Renault Boavista
Renault Boavista
16.0
Renault Retail Group Portugal, S.A.

Renault - Carro novo mas sem garantia

Armando Pinto
Armando Pinto apresentou a reclamação
6 de dezembro 2016

No dia 07/11/2016 desloquei-me à Renault Boavista para efectivar a compra (após mais de um mês de negociações) de uma viatura ligeiro de passageiros, a Diesel, da marca Renault Megane Sport Tourer, modelo Intens DCi 110, de cilindrada 1461.
Sucede que, durante essa mesma semana, comecei a notar um barulho estranho que o carro fazia, aparentemente no sistema de direcção/suspensão/caixa de direcção, principalmente em estradas de paralelo.
No dia 14 de Novembro, exatamente uma semana depois de ter levantado o carro, desloquei-me à Renault Boavista, por volta das 9h da manhã, para verificar a situação. O técnico que me atendeu e que inclusive testou o carro comigo, referiu-me que já não era a primeira pessoa a queixar-se e que não valeria a pena substituir o carro porque se tratava de um PROBLEMA DE SÉRIE E PARA O QUAL A RENAULT AINDA NÃO TINHA SOLUÇÃO. Referiu-me inclusive que já tinham recebido a mesma reclamação em modelos diferentes, pelo que seria melhor ficar a aguardar que a Renault desse uma solução para o problema.
Questionei então o que iria fazer a respeito da minha constatação ao que me respondeu que as indicações que tinha da Renault Portugal, para as pessoas que detetassem o defeito, seria fazer verificações e apertos e verificar se o problema persistia mas que, sendo um problema de série, não resolveria muito.
Nesse mesmo dia, 14 de Novembro, ao final da tarde, fui levantar a viatura e foi-me novamente dito que os apertos estavam todos bem pelo que o problema seria mesmo de série, que já tinham reportado o problema à Renault Portugal e que a solução seria aguardar uma resposta.
Nesse mesmo dia fiz uma reclamação no livro de reclamações na Renault Boavista.
No dia 15/11/2016 contactei a Renault Portugal e fiz a reclamação telefonicamente (808 212 001), registaram a reclamação e disseram que iriam reencaminhar para a sua resolução.
Enviei também uma carta registada com aviso de recepção para a Renault Portugal expondo a situação e exigindo a resolução do problema.
No dia 17/11/2016 ligaram-me da Renault Boavista informando-me que tinham sido contactados pela Renault Portugal e que iriam experimentar colocar umas anilhas para ver se resolvia o problema. Constatei então que a Renault não fazia ideia de qual seria o problema porque não me disseram que a intervenção que iriam fazer solucionaria o problema.
Deixei o carro novamente na Renault no dia 18/11/2016. Ao final do dia, quando fui levantar a viatura fui informado que o problema não tinha sido resolvido.
No dia 21/11/2016 liguei novamente para a Renault Portugal para informar que a solução que deram não tinha resolvido o problema e da minha intenção de anular o negócio caso não me dessem uma carrinha sem o problema.
A Renault Portugal informou-me que o problema teria de ser resolvido pela Renault Boavista que é uma pessoa jurídica independente da Renault Portugal.
No dia 21/11/2016 desloquei-me a Renault Boavista para uma reunião previamente agendada com a vendedora da viatura e com a sua responsável, chefe de vendas da Renault Boavista, com o intuito de resolver definitivamente o problema, à luz dos direitos que a legislação me concede.
A questão é que não me querem dar um carro novo, dizem que isso terá de ser resolvido com a Renault Portugal, e para anular o contrato referem que o carro já sofreu desvalorização pelo que os valores que me seriam restituídos não poderiam ser os que eu paguei.
Sucede que, após reunião na Renault Boavista , foi-me comunicado que a Renault Boavista não poderia resolver a situação ao que deduzo que a RENAULT BOAVISTA só existe para venda de carros mas posteriormente não dá a cara pelo produto que vende.
Assim, a Renault Boavista recusa-se a resolver-me a situação escudando-se que é um problema de oficina quando o carro que adquiri é novo e veio com defeito, não me foi feito qualquer desconto pelo defeito nem ele consta em nenhuma cláusula do contrato que firmei com a Renault Boavista.
Assim sendo a questão não é de oficina é de venda de um carro com defeito pelo que, há falta de solução técnica para o problema, a Renault Boavista, entidade que me vendeu a viatura com defeito e única entidade que contatei em todo o processo de negociação e entidade com a qual firmei negócio, é que terá de me resolver o problema.
Não me parece ético escudar-se na Renault Portugal uma vez que para me vender a viatura E PARA RECEBER TODOS OS VALORES QUE PAGUEI PELA mesma, em nenhum momento tive de contactar a Renault Portugal e obviamente, para mim, a Renault Boavista representa a marca Renault porque foi com esta entidade que fiz negócio E FOI ESTA ENTIDADE QUE RECEBEU O VALOR QUE PAGUEI PELA VIATURA.
Sendo assim considero a POSTURA DA RENAULT BOAVISTA VERGONHOSA pois recebeu o dinheiro mas descarta qualquer responsabilidade nos defeitos do produto que me vendeu e que representa.
Mais grave ainda, não tendo a certeza de que problema se trata, não entendo como a Renault Portugal e a Renault Boavista podem garantir que o defeito não tem implicações na segurança da viatura pelo que nem sequer sei se circulo em segurança.
Com esta situação constatei que a Renault já tinha diversas queixas acerca deste problema, tinha consciência dele mas que não comunicou, e continua a não comunicar, aos seus clientes aquando da compra das viaturas, o defeito existente.
Fui e continuo a ser prejudicado, pretendo que me seja dada um viatura nova sem o referido problema ou a revogação total do contrato exigindo que me sejam devolvidos os valores entregues à Renault Boavista para celebração do negócio porque cumpri integralmente a minha parte do acordo NÃO SENDO CONCEBÍVEL ESTE JOGO DO EMPURRA ENTRE RENAULT BOAVISTA E RENAULT PORTUGAL.

Data de ocorrência: 6 de dezembro 2016
Armando Pinto
Armando Pinto avaliou a marca
13 de março 2017

Reclame expondo todo o sucedido com a Ranault em França.

Guia das garantias:* PROIBIDO *://cec.consumidor.pt/publicacoes/brochuras-2030-pdf.aspx?v=3a33d4e5-b971-44e4-ab2d-cab12af57d05

Recorra à Arbitragem de Consumo (no Porto, ao CICAP) ou ao Julgado de Paz