58.1

Portvias - Reclamação de cobrança de portagem

José António dos Santos Fernandes
José Fernandes apresentou a reclamação
19 de outubro 2017

Ex.mos Senhores, fui notificado por carta para aviso de cobrança (nº 151711626118) de uma passagem na A23 no dia 19/12/2016 (quase há um ano) pelas 11:03:36 horas, no pórtico Zibreira N-S cujo valor corresponde a 0,95€ acrescido de custos administrativos de 2,21€ o que totaliza a quantia de 3,16€. A minha reclamação incide em dois aspectos: o primeiro e para mim fundamental corresponde a uma cobrança que deveria ser processada automaticamente porque possuo Via Verde actualizada e em perfeito funcionamento porque na mesma via foram-me cobradas outras passagens. Não terei de assumir eventuais falhas de comunicação entre o portal e o meu dispositivo eletrónico que me foi disponibilizado pela Via Verde. Esta cobrança parece coerciva, quando acrescida de taxas que me são impostas e indevidas pelo facto do equipamento do pórtico eventualmente não ter lido o meu identificador.
O segundo aspecto que quero referir, prende-se com o facto de querer solicitar esclarecimento sobre esta cobrança e ter que ligar para um número de telefone de valor acrescentado em estive 10 (dez) minutos à espera sem ser atendido e do qual me cobraram cerca de 1€. Lamento que por deficiente funcionamento do sistema de portagem me seja cobrado (quase um ano depois) o valor acrescido de custas.

Com os meus cumprimentos

José António Fernandes

Data de ocorrência: 19 de outubro 2017
Portvias
25 de janeiro 2018
“Acusamos a receção do email abaixo, o qual mereceu a nossa melhor atenção.

Analisado o teor da exposição que nos foi dirigida, informamos já ter sido remetida a respetiva resposta ao Cliente, através de correio eletrónico, à data de 20 de outubro de 2017.

Com os melhores cumprimentos,”

Fátima Marques
(Apoio ao Cliente)