Pikolin Marca do Mês
    2840-068 Aldeia de Paio Pires
  • posvenda@pikolin.pt

Pikolin - Colchão deformado em 3 dias

Sandrina Coutinho apresentou a reclamação
8 de fevereiro 2024 (editada a 8 de fevereiro 2024)
No passado dia 07.12.2023 comprei um colchão da marca PIKOLIN (modelo MARINHA CN11352) na loja JOM em Aveiro, tendo como principal requisito, a procura de um colchão firme. O mesmo foi-me entregue no dia 15.12.2023. A 18.12.2023 (3 dias depois) o mesmo já apresentava deformações. Apresentei reclamação à loja JOM com as devidas fotografias, tendo recebido feedback de que seria contactada pelo Pikolin.
O 1º contacto da Pikolin foi telefónico, pedindo apenas que o colchão fosse virado, já que "seria normal o mesmo abater até 2cm". Não tendo concordado com a resposta exigimos a visita de um técnico já que a firmeza do mesmo desaparece de dia para dia.
A 09.01.2024 recebemos a visita do técnico para efetuar medições, que, ao ver o colchão questionou se o mesmo teria cerca de 1 ano. Afirmei que tinha menos de um mês. Não referiu mais nada durante a visita (não referiu que medições obteve nem indicou próximos passos).
Dia 24.01.2024 fomos novamente contactados telefonicamente pela Pikolin, informando que, como o abatimento não tinha atingido os 2cm que nada poderiam fazer. Poderiam eventualmente voltar a analisar futuramente. Não concordando com o exposto continuei a mostrar a minha insatisfação à JOM.
Dia 07.02.2024 sou contactada pela JOM a informar que excecionalmente a Pikolin aceita a troca de um colchão por outro modelo da sua marca, mas mediante disponibilidade dos modelos disponíveis na loja JOM de Aveiro - que certamente serão os mesmo que estavam disponíveis à data da compra, logo não se torna solução viável.

Resumindo:
- Em momento algum me foi referido aquando da compra que o colchão poderia deformar (muito menos no prazo de 1 semana), e a deformar que só acima de 2cm é que a reclamação seria válida.
- A JOM refere nas suas condições de troca e devoluções que os colchões só podem ser devolvidos mediante defeito de fabrico ou se a embalagem estiver devidamente fechada.
- O panfleto da Pikolin (genérico para todos os tipos de colchão) a alertar para eventuais deformações (mas sem referência a qualquer horizonte temporal) encontrava-se dentro da embalagem (devidamente fechada), logo só consegui ter acesso à mesma após abertura.
- Apesar das fotos que enviei aquando da reclamação não conterem medições precisas, é evidente que a deformação é significativa, e independentemente do valor da deformação, tornou as nossas noites de sono muito piores do que as que tínhamos com um colchão, da mesma marca, com mais de 10 anos (que não tem metade da deformação).
- Não foi partilhado qualquer relatório técnico pela Pikolin, pelo que continuo sem saber qual a deformação medida por eles, o que demonstra uma falta de transparência e clareza por parte da marca.
- Como será do entendimento de todos, ninguém consegue escolher um colchão em apenas alguns minutos e garantir que será o ideal para os próximos anos, pelo que impedir a devolução logo após abertura da embalagem é qualquer coisa surreal...
- O modelo comprado não aparece no site da Pikolin pelo que questiono se já é algum modelo descontinuado e como garantir que a firmeza do mesmo está de acordo com o solicitado aquando da compra.
Agradeço celeridade na resolução desta questão.
Data de ocorrência: 8 de fevereiro 2024
Cara Cliente,

Informamos que, estamos a desenvolver todos os esforços para que o mais breve possível possamos apresentar uma resposta à situação reportada.

Esperamos continuar a merecer a sua confiança e estamos ao seu dispor através da nossa linha de apoio ao cliente 212109280 disponível das 9 às 18h.

Com os nosso melhores cumprimentos ,

Serviço Atendimento Clientes.

Pikolin Lusitana
Cara Cliente,

Com os nosso melhores cumprimentos ,

Serviço Atendimento Clientes.

Pikolin Lusitana
9 de fevereiro 2024
Espero mesmo que o assunto seja resolvido com a maior brevidade e com o melhor desfecho - para o consumidor (em termos de reembolso) e para a marca (em termos de prestígio). Obrigada.
23 de fevereiro 2024
A aguardar a transferência para dar o processo como finalizado.
Sandrina Coutinho avaliou a marca
29 de fevereiro 2024

Recomendo a marca desde que a mesma assegure o mesmo comportamento/ações com ou sem queixas neste portal.