55.5
Raize Serviços de Gestão, S.A.
  • Edifício Alto das Amoreiras
    Rua Joshua Benoliel N-6
    Lisboa
  • apoio@raize-ip.pt

Raize - Aumento de taxas

Pedro Francisco apresentou a reclamação
4 de novembro 2020
Venho por este meio reclamar sobre o aumento muito significativo da taxa deduzida pela Raize nos investimentos realizados nessa plataforma. Assim, a Raize decidiu, unilateralmente, passar a taxa de 0% para 12% sobre o valor dos juros recebidos nos investimentos realizados nessa plataforma. Esta alteração altera por completo os pressupostos do investimento. Para além disso a Raize dificulta a colocação dos empréstimos no mercado secundário. Algo que tem de ser feito individualmente para cada empréstimo, sendo que é normal haver centenas de empréstimos. Este modo de operação é revelador da falta de intenção desta empresa em proceder de forma justa para com os seus clientes.
Data de ocorrência: 4 de novembro 2020
Raize
5 de novembro 2020
Exmo Sr. Pedro Francisco,

A Raize - Instituição de Pagamentos, S.A. não procedeu a qualquer alteração de preçário.

A Raize - Instituição de Pagamentos, S.A. apenas fornece serviços de pagamentos à plataforma de financiamento colaborativo Raize. Quaisquer reclamações relativas ao funcionamento da plataforma de financiamento colaborativo devem ser encaminhadas para a entidade gestora da plataforma de financiamento colaborativo (EGPFC).

Aconselhamos a consulta da Política de Tratamento de Reclamações de Investidores da EGPFC disponível em https://www.raize.pt/institutional.
5 de novembro 2020
Ao contrário do referido pela Raize nesta plataforma copio em baixo correspondência que recebi por e-mail. Assim, considero o esclarecimento prestado aqui enganador.

“...

Caro Pedro Francisco,

Agradecemos o seu contacto.

No seguimento da atividade que promovemos na Raize, vão ser introduzidos planos de conta, aos quais estão associados serviços prestados pela Raize e um respetivo custo mensal calculado de acordo com as regras definidas no preçário. O valor da comissão é calculada com base nos juros brutos de empréstimos em curso recebidos a partir do dia 15 de novembro de 2020. Esta atualização tem como objetivo permitir que a Raize continue a investir na sua atividade, responda da melhor forma às exigências regulatórias a que está exposta e opere com sustentabilidade para prestar o melhor serviço aos investidores.

Melhores cumprimentos,
Equipa Raize

...”
Raize
9 de novembro 2020
Exmo Sr. Pedro Francisco,

Conforme comunicação anterior, a Raize - Instituição de Pagamentos, S.A. não procedeu a qualquer alteração de preçário.

A Raize - Instituição de Pagamentos, S.A. apenas fornece serviços de pagamentos à plataforma de financiamento colaborativo Raize, gerida pela Raizecrowd Lda. Quaisquer reclamações relativas ao funcionamento da plataforma de financiamento colaborativo devem ser encaminhadas para a entidade gestora da plataforma de financiamento colaborativo (EGPFC).

10 de novembro 2020
Conforme referido anteriormente, a minha reclamação é contra a Raize. Marca usada por diversas empresas, e consequente considero a resposta aqui recebida inadequada e enganadora. Mais alerto a todos os investidores, ou futuros investidores, a terem um cuidado redobrado sobre o local onde pretende investir o vosso dinheiro. A Raize é representada por empresas que claramente não pretendem agir de forma justa, e refugiam-se em subterfúgios legais para alterar significativamente as condições do vosso investimento. Mais alerto para a falta de visibilidade na plataforma relativamente à quantidade de empréstimos em atraso, ou mesmo irrecuperáveis.
Face à intransigência da Raize não me resta alternativa a manter os empréstimos que não sejam irrecuperáveis até ao final do prazo, e ser altamente taxado a partir de 15 de Novembro de 2020.
Chamo igualmente a atenção para os depósitos a prazo que podem subscrever na plataforma. Dado o perfil de risco desta empresa, e falta de credibilidade, não recomendo que os subscrevam. Inclusivamente, num dos depósitos que fiz, não me foram creditados os juros. E, só depois de uma reclamação da minha parte, o fizeram.
18 de dezembro 2020
Não me resta alternativa a retirar o dinheiro desta plataforma. Infelizmente, conforme expliquei em cima, a Raize dificulta ao máximo este processo. Reitero que depende apenas da Raize a possibilidade de simplificar o processo de venda. Permitindo vendas em conjunto, e não limitando a venda a alguns dias.
Pedro Francisco avaliou a marca
10 de janeiro 2021

A reclamação não teve qualquer efeito. A Raize não pretende manter qualquer tipo de equilíbrio na relação com os seus clientes. Estou a tentar retirar o meu dinheiro desta plataforma a todo o custo.

Boa noite
Estou completamente de acordo consigo. Praticamente , desde que fui avisado, todos os dias tenho reclamado directamente para a plataforma. Até agora não obtive qualquer resposta. è um silêncio absoluto. Há-de reparar que dum dia para o outro o número de empréstimos em cessão aumentou 10 vezes, o que prova que haverá muita gente insatisfeita.
Aconselho-o a fazer download dos contratos feitos e guarde-os, onde verificará que diz que não haverá custos acrescidos nos juros e cessões.
Eu já o fiz e aconselho-o que faça uma exposição ao Banco de Portugal