45.0

Plenitude - Aumento de preços um contrato com 2 meses

Rafael Encarnação Cardoso
Rafael Cardoso apresentou a reclamação
29 de janeiro 2024
Bom dia, no final de Novembro fiz um contrato com esta empresa, com o valor de 0,1167€ por kwh e 0,3794€ pela potência. Sendo que me foi dito e está no contrato(ficheiro em anexo: OFERTA_FORNECIMENTO_160506_62542600) que o preço era fixo durante 12 meses.
Na fatura de dezembro veio correta, mas para meu espanto a fatura de Janeiro veio com um aumento de 41% no preço do kwh e 20% na potência, para 0,1654€ e 0,4567 respectivamente.
Mesmo com a justificação de preço, nas justifica este aumento, quando a empresa têm no site que o valor de um contrato feito agora seria de 0,1288€ por kwh e 0,4566€ pela potência.

Quero saber se a empresa vai cumprir os valores acordados quando assinei o contrato ou devo mudar de operador.
Data de ocorrência: 29 de janeiro 2024
Bom dia Rafael,

Verifiquei o seu contrato e todos os valores estão corretos para nós. Gostaria de esclarecer que, em janeiro de 2024, o governo aumentou os preços para o acesso à rede, e esta é a causa do aumento na fatura. A Plenitude não alterou o custo da energia. Estou enviando a tabela publicada pela ERSE com os aumentos de ATR.
Tenha um bom dia,

Antonio
Esta resposta tem um anexo privado
29 de janeiro 2024
Sabe o significado de preço fixo? como diz no contrato?
Sabe que no contrato está também este valor?

Por tanto, sim mudaram o valor do contrato, a mim não me interessa de x era do valor final era vosso ou do governo.
Eu tenho um contrato que diz que durante 12 meses o valor de 0,1167€ e 0,3794€ eram fixos.
Boa tarde Rafael,

Verifiquei o seu contrato e o preço da energia que você assinou é de €0,151582 e o da potência é de €0,3794.
Como mencionei anteriormente, o governo aumentou os preços para o acesso à rede e, consequentemente, esses preços afetam o valor total da fatura, mas não afetam os preços da energia e da potência que você assinou. Portanto, é por esse motivo que você está recebendo uma fatura mais cara. Além disso, no contrato, na cláusula 3.3 * e nas condições econômicas**, está especificado que os preços podem mudar devido a fatores externos que não dizem respeito à Plenitude.

Desejo-lhe um bom dia.

*3.3. Qualquer alteração aos montantes das tarifas de
acesso às redes ou a qualquer das componentes regu-
ladas do preço da energia em vigor na data da celebra-
ção do presente Contrato, que seja aprovada durante a
vigência do mesmo, será automaticamente repercutida
nos preços aplicáveis ao Contrato, sem que tal possa
ser considerado uma alteração às condições contra-
tuais acordadas pelas partes

**O termo fixo da eletricidade inclui, entre outros, a potência
contratada, a potência em horas de ponta, o acesso às redes,
a energia ativa. Os preços apresentados não incluem o custo
de consumo de energia reativa, o qual será faturado ao Clien-
te nos meses em que o mesmo se verifique e consoante o
consumo. O valor de potência contratada aplicável ao Contra-
to será o que confirme a Empresa Distribuidora no momento
da ativação do acesso à rede. Os valores apresentados têm
como base as tarifas de acesso às redes em vigor reguladas
pelas ERSE. Qualquer alteração a esses custos implica uma
atualização das tarifas ao Cliente. O preço inclui o custo da
tarifa de acesso às redes de energia elétrica, nomeadamente
nas suas componentes de uso da rede de transporte, uso
da rede de distribuição e uso global do sistema, aplicável a
consumidores fornecidos por comercializadores. Os preços
indicados no Anexo às Condições Económicas não incluem
o valor das taxas ou impostos legalmente devidos, que
serão objeto de liquidação adicional quando for aplicável.
O preço contratado é fixo, portanto será mantido durante o
primeiro ano do contrato. No entanto, o preço fixo aplicado
à eletricidade pode ser alterado, pelo Comercializador,
dependendo das variações que ocorram nos preços médios
do mercado diário de eletricidade OMIE correspondente ao
mês da aplicação. No caso desta alteração, o Cliente será
notificado com antecedência mínima de 30 dias, podendo
rescindir o contrato em caso de não concordar com as
mesmas, devendo informar a comercializadora 15 dias antes.
A Plenitude poderá aplicar ao Cliente final as mudanças
sofridas no mercado decorrentes da regulamentação vigente,
bem como as sobretaxas decorrentes da entrada em vigor do
Decreto-Lei 33/2022 de 14 de maio e Diretiva nº11/2022
29 de janeiro 2024
Aos 0.151582 falta aplicar os 15% de desconto, que faz 0.1167 e não os 0.1654 que me estão a cobrar.

Mais, o vosso site informa que com os mesmos 15% o valor de um contrato feito agora é de 0.1287, mais uma vez não é 0,1654 que me estão a cobrar.

Mas já vi que só querem roubar, maldita hora que mudei para vocês e fiz os meus pais mudarem.

Vou já amanhã tratar de contrar outro fornecedor, vão roubar outro!
30 de janeiro 2024
Bom dia Rafael,

Sinto muito pelo que está acontecendo. O conselho que posso lhe dar é cancelar o contrato e proceder com um novo, especialmente porque temos a melhor oferta no mercado. Se não estiver interessado, desejo-lhe boa sorte com sua nova comercializadora.

30 de janeiro 2024
Era necessário que a vossa parte comercial o quisesse fazer e me contacta-se me.... Até agora nada. Pelos visto preferem perder clientes, desde que hajas uns quantos a serem enganados e a pagar balburdio com estas vossas aldrabices.
6 de fevereiro 2024
Passado uma semana ainda ninguém me ligou de volta, nem mesmo após eu fazer chamadas a pedir o contacto.
A reclamação do livro de reclamações também ainda não teve resposta.

Decididamente uma empresa com o único objetivo de enganar e roubar o consumidor.
Bom dia Rafael,
A Plenitude é uma empresa global e não estamos aqui para enganar as pessoas, muito menos para roubá-las. Compartilhei novamente o seu problema com o serviço de atendimento ao cliente e você será contatado hoje.
Tenha um bom dia.
6 de fevereiro 2024
Não é o que parece.... está aqui tudo a vista para que outras pessoas vejam como vocês trabalham.
Rafael Encarnação Cardoso
Rafael Cardoso avaliou a marca
20 de fevereiro 2024

Aumentão o preço acima de qualquer operadora da concorrência e no site anunciam um valor mais baixo, mas depois de vários contactos nunca me ligaram para resolver a situação. Mudei de operadora.

Boa tarde, Rafael tenho o mesmo problema, será que tem o folheto da promoção. Verdetinto