17.1
1 Galp 87.6
2 Floene 87
3 E-REDES 79.1
Portgás17.1
REN Portgás Distribuição, S.A.

Portgás - Substituição de contador

Antonio Fernando de Brito Castilho Dias
Antonio Dias apresentou a reclamação
16 de fevereiro 2019 (editada a 22 de fevereiro 2019)

Há vários anos que ao dia 15 de cada mês faço a leitura dos contadores de gás e electricidade e as comunico à Galp.
Este e-mail que agora estou a escrever tem a ver com as leituras e consumos de gás.
Para não recuar mais no tempo, transcrevo os consumos que tive nos seguintes períodos:
Junho/Julho 2018 – 4 m3
Julho/Agosto 2018 – 4 m3
Agosto/Setembro 2018 – 1 m3 (estive de férias)
Setembro/Outubro 2018 – 3 m3
Outubro/Novenbro 2018 – 4 m3
Novembro/Dezembro 2018 – 5 m3
Dezembro 2018/Janeiro 2019 – 4 m3
Janeiro/Fevreiro 2019 – 24 m3

Posso ainda informar que o valor máximo de consumo mensal (de 15 a 15) que tive desde Janeiro de 2016 até hoje
foi de 10 m3 (em Março/Abril de 2018)

Perante o inacreditável consumo de 24 m3, liguei para a Portgás e ontem, dia 15 de Fevereiro de 2019, deslocou-se
a minha casa um técnico vosso que verificou não haver fugas de gás e considerou que o contador estava a funcionar
normalmente, sendo o valor anómalo resultante de consumo feito por mim.
Sendo eu a única pessoa que reside aqui, tenho a certeza absoluta de que não gastei os 24 m3 num mês.
É minha convicção que o valor que li se deve a algum problema com o contador.

Mais:
Recebi uma carta v/ com a referência DT/195/2018 e datada de 26/12/2018 subordinada ao Assunto: “Substitução do
equipamento de medição” na qual posso ler:
“…informamos que no decurso do ano de 2019 o contador instalado no seu local de consumo será substituído por um
novo equipamento de medida”.
Entretanto fui informado de que a substituição será efectuada por o contador actual ter já 20 anos de uso pelo que a
sua fiabilidade está posta em causa.

Em face do exposto, solicito a imediata substituição do velho contador pois temo que a leitura anómala se repita e eu
não tenho vontade de pagar gás que não consumi, como é óbvio.

Sem mais, de momento, subscreve-se

António Fernando de Brito Castilho Dias
R. Adelino Amaro da Costa, 285, 2º Fr.
Vermoim

Não foi resolvida, não!
Antonio Fernando de Brito Castilho Dias
Antonio Dias avaliou a marca
28 de fevereiro 2019

De facto, a Portgás não ligou nada à queixa que aqui deixei nem a uma carta registada com o mesmo texto que lhe enviei. Sendo monopolista, terei de esperar o tempo que eles quiserem. Só voltaria a fazer negócio com a Portgás porque não tenho alternativa. O problema não foi, portanto, resolvido: fui eu quem, por lapso, cliquei de forma a que o problema estivesse já ultrapassado