Hotéis

Porto Palácio Hotel - Intoxicação alimentar

André Mendes
André Mendes apresentou a reclamação
6 de novembro 2017

Frequentei o 15º Encontro Nacional de Actualização em Infeciologia.
Na madrugada de 12 para 13, por volta das 4h, levantei-me com uma indisposição que é indiscritivel, desde náuseas, diarreia, vómitos e uma constante sensação de mal estar, em que não estava bem em qualquer posição que me encontrasse. Desde essa hora até ter que ir para o congresso no dia 13 de Outubro não consegui descansar mais.
No dia 13 estive até perto da hora de almoço a aguentar, pois estava em trabalho, e teria que estar lá o dia todo, mas solicitei dispensa à minha chefe para sair do congresso, pois entre outros eventos de diarreia, a má disposição e náuseas continuavam.
Infelizmente, uma colega minha teve que ausentar-se também para me transportar para Lisboa, dado não estar em condições para conduzir.
Chegado a Lisboa ainda tentei aguentar, mas as cólicas tornaram-se cada vez mais intensas e mais dolorosas, sendo que ao final da tarde fui para as urgências do hospital da luz, onde entrei já com febre, e a médica diagnosticou-me infeção por salmonella.

Foram notificados tantos outros casos por parte da organização, sendo que do meu grupo mais próximo ficamos 5 em situação incapacitante, em que 3 tiveram que recorrer a serviço hospitalar.

O Hotel Porto Palácio, hotel de 5 estrelas, até à data tem estado a dar as mais estranhas desculpas, fugindo às responsabilidades decorrentes desta situação.

Data de ocorrência: 6 de novembro 2017
13 de novembro 2017
Exmo. Senhor,
Como já tivemos ocasião de exprimir em correspondência anterior, foi com extrema preocupação que a Direcção do Porto Palácio Congress Hotel & SPA tomou conhecimento do episódio reportado, tendo procedido de imediato à análise laboratorial de alimentos servidos durante o dia 12 de Outubro, por ocasião do Evento referido, assim como a verificação do cumprimento dos procedimentos instituídos.
Como também já informámos e reportámos, inclusivamente à Organização do Congresso, todas as análises realizadas, por laboratório independente, às amostras dos alimentos servidos, apresentaram resultados negativos e despistaram qualquer possibilidade de contaminação por salmonela.
Para além do despiste desta bactéria, entendemos que devíamos ser mais exaustivos nesta procura e realizámos análises complementares a toxinas que pudessem estar presentes. O resultado destas análises foi também negativo.
Considerando o anteriormente referido relativamente às análises efetuadas e tendo em conta que nos foram reportados dois casos, num evento com aproximadamente 250 participantes, não é possível concluir que a contaminação ocorreu na nossa Unidade Hoteleira.
No Porto Palácio Congress Hotel & SPA, a segurança alimentar é uma prioridade e asseguramos sempre o cumprimento de todos os requisitos legais e de boas práticas recomendadas. Trabalhamos, diariamente, para garantir que o bem-estar e a segurança de cada Cliente é um ponto de honra do serviço.
Desta forma, lamentamos novamente o sucedido e mantemo-nos à sua inteira disposição caso necessite de algum esclarecimento adicional.