peugeot 3008 1500 com 130 cavalos, do ano 2018. Comprei-o em estado usado mas com todas as manutenções feitas conforme a marca sugere e estava tudo bem até o proprietário do stand onde comprei o veículo me ter ligado no ano de 2022 a informar que havia vários carros deste modelo que estavam a dar problemas na corrente de árvore de cames e que deveria verificar com a marca se o meu carro estaria ou não dentro desse lote de veículos que saíram de fábrica com esse mesmo defeito nessa peça. Liguei com um um stand peugeot e informaram-me que não tinham qualquer conhecimento desse tipo de avaria e que poderia estar tranquila. Na sexta-feira passada o meu veículo avariou em andamento, foi para o mecânico e qual foi o problema? Exactamente, tinha partido a corrente de árvore de cames e que consequentemente queimou outras peças do motor, estando o reparo do veículo na ordem mais ou menos de 3000€. No dia de ontem contacto com o apoio ao cliente onde me dizem que através do número de chassi e o veículo sendo inspecionado num dos concessionários peugeot me podiam ou não ajudar, conforme avaliação.
Após esta chamada, entrei em contacto com um concessionário peugeot que já havia contactado no ano de 2022 e em que me disseram que de nada tinham conhecimento e em que me informam, desta vez, que realmente já tinham agora conhecimento de veículos em que esse problema tinha ocorrido, e não estou a falar só do modelo 3008. Após isto, informaram-me que realmente para fazer uma avaliação técnica e concreta, eu teria que levar lá o veículo ao concessionário, o histórico de todas as manutenções que o mesmo teve, antes e depois de eu o comprar, que o mesmo não podia estar mexido(caso que só seria possível se o meu mecânico tivesse visão raio x), que não poderia ter mais de 5 anos, o que tem, ou então não ter mais de 150,000km, o que não tem, visto que desde 2018 até ao dia de hoje teria feito pouco mais de 20,000km com o mesmo, todos estes pontos poderiam fazer com que a marca assumisse algum tipo de culpa(inteira ou parcial), ou não assumisse culpa nenhuma. Ainda me pediram o número de chassi que não tinha comigo para poderem verificar algo. Não culpo o técnico nem o comercial que ainda me tentaram ajudar, culpo sim a empresa e marca peugeot, que deviam ter outro trato e consideração com os seus clientes. Após detetarem este defeito em todos os veículos os proprietários não deviam ser informados e a substituição da peça ser feita pela marca de forma gratuita? Nós consumidores compramos os carros, não os fazemos e confiamos que estamos nas melhores mãos. Acho lamentável toda esta situação e não aconselharei a marca a ninguém, perderam toda a total confiança da minha parte e de certo de outros lesados com este erro como eu fui.
Data de ocorrência: 16 de fevereiro 2024
1 de março 2024
Bom dia, continuo há espera de uma resposta da peugeot acerca deste problema.
A última informação que obtive por parte de um concessionário autorizado foi que não poderiam fazer nada por mim porque o carro já tinha mais de 5 anos.
Quando tudo o resto eu cumpria, ter todas as inspeções na minha posse e o carro não ter mais de 150,000km.
Mónica Agrela avaliou a marca
12 de abril 2024

Nunca mais recomendo Peugeot a ninguém.