Hardware e Acessórios - Marcas

Prixton - Computador com problemas não solucionados pela prixton

Tiago Santos
Tiago Santos apresentou a reclamação
14 de fevereiro 2023
Comprei um portátil Portátil Flex Pro 4/64 11,6" por marktplace diretamente à Prixton, através do site PCComponentes, no dia 16/09/2022.

No dia 29/09/2022 (13 dias depois e 2 dias de utilização) o portátil deixou de ligar sem dar qualquer tipo de sinal (mesmo com o cabo de alimentação ligado e a luz de carregamento ligada ele não dava sinal). O mesmo esteve a carregar durante algumas horas e mesmo assim, nada acontecia.
No dia seguinte, 30/09/2022 Prixton tomou nota da incidência e informou que “Nos próximos días a empresa de transporte passará para realizar a recolha do seu equipamento. Quando o produto chegue as nossas instalações, realizaremos a troca por um artigo novo. Este processo demora entre 10 a 15 dias uteis.”. O computador só foi recolhido de minha casa no dia 12/10/2022 por uma empresa diferente da que a prixton disse que tinha sido contratada (falaram na SEUR e vieram buscar da ENVIÁLIA).
No dia 14/10/2022 voltei a perguntar se iam fazer a troca do computador “Bom dia, Vão fazer reparação ou troca direta? O artigo foi usado 2 dias e tinham dito em mensagens anteriores que faziam a troca. Obrigada.” Pelo que me responderam dia 17/10/2022: “Bom dia: Sim, realizaremos a troca por um artigo novo.”
No dia 27/10/2022 recebi o portátil, tendo sido atualizado o software e disseram que não verificaram a anomalia. Obviamente a troca do portátil não aconteceu como me indicaram.

Dois meses depois, dia 28/12/2022 o teclado físico do mesmo deixou de funcionar. De 10 vezes que o ligava, 9 não funcionava e a restante, conseguia meter o PIN mas logo de seguida deixava de funcionar. Tentei solucionar o problema com softwares legais e da Microsoft que verificavam se os drivers do teclado estavam atualizados. Sendo que nunca instalei drivers do teclado nem substitui por outro qualquer. Sem solução, voltei a enviar o computador para a Prixton e recebi o mesmo dia 26/01/2023.

Juntamente com o computador vinha um relatório a dizer que colocaram uma imagem inicial do computador (estaria com o Windows 10 instalado e não o 11), que NÃO verificaram o problema do teclado pelo que este estaria a funcionar corretamente, que ter instalado o programa (que qualquer pessoa coloca no google e instala sem qualquer tipo de ilegalidade) colocaria o computador em risco e ainda que o Windows 11 poderia ter incompatibilidades.

Ao carregar no botão de on/off do computador percebi que o mesmo não dava para ligar. Aparece o logo da Prixton e desliga passado uns minutos (tenho vídeo do sucedido). Após algumas tentativas, consegui que ele ligasse não sei bem como e iniciou em modo Administrador, completamente desconfigurado e sem o teclado estar a funcionar (consegui um vídeo também que mostra o teclado sem funcionar). Após o desligar novamente, voltou a não dar para ligar de maneira nenhuma. Nem veio o problema solucionado, nem o computador veio configurado para que qualquer pessoa o pudesse utilizar e ainda veio com outro problema.
É uma situação desagradável e neste momento o computador está inutilizável.

Voltei a contactar a Prixton dia 02/02/2023, enviei os vídeos a mostrar como o pc não estava a funcionar, pelo que responderam que iriam proceder à recolha do mesmo.

Ligaram-me no dia 9/02/2023 a agendar a recolha para dia 13/02/2023 da parte da tarde e ninguém apareceu.

É inadmissível o tratamento prestado pela Prixton e a não solução do problema alegando sempre que o computador está bom. Comprei o artigo em setembro de 2022 e tem passado mais tempo em garantia e em transporte do que em uso.
Além do mais, se voltar novamente para trás com a anotação de que o Windows 11 cria incompatibilidades, relembro que o vídeo que tenho sem o teclado a funcionar é com o Windows 10 e que a Microsoft está a "obrigar" os utilizadores a fazer a atualização para o windows 11, portanto os problemas de incompatibilidades deverão ser resolvidos pela Prixton, caso contrario estarei com um computador que nunca funcionará.
Data de ocorrência: 29 de setembro 2022