80.7

Recactiv - Tentativa de intimidação, assédio e coerção

Rafael
Rafael apresentou a reclamação
7 de março 2022
Boa tarde, espero que se encontrem bem.

No seguimento de uma dívida por regularizar à Cetelem, tenho sido importunado pela instituição Recactiv, uma entidade externa possivelmente responsável pela gestão do meu processo.
Infelizmente, devido à perda de rendimentos provocada pela pandemia de Covid-19, encontro-me numa fase de reestruturação psicológica e financeira, nunca tendo fechado o canal de comunicação para com a respetiva instituição.

Acontece que, sobretudo após a entrada no ano civil de 2022, os diálogos têm-se tornado em tentativas de intimidação, com recurso a coerção e discursos de humilhação perante a minha situação financeira. O auge deste pronto crítico ocorreu entre fevereiro e o início deste mês com a receção de SMS's nos quais, e passo a citar, informam que, devido à falta de pagamento, "pretendem agendar uma visita tendo em vista a resolução da dívida". É sabido que, num país com tribunais e respetivas leis adjacentes, esta situação é ilegal, na medida em que a cobrança de uma dívida só pode ser efetuada pelas autoridades competentes (ex. Solicitador de execução) após confirmação emitida por um tribunal.
Quando confrontados com o meu conhecimento da lei, tornaram-se agressivos e, por via telefónica, foi-me dito, e passo novamente a citar, que "têm toda a legitimidade para visitar a casa de quem querem", "têm uma equipa preparada para o efeito" e "existem diversos tipos de cobrança". Não divulgo o nome da pessoa em questão porque pauto o meu comportamento pelo respeito ao próximo. Humildemente, tentei propor um acordo com prestações mais baixas (reitero que assumo a dívida e pretendo pagá-la), mas como resposta apenas ouvi "você pode propor o que quiser, que eu já não vou aceitar".
Voltei, minutos mais tarde, a contactar a Recactiv, tendo sido atendido por outra pessoa, porém, alegando que a minha gestora de processo pode não querer falar mais comigo por eu "não ter qualquer tipo de credibilidade". Esta afirmação ultrapassa os limites do razoável no que concerne ao princípio básico do respeito mútuo, pois não são as dificuldades financeiras que definem o carácter de alguém.

Cobranças de dívidas "porta a porta" são, obviamente, ilegais, visto que estas entidades não possuem qualquer legislação que lhes confira tal estatuto.
Aliás, a própria Recactiv está perfeitamente ciente disso, visto que quando o processo era gerido pelo sr. Luís Castro Silva (que aproveito para elogiar pelo seu profissionalismo), as comunicações terminavam com "Na falta de pagamento informamos V exa. que iremos propor o seu processo para a competente ação judicial." Ação judicial essa que, aos olhos da lei, é denominada por injunção. É, ainda, importante referir que, aquando da gestão do processo por parte do profissional em questão, efetuei o pagamento de 105.00 euros para amortização de dívida.

Após verificar que esta situação é recorrente, e na medida em que o 'spam' se tem intensificado, seguirá, para o ministério público, uma queixa-crime por tentativa de intimidação, assédio e coerção, tendo os e-mails e SMS's como matéria de prova.
Mais informo que, com esta reclamação, não escuso quaisquer responsabilidades, visto que estou ciente da minha situação de incumprimento. O que não posso admitir é este comportamento corrosivo, que se agrava assim que mostramos o nosso conhecimento da lei, apenas como método de defesa. Passam, claramente, a imagem de uma instituição que tenta subjugar as pessoas que, por si só, já se encontram numa situação difícil e vulnerável.
Ao dispor para todo e qualquer esclarecimento adicional e/ou estabelecer um acordo de pagamento viável e que cesse esta problemática, visto que pretendo regularizar esta dívida.

Sem outro assunto de momento, os meus melhores cumprimentos.
Data de ocorrência: 7 de março 2022
Recactiv
8 de março 2022
Exmo. Sr. Rafael Ferreira,

Agradecemos a comunicação.

Remeteremos para o email indicado resposta em privado.

Área da Qualidade
Rafael