Prosegur Marca Recomendada
85.7
Companhia de Segurança, Lda.

Prosegur - Conduta de segurança da prosegur no ikea de alfragide

João Simão
João Simão apresentou a reclamação
30 de novembro 2023
No passado domingo (26/11/2023) cerca das 11h30m fui sujeito a uma situação deplorável em que um Vosso colaborador da loja do IKEA da Alfragide, me sujeitou.
Após ter pago as minhas compras dirigi-me para o balcão 12 para recolher material que tinha previamente pago conforme documentação que apresentei.
Quando estava a aguardar a entrega da mercadoria junto da minha esposa fui interpelado por um funcionário da Vossa empresa que na presença de vários clientes me solicitou que o acompanha-se para realizar uma auditoria.
Questionei o que pretendia exatamente ao que me repetiu que tinha de o acompanhar. A forma com o fez repetidamente causou riso entre os presentes pois a rudeza como nos interpelou não deixou duvidas a ninguém da forma que o fez.
Sabendo perfeitamente de que os seguranças do Ikea não têm qualquer autoridade para realizar “auditorias”, (as auditorias são realizadas por auditores e não aos clientes), decidi mesmo assim acompanhar o vigilante, sentindo grande desconforto pelo que estava a acontecer, pois não entendia exatamente o que pretendia, ficando a minha esposa a aguardar a entrega da mercadoria que entretanto percebemos também ficou suspensa.
Após passar pela caixa onde tinha pago as nossas compras estranhei que uma funcionaria observava atentamente toda a situação o que me levou a suspeitar que estaria a ser levado por, sinalização ou denuncia por parte da dita funcionaria.
Mesmo assim acedi a todo o vexame de me verificarem todas as compras que tinha pago havia 10 minutos antes, à frente de todos os clientes que estavam junto das caixas o que naturalmente foi extremamente desagradável.
Percebi pela cara de espanto do vigilante e do funcionário do IKEA que esperavam confirmar algo irregular e não tiveram a simplicidade de perceber a gravidade da situação ou de pedir desculpa pela situação descrita.
Tenho mais de 50 anos e nunca fui sujeito a este tipo de tratamento nem presenciei nada parecido de uma forma tão pouco polida.
Da parte do IKEA o procedimento é deplorável e foi realizada queixa no serviço de clientes, pois simplesmente se tinham alguma suspeita ou duvida bastaria solicitar a conferencia da compra sem todo o aparato. Não é desculpa que há quem venha a estes espaços e não seja honesto, pois nada justifica a falta de educação e brutalidade de interpelar os clientes deste forma, ou tratar os clientes como suspeitos.
No fim chamei a atenção ao segurança que deveria ter mais cuidado com a forma como interpela os clientes pois não é normal sujeitar os clientes a este tipo de tratamento, ao que me respondeu que estava a fazer o seu trabalho.
Voltei a indicar-lhe que eu sou o cliente e ele deveria entender com quem estava a lidar pois não é normal a forma abusiva como me estava a responder.
Pedi-lhe então a identificação o que me foi negada na presença do funcionário do IKEA tapando a chapa com a mão e dizendo que não ma mostrava. Insisti, ao que me negou tapando a chapa identificadora e falando algo que não entendi repetidamente.
Percebi que afinal estava na presença de alguém que além de profissionalismo duvidoso não conhece as suas obrigações legais sendo que a negação da identificação é somente mais uma das falhas gravíssimas e imperdoaveis.
Informei-o que estava mesmo por baixo de uma câmara de segurança e tudo estaria a ser filmado, mas voltou a recusar a identificação, situação como sabem ilegal e que desejo ser retificada pois só não chamei a policia imediatamente porque já estava atrasado para compromisso devido à situação que descrevo.
Não aceito voltar a sujeitar-me a semelhante situação ou que qualquer cliente do IKEA seja sujeito a este tipo de tratamento, e por isso solicito esclarecimento do procedimento do Vosso colaborador, antes de decidir se e de que forma irei fazer valer os meus direitos.

Aguardo a Vossa resposta.
Data de ocorrência: 26 de novembro 2023
30 de novembro 2023
5 de março 2024
Exmo. Senhor,

Agradecemos a comunicação efetuada relativamente ao incidente ocorrido na loja do nosso cliente IKEA em Alfragide.

De acordo com os procedimentos existentes neste cliente, poderão ser solicitadas de forma a aleatória à equipa de segurança a verificação/auditoria dos documentos de venda, sendo esta a situação que ocorreu e pelo que percebemos deu origem à reclamação de V. Exas., pese o facto de a abordagem efetuada ser um processo rotineiro e sem intensão de provocar qualquer desconforto nos clientes.

Depois de efetuada a respetiva avaliação do respetivo relatório de ocorrência, percepcionamos que por parte do reclamante existiu alguma indignação e até um pouco de exaltação, com o pedido do vigilante, sendo que o mesmo como profissional, não pode perder a serenidade necessária para a função, tendo por essa razão, sido alvo de sansão disciplinar.

Desta forma, pedimos desculpa, pelo ocorrido, reiterando que a tarefa levada a cabo é uma tarefa de rotina e não teve qualquer intenção de lhe criar qualquer desconforto.

Melhores Cumprimentos,
Serviço de Apoio ao Cliente