58.1

Portvias - Pagamento de portagens indevidas

João Pedro Pereira
João Pereira apresentou a reclamação
7 de junho 2016

Antes demais quero agradecer a V. estimada atenção e vou tentar descrever a situação "burlesca" que se passou comigo com três entidades: CTT/Rent-a-car e Portvias, esta última a responsável pela situação.
E passo a explicar:
Entre os dias 17 de Maio e 21 de Maio do corrente ano, aluguei uma viatura e circulei com a mesma em vias com portagens eletrónicas, nomeadamente no litoral norte e costa da prata.
Um dia depois de entregar a viatura, consultei na internet as despesas da minha responsabilidade e verifiquei um valor total de 22,52 Euros. Realizei o pagamento e quando recebo o SMS para imprimir a fatura, verifico uma despesa de 20,40 numa via que não circulei que é a BI- Beira interior. Resolvi ir a um posto dos CTT junto à minha zona de residência reclamar um estorno, pois no período de contrato da referida viatura, não passei na referida via. Fui informado que deveria reclamar essa situação junto do operador, neste caso a Portvias, com um comprovativo do contrato de aluguer da viatura. Assim o fiz e vou tentar descrever os vários "passeios" que tive que fazer até obter as espantosas respostas:

1. Contactei a rent-car em questão, e a mesma nada pode fazer, salvaguardando-se na clausula de confidencialidade. A mesma recomendou-me que deslocasse a um balcão dos CTT. O que fiz:

2. Quando a apresentei a questão num balcão dos CTT, os mesmos comunicaram-me que são simplesmente a entidade que serve de intermediação no processo, ou seja recetora de pagamento, nada mais. Recomendaram-me que entrasse em contacto com V. Exas. O que fiz:

3. Entro em contacto com a Portvias. E que resposta levo? Entre em contacto com a entidade do ponto 1!

Como devem imaginar, tenho que dar razão às duas primeiras entidades, pois a primeira é a entidade cobradora ao qual creditou o valor à concessionária Portvias, e a 2ª só me alugou a viatura. Sendo assim voltei novamente a insistir como devo resolver esta questão com a Portvias. Qual foi a resposta que obtive desta última? Uma vez que às outras entidades "lavaram as mãos como pilatos", a Portvias afirma (conforme email anexo) que nada tem com o assunto, pois o mesmo foi tratado com a rent-a-car.

Será esta situação possível num pais que se diz moderno? Então a Portvia apanha-se com o dinheiro dos utentes indevidamente e não assume as responsabilidades dos seus erros, quanto eu tenho provas (contrato da rent-a-car) evidentes que não passei com a viatura no período em que a mesma foi utilizada por mim? serei eu obrigado a pagar a má organização do sistema de cobranças que está disponível na net via CTT?

Fica aqui uma alerta para quem aluga viaturas e passa nas SCUTS e recorre ao site dos CTT para efetuar os pagamentos.

Data de ocorrência: 7 de junho 2016
Portvias
15 de junho 2016
Exmo. Senho João Pedro Gonçalves Rodrigues Pereira,

Acusamos a receção do email abaixo, o qual mereceu a nossa melhor atenção, e no seguimento das comunicações anteriores, passamos a responder.

Relativamente ao seu teor, cumpre‐nos informar que a nossa empresa Portvias – Portagem de Vias, S.A., rege‐se por condições definidas pelo Estado Português, cuja aplicabilidade tem de ser respeitada pela nossa empresa, sendo que os critérios não são por nós instituídos, não nos cabendo, nem temos essa prerrogativa, de alterar procedimentos implementados para efeitos de Cobrança de Portagens Eletrónicas, cabendo tal prerrogativa ao Estado Português.

Desta forma, e de acordo com a Portaria nº 190/2013, de 23 de maio, reiteramos a informação anteriormente prestada, nomeadamente que, verificando‐se não termos qualquer intervenção no processo de cobrança adotado entre a Rent‐a‐Car e o cliente, deverá, dirigir‐se à rent‐a‐car em questão, a fim de que lhe possam ser prestados todos os esclarecimentos.

Reiteramos que, uma vez que não houve nenhum constrangimento processual imputável à nossa empresa, consideramos o atual processo terminado.

Apoio ao Cliente
Apartado : 5016 EC Sete Rios, 1081-601 Lisboa
Telef. /Phone: 707 243 243
E-mail: apoioaocliente@portvias.pt
www.portvias.pt
João Pedro Pereira
João Pereira avaliou a marca
11 de maio 2018

O cliente/utilizador não tem poder para resolver esta questão.