Pikolin
    Rua Rodrigo Sarmento de Beires Lt 57
    Foros de Catrapona
    2840-068 Aldeia de Paio Pires
  • posvenda@pikolin.pt

Pikolin - Defender os meus direitos enquanto consumidor!!!

Paulo Carvalho
Paulo Carvalho apresentou a reclamação
19 de fevereiro 2012

No passado dia 30 de Setembro, dirigi-me ao estabelecimento Espaço Descanso, pertencente ao Grupo Pikolin, sito no Gaiashopping, com a intenção de adquirir um colchão. Após ser aconselhado pela vendedora Sandra a optar pelo colchão topo de gama Neutron V2, modelo diferente do que inicialmente pretendia adquirir, assinei a nota de encomenda e paguei o sinal exigido, no valor de 400 € (quatrocentos euros). No dia 8 de Outubro, foi-me entregue o colchão encomendado, tendo pago os restantes 1146 € (mil cento e quarenta e seis euros). É importante salientar que na altura estava em prática uma campanha na loja fazendo o desconto no valor do novo colchão do valor da retoma do meu colchão antigo, avaliado em 387 € (trezentos e oitenta e sete euros). Assim, o valor total do colchão Neutron V2 ascende a 1933 € (mil novecentos e trinta e três euros) conforme se pode constatar na cópia do orçamento.

Após um período de 2 meses, percebi que o mesmo tinha um comportamento substancialmente diferente do apresentado pela vendedora da Pikolin.

Efectivamente, na apresentação efectuada na loja, o colchão tinha as seguintes características:

•    Capacidade de manter o corpo numa posição neutra, equilibrada, num plano horizontal com uma distribuição homogénea de pressão no corpo;
•    No caso do colchão de casal, independência entre os dois utilizadores garantindo duas zonas autónomas de funcionamento. Foi dado o exemplo da própria vendedora cujo marido pesava mais de 100 kg e que, com o mesmo modelo de colchão, se verificava o pressuposto atrás descrito.

Após 2 meses de uso, o verificado foi o seguinte:

•    O corpo, à medida que a noite passa, afunda-se no colchão de uma forma desigual. A zona da bacia tem assentamentos diferenciais substanciais enquanto o resto do corpo não. Isto é, o corpo, em vez de ficar alinhado num plano horizontal, forma um “V” com os pés e a cabeça a funcionarem como pontos altos e a zona da bacia como ponto baixo. Esta situação agrava-se se dormir “de lado” pois cria esforços de tracção e compressão fortíssimas na zona da barriga.
•    Não se verifica a independência entre os dois utilizadores. Na prática, o que acontece é a rotação lateral do corpo em direcção ao outro utilizador.
•    O colchão, apenas com 2 meses de uso, já não tinha capacidade de recuperação entre noites criando zonas com maior ou menor amortecimento. É de destacar que mesmo após uma semana sem uso o colchão não recuperou as suas capacidades originais.

O resultado conjunto dos problemas atrás descritos é a inserção no corpo de deformações consideráveis durante a noite, quer na direcção longitudinal, quer na transversal, que, com o acumular das noites, se traduziu em fortes dores de costas nos dois utilizadores. É de realçar que ambos os utilizadores têm menos de 30 anos, ambos saudáveis a nível osteomuscular, exercendo prática desportiva frequente sem historial prévio de dores de costas.

É de realçar também que, com uma periodicidade inferior a 15 dias, temos virado o colchão, quer na horizontal, quer na vertical. Fizemos isto com a expectativa de tentar contrariar a criação de zonas com amortecimento distinto. Infelizmente foi em vão.

Perante tal facto, após 2 meses e meio, dirigi-me novamente ao Espaço Descanso no sentido de apresentar o meu desagrado quanto ao comportamento do colchão e solicitar uma solução. Fui informado que, antes de poderem apresentar alternativas, era necessário a deslocação de um técnico a minha casa para poder analisar o problema.

A deslocação do técnico deu-se na semana seguinte, tendo o mesmo feito um exame que consistiu em pressionar 3 pontos no colchão, virar o mesmo e observar o estrado.
Após este curto exame, o técnico Pikolin informou-nos que o comportamento do colchão era normal e que “o que é bom para mim pode não ser bom para si” (citação fiel do comentário do técnico).

Em relação à visita do técnico tenho a tecer os seguintes comentários:

•    Tendo em consideração que as deformações do colchão se agravam lentamente com o passar da noite (média de oito horas de sono) não compreendo como se conseguem tirar conclusões sobre o normal funcionamento do colchão com o pressionar isolado de 3 pontos no colchão realizado num espaço de 2-3 minutos.
•    Para o técnico Pikolin é normal que, no espaço de 2 meses, um colchão apresente zonas com amortecimento tão distinto.
•    O comportamento real do colchão é completamente diferente do anunciado pela vendedora no acto da compra.
•    É inaceitável a justificação dada para o comportamento do colchão. Este não pode ser o comportamento normal de um colchão.
•    É inaceitável que seja normal um colchão causar estas deformações na postura em descanso duma pessoa.

Como é evidente, o comportamento deficiente do colchão tem implicações graves na minha qualidade de vida. Desta forma, exijo que a Pikolin apresente, num prazo máximo de 10 dias úteis, uma solução para esta situação.

De forma a facilitar a vossa resposta, adianto que apenas aceito os seguintes cenários:
•    A troca por outro colchão Pikolin, de modelo diferente, escolhido por mim. No caso de o valor do colchão a adquirir ser menor serei ressarcido da diferença. Obviamente que o contrário também se aplica, pagando eu a diferença se o valor do novo colchão for superior.
•    A devolução integral do valor pago pelo colchão incluindo o valor da retoma perfazendo um total de 1933 € (mil novecentos e trinta e três euros).

Caso entendam não dar resposta adequada no prazo por mim apresentado, farei valer-me de todos os meios legais disponíveis para defender os meus direitos enquanto consumidor.

Data de ocorrência: 19 de fevereiro 2012

Estou PRESISAMENTE com o mesmo problema, veio cá a casa um técnico da Pikolin Lusitana LDA, disse que para o colchão apresentar defeito teria de ter uma deformação de +/-10% (estupidez) já enviei um Email mas ninguém responde!!!

Já alguém consegui obter resposta...??

Também estou com um problema idêntico, mas no meu caso, nem uma noite consegui dormir, alguém já conseguiu obter resposta?

Boa noite.
Venho apenas partilhar os meus conhecimentos técnicos na area das bases de descanço ( colchoes).
Para quem estiver a pensar em adquirir um bom colchao, o que mais importa é a densidade das espumas utilizadas.
Um bom colchao nao tem de ter muitas camadas , apenas uma boa base de Hr no minimo de 35kg m3 a 55kg m3 de densidade, com uma altura aconselhada de 14 cm. É esta base que vai dar a estabilidade e distribuiçao do peso . Depois junta se uma camada de viscoelàstico com densidade de 50kg m3 a 85 kg m3 com o màximo de 6cm de altura e um minimo de 4cm.
Se reunirem estas caracteristicas no colchao garantidamente vao ficar satisfeitos com ele.
Lamento todas estas situaçoes que nao ficaram resolvidas.
Ana

O autor da reclamação pode dizer como é que ficou a situação?

O autor da reclamação pode dizer como é que ficou a situação?