Rede Expressos
A marca recusa-se a responder aos consumidores no Portal da Queixa
12.1

Rede Nacional de Expressos - Motorista mal humorado e agressivo

Ronaldd Felipe
Ronaldd Felipe apresentou a reclamação
24 de janeiro 2019

É com um enorme desgosto que eu, Ronaldd Nascimento Felipe, cliente da Rede Nacional de Expressos, venho constatar a minha reclamação pela atitude deplorável de um funcionário desta empresa.

Eu faço constantes viagens na Rede Nacional de Expressos, sempre com a mesma mochila e às vezes uma guitarra (que despacho na bagagem do autocarro). Nunca tive problemas com nenhuma das minhas bagagens. No dia 23/01/2019 ao entrar para o autocarro no Porto (Campo 24 de Agosto) com destino para Lisboa (paragem em Fátima), o motorista da viatura, que envio mais detalhes em privado, proibiu que eu entrasse no autocarro com a minha mochila, obrigando a por no porão. Como nunca tinha tido problema nenhum em 1 ano de viagem constante com esta mesma mochila, fiquei espantado porque ele foi o primeiro funcionário a proibir.

Eu, pacientemente, tentei explicar ao motorista que sempre tinha viajado com aquela mochila, e nunca tinha tido problemas, e que prefiria não deixá-la no porão por motivos óbvios de segurança: objetos pessoais frágeis (computador, fones, carregadores, camera fotográfica, etc). Contudo, o motorista mostrou-se zangado e começou a ser rude, a dizer que eu não ia subir com aquela mochila. Este foi um erro do motorista, que mostrou ser mau profissional. Trata-se de uma mochila. Uma mochila normal, bagagem de mão com itens pessoais que vão confortavelmente comigo dentro do autocarro. Não é uma mala de viagem.

Entretanto, fui tentando conversar com o motorista, que não quis se identificar quando perguntei o seu nome, e ele passou-se e foi chamar um outro funcionário que trabalha na Rede Expressos no Campo 24 de Agosto, no Porto. Este funcionário, foi simpático e atencioso ao lidar com a minha situação, mas disse que o motorista era quem mandava na viatura. Este funcionário, convenceu o motorista de colocar a minha mochila em uma parte separada da bagageira do autocarro, onde só ficaria a minha mochila sozinha. Eu aceitei a proposta e assim fui lá por a mochila. Após isso, eu comuniquei ao motorista que ia fazer queixa da sua postura mal educada e agressiva, e no mesmo momento ele começou a gritar e a falar palavrões (uma palavra famosa que começa com "f" e termina em "-se") e disse (a gritar) que já não ia deixar eu colocar a minha mochila onde estava, e obrigou-me a tirá-la e por junto com outras dezenas de malas no porão. Em alternativa, eu tive que retirar os objetos frágeis de dentro da mochila, para não se partirem com a viagem.

Ao descer em Fátima (para trocar de autocarro para Évora), tive a infelicidade de naquele momento estar a chover muito e eu tive que descer com o computador nas mãos para pegar a minha mochila no porão. Eu naquele momento percebi que este foi um grande erro do péssimo profissional que vocês contrataram. É uma pena muito grande, porque nunca tenho problemas com os motoristas, mas este foi capaz de fazer com que eu repensasse se quero continuar viajando com a Rede Nacional de Expressos de Portugal.

Como eu não nado em dinheiro e tampouco possuo tempo para adiar autocarros planeados, eu não pude desistir desta viagem (que era a minha vontade) logo no primeiro momento que vi que o motorista estava passando dos limites, porque isto ia fazer com que eu gastasse mais dinheiro e perdesse o meu compromisso marcado.

Data de ocorrência: 24 de janeiro 2019
26 de janeiro 2019
Boa tarde, Caro Ronaldd.

Vamos adicionar a sua reclamação ao nosso sistema interno e voltaremos ao contacto posteriormente. Em próximas situações, sugerimos que utilize o contacto direto cliente@rne.pt ou o livro de reclamações que existem em todos os terminais, pois este canal "Portal da Queixa" não tem suporte frequente da Rede Expressos.

Apoio Clientes - Rede Expressos.