Sapatarias - Cadeias de Lojas Físicas
PROF – Santos & Juniores, SA
  • Rua Manuel Dias, 782
    4495-129 Amorim
  • prof@prof.pt

PROF Sapatarias - Litigancia em artigo com defeito (não enviado para a marca analisar, por "cheirar bem"!)

Antonio Luis Tavares
Antonio Tavares apresentou a reclamação
3 de julho 2023
Comprei umas sapatilhas Armani, na vossa loja, no valor de 180€. Ao fim de apenas 2 utilizaçoes, as mesmas ganharam manchas na sola (nao consentaneo com preço pago ou tempo de utilizaçao); usei toalhete neutro (numa primeira fase pensei que era sujo) na zona afectada. Nada aconteceu, e ai percebi tratar-se de defeito. Fui à loja, expliquei o caso (contando inclusivamente da ação localizada do toalhete), tendo sido muito bem atendida, com informaçao que obviamente calçado deste valor nao poderia ter tal problema, e que portanto o mais certo seria calçado ser enviado para analise da marca. Alguns dias mais tarde, ligam-me (gerente da loja) a dizer que departamento de qualidade, nao vai enviar sapatilhas para a marca, porque os mesmos "cheiram bem e portanto so podem ter sido lavados". Pelos vistos, sapatilhas deveriam cheirar mal, com apenas algumas horas de uso. No dia 25 de Junho, dirigi-me a loja para reclamar no livro de reclamaçoes. Estranhei muito que nao me tenham tentado dissuadir, e ainda consegui encontrar mesmo modelo, à venda, com mesmas manchas (e portanto defeito!). E a nao ser que as mesmas tenham sido lavadas na loja, ou trocas previamente, algo esta muito errado nesta circunstancia (consegui tirar foto).

Mais tarde consultei o site da Prof, e percebi a pressao para interpretar que lavei os tenis: presumo, que como existem este aviso no site, se sintam confortaveis a litigar assim, de forma tao ardilosa.

Por tambem ser uma questao de principio, sapatilhas, ficaram na loja.

Tenho a profunda convicçao que existe má fé do vendedor (talvez pelo tipo de contrato que tem com as marcas?), pela forma como nao permitiu que Marca (Armani) fizesse a sua analise, preferindo claramente litigar com cliente (com percepçao errada de aplicar "lei do mais forte").
Data de ocorrência: 3 de julho 2023
Antonio Luis Tavares
Antonio Tavares avaliou a marca
11 de setembro 2023

Marca nao resolveu nada; marca claramente tem estrategia clara de litigancia, acreditando sempre que a inoperancia dos mecanismos de fiscalizaçao, a protegerão. Basicamente, ha um sentimento de impunidade que permite e incentiva este comportamento da Prof Sapatarias