Remax Marca Recomendada Marca do Mês
87.5
Ganhar, Consultoria e Gestão Lda
  • Apostamos e trabalhamos todos os dias para prestar aos nossos clientes (Proprietários e Compradores) um serviço de excelência. O nosso objetivo é o Maximo serviço ao cliente.

• Beloura Office Park, Edificio 3, Piso 1, Escritório 5, 2710-693 Sintra
    Edifcio Tower Plaza, Via Engenheiro Edgar Cardoso, 23, 5º C e D, 4400-676 Vila Nova de Gaia
  • qualidade@remax.pt

Remax - Irregularidades no processo de venda e falta de transparência

Hugo Martins
Hugo Martins apresentou a reclamação
26 de fevereiro 2024
Venho por este meio expor uma situação desagradavel que ocorreu com a Remax Acção II, Agência imobiliária em Peso da Régua Endereço: R. da Ferreirinha 6, 5050-26.

Passo a descrever a situação:

No dia 22 de fevereiro pelas 22h consultei o site da Remax, vi dois imóveis que suscitaram interesse, um de 30 mil euros e outro de 40 mil euros, e enviei a minha candidatura espontânea que redirecionou diretamente para o whatsapp do agente imobiliário.

Fui prontamente contactado pelo mesmo no dia seguinte, sexta feira, dia 23, da parte da manhã.

Após manifestar o meu interesse em agendar a visita a ambas as moradias, que por sinal são do mesmo proprietário e de parede comum (encostadas), fui informado que numa das casas ainda vive uma pessoa e que era necessário agendar a visita com um ou dois dias de antecedência.

Compreendi perfeitamente a situação e acreditando que por uma questão logística, principalmente da agente, acordamos um dia para visitar as duas. (perdendo a oportunidade de dar a minha proposta um dia antes).

A agente, sugeriu que a visita se realizasse segunda-feira, dia 26. Considerei que seria muito tempo e com receio de perder o negocio, fiz força para antecipar a visita para sábado, dia 24. E assim foi.

No sábado, dia 24, pelas 15H30, compareci no local para visitar as duas moradias.

Contudo, só tive a oportunidade de visitar a moradia no valor de 40 mil euros uma vez que a moradora da casa para venda, no valor dos 30 mil euros, não abriu a porta.

Após terminar a visita, fui informado pela agente que naquele momento havia apenas uma proposta de 38 mil euros, mas que seria imediatamente recusada, uma vez que o proprietário só aceitaria o valor descrito no anúncio, de 40 mil euros. Tendo conhecimento dessa informação, prontamente assinei a proposta de 40 mil euros de forma a fechar o negócio. Ressalvo que a minha proposta foi a primeira a cobrir o valor pedido.

Após finalizar a minha proposta a agente não contactou a proprietária e disse-me que tinha que dar continuidade às visitas agendadas nessa tarde de sábado.

No regresso a casa, fui consultar novamente o anuncio no site da Remax, para confirmar que o imovel não estava à venda sob o regime de “Sistema de Propostas Múltiplas”, assim sendo não me fazia sentido continuarem com visitas, quando a minha proposta já cobria o valor de venda pedido pelo anúncio/proprietário.

De forma a clarificar o procedimento, entrei em contacto com a agente a questionar esta situação, à qual surpreendentemente, me respondeu que as visitas de segunda feira estariam já encerradas uma vez que houve uma proposta superior a minha em 5 mil euros, totalizando 45 mil euros, sem possibilidade de eu apresentar uma contraproposta.

Perante o exposto, sinto-me enganado, e não acredito que este seja um procedimento que siga as regras e políticas da Remax, pois desta forma não reconhece a precedência da minha proposta, sendo eu o primeiro a oferecer o valor anunciado. Além disso, constato que os valores nos anúncios não correspondem à realidade do preço final, o que compromete a transparência e a honestidade na condução das negociações, prejudicando, assim, os interesses do cliente.

Este sistema pode, de certa forma, privilegiar os últimos visitantes dos imóveis, uma vez que estes podem de alguma forma ter acesso ao conhecimento dos valores das propostas anteriores. Tal prática é injusta, propensa a fraudes e incentiva favorecimentos e comportamentos corruptos.

O que se passou naquele dia foi um tipo de "leilão" desigual, onde foi dada a oportunidade só a algumas pessoas, especialmente às últimas, que o visitaram. Na minha opinião, para permitir diversas propostas, o procedimento deveria ter sido conduzido conforme as diretrizes do "Sistema de Propostas Múltiplas", garantindo, assim, igualdade, confidencialidade e transparência no processo.

Em resumo, ao deparar-me com um produto à venda, fui o primeiro a oferecer exatamente o valor solicitado. No entanto, devido à situação anteriormente mencionada, não obtive a oportunidade de adquirir o imóvel.
Data de ocorrência: 26 de fevereiro 2024
26 de fevereiro 2024
Exmo(a). Senhor(a), Hugo Martins,

Acusamos a recepção da sua reclamação , a qual terá a nossa melhor atenção.
A sua reclamação será analisada internamente, sendo que iremos entrar em contato através de e-mail ou telefonicamente.
Também o poderá fazer diretamente para o departamento de qualidade da RE/MAX Portugal através de e-mail (qualidade@remax.pt) ou por telefone (+351 210 041 141).

Melhores cumprimentos.
RE/MAX PORTUGAL
Departamento de Qualidade
1 de março 2024
Exmo. Senhor, Hugo Martins

No seguimento da sua reclamação, que mereceu a nossa melhor atenção, somos a informar, que lamentamos qualquer incómodo que esta situação lhe possa eventualmente ter causado.
Aproveitamos para reforçar o que lhe transmitimos telefonicamente, cada reclamação, é uma oportunidade de melhoria, pelo que, iremos analisar cuidadosamente o que poderá ter corrido menos bem, que contribuiu para a sua insatisfação, que lamentamos.
Para finalizar, a sua reclamação obteve uma resposta da Agência RE/MAX Ação II no passado 29/02/2024, via e-mail, que nos permite encerrar a presente reclamação.

Sem outro assunto de momento, apresentamos os nossos melhores cumprimentos,
RE/MAX Portugal
Departamento de Qualidade